Sobre a política nacional de inclusão indígena : um estudo sobre a presença do vocabulário tupi no ensino de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Milene Pinto
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/60686
Resumo: Este artigo tem por objetivo mostrar que a influência do vocabulário de origem Tupi está mais presente no léxico da Língua Portuguesa do Brasil (LPB) do que se imagina e verificar, por meio de um pré-diagnóstico, como é percebida nos dias atuais por estudantes do Ensino Básico, gramáticos e livros didáticos. Para fins de análise, adotou-se a Lei nº 11.645 de 2008, que torna obrigatório o ensino da cultura indígena em sala de aula e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Como metodologia para a difusão do conhecimento acerca da presença de unidades lexicais de origem Tupi no léxico da LPB, propõe-se a construção de um dicionário desenvolvido juntamente com os alunos do Ensino Fundamental e que combine o uso de ferramentas computacionais do BrOffice, software livre, para o reconhecimento da presença de palavras de origem Tupi no léxico.
id UFRGS-2_00d05e1ba2336815e9d31d3874b3c06d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/60686
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Milene PintoAbreu, Sabrina Pereira de2012-11-08T01:37:51Z2011http://hdl.handle.net/10183/60686000862247Este artigo tem por objetivo mostrar que a influência do vocabulário de origem Tupi está mais presente no léxico da Língua Portuguesa do Brasil (LPB) do que se imagina e verificar, por meio de um pré-diagnóstico, como é percebida nos dias atuais por estudantes do Ensino Básico, gramáticos e livros didáticos. Para fins de análise, adotou-se a Lei nº 11.645 de 2008, que torna obrigatório o ensino da cultura indígena em sala de aula e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Como metodologia para a difusão do conhecimento acerca da presença de unidades lexicais de origem Tupi no léxico da LPB, propõe-se a construção de um dicionário desenvolvido juntamente com os alunos do Ensino Fundamental e que combine o uso de ferramentas computacionais do BrOffice, software livre, para o reconhecimento da presença de palavras de origem Tupi no léxico.application/pdfporEtimologiaLingua tupiLíngua portuguesaEnsino de línguasSobre a política nacional de inclusão indígena : um estudo sobre a presença do vocabulário tupi no ensino de língua portuguesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoEspecialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000862247.pdf000862247.pdfTexto completoapplication/pdf1920487http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60686/1/000862247.pdfbad167b5b01c5710ce45c475579aae16MD51TEXT000862247.pdf.txt000862247.pdf.txtExtracted Texttext/plain41662http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60686/2/000862247.pdf.txtb234e67394f993cb98ff574ddd2bef06MD52THUMBNAIL000862247.pdf.jpg000862247.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1685http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60686/3/000862247.pdf.jpg76055732d0053b6e2baf8ca099e57918MD5310183/606862022-08-06 04:43:59.102548oai:www.lume.ufrgs.br:10183/60686Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:43:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sobre a política nacional de inclusão indígena : um estudo sobre a presença do vocabulário tupi no ensino de língua portuguesa
title Sobre a política nacional de inclusão indígena : um estudo sobre a presença do vocabulário tupi no ensino de língua portuguesa
spellingShingle Sobre a política nacional de inclusão indígena : um estudo sobre a presença do vocabulário tupi no ensino de língua portuguesa
Machado, Milene Pinto
Etimologia
Lingua tupi
Língua portuguesa
Ensino de línguas
title_short Sobre a política nacional de inclusão indígena : um estudo sobre a presença do vocabulário tupi no ensino de língua portuguesa
title_full Sobre a política nacional de inclusão indígena : um estudo sobre a presença do vocabulário tupi no ensino de língua portuguesa
title_fullStr Sobre a política nacional de inclusão indígena : um estudo sobre a presença do vocabulário tupi no ensino de língua portuguesa
title_full_unstemmed Sobre a política nacional de inclusão indígena : um estudo sobre a presença do vocabulário tupi no ensino de língua portuguesa
title_sort Sobre a política nacional de inclusão indígena : um estudo sobre a presença do vocabulário tupi no ensino de língua portuguesa
author Machado, Milene Pinto
author_facet Machado, Milene Pinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Milene Pinto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abreu, Sabrina Pereira de
contributor_str_mv Abreu, Sabrina Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Etimologia
Lingua tupi
Língua portuguesa
Ensino de línguas
topic Etimologia
Lingua tupi
Língua portuguesa
Ensino de línguas
description Este artigo tem por objetivo mostrar que a influência do vocabulário de origem Tupi está mais presente no léxico da Língua Portuguesa do Brasil (LPB) do que se imagina e verificar, por meio de um pré-diagnóstico, como é percebida nos dias atuais por estudantes do Ensino Básico, gramáticos e livros didáticos. Para fins de análise, adotou-se a Lei nº 11.645 de 2008, que torna obrigatório o ensino da cultura indígena em sala de aula e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Como metodologia para a difusão do conhecimento acerca da presença de unidades lexicais de origem Tupi no léxico da LPB, propõe-se a construção de um dicionário desenvolvido juntamente com os alunos do Ensino Fundamental e que combine o uso de ferramentas computacionais do BrOffice, software livre, para o reconhecimento da presença de palavras de origem Tupi no léxico.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-11-08T01:37:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/60686
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000862247
url http://hdl.handle.net/10183/60686
identifier_str_mv 000862247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60686/1/000862247.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60686/2/000862247.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60686/3/000862247.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bad167b5b01c5710ce45c475579aae16
b234e67394f993cb98ff574ddd2bef06
76055732d0053b6e2baf8ca099e57918
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447094454910976