Sobre a política nacional de inclusão indígena : um estudo sobre a presença do vocabulário tupi no ensino de língua portuguesa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/60686 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo mostrar que a influência do vocabulário de origem Tupi está mais presente no léxico da Língua Portuguesa do Brasil (LPB) do que se imagina e verificar, por meio de um pré-diagnóstico, como é percebida nos dias atuais por estudantes do Ensino Básico, gramáticos e livros didáticos. Para fins de análise, adotou-se a Lei nº 11.645 de 2008, que torna obrigatório o ensino da cultura indígena em sala de aula e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Como metodologia para a difusão do conhecimento acerca da presença de unidades lexicais de origem Tupi no léxico da LPB, propõe-se a construção de um dicionário desenvolvido juntamente com os alunos do Ensino Fundamental e que combine o uso de ferramentas computacionais do BrOffice, software livre, para o reconhecimento da presença de palavras de origem Tupi no léxico. |
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Machado, Milene PintoAbreu, Sabrina Pereira de2012-11-08T01:37:51Z2011http://hdl.handle.net/10183/60686000862247Este artigo tem por objetivo mostrar que a influência do vocabulário de origem Tupi está mais presente no léxico da Língua Portuguesa do Brasil (LPB) do que se imagina e verificar, por meio de um pré-diagnóstico, como é percebida nos dias atuais por estudantes do Ensino Básico, gramáticos e livros didáticos. Para fins de análise, adotou-se a Lei nº 11.645 de 2008, que torna obrigatório o ensino da cultura indígena em sala de aula e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Como metodologia para a difusão do conhecimento acerca da presença de unidades lexicais de origem Tupi no léxico da LPB, propõe-se a construção de um dicionário desenvolvido juntamente com os alunos do Ensino Fundamental e que combine o uso de ferramentas computacionais do BrOffice, software livre, para o reconhecimento da presença de palavras de origem Tupi no léxico.application/pdfporEtimologiaLingua tupiLíngua portuguesaEnsino de línguasSobre a política nacional de inclusão indígena : um estudo sobre a presença do vocabulário tupi no ensino de língua portuguesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoEspecialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000862247.pdf000862247.pdfTexto completoapplication/pdf1920487http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60686/1/000862247.pdfbad167b5b01c5710ce45c475579aae16MD51TEXT000862247.pdf.txt000862247.pdf.txtExtracted Texttext/plain41662http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60686/2/000862247.pdf.txtb234e67394f993cb98ff574ddd2bef06MD52THUMBNAIL000862247.pdf.jpg000862247.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1685http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60686/3/000862247.pdf.jpg76055732d0053b6e2baf8ca099e57918MD5310183/606862022-08-06 04:43:59.102548oai:www.lume.ufrgs.br:10183/60686Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:43:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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