Propaganda institucional audiovisual e a comunicação das Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/88873 |
Resumo: | O objeto deste trabalho são as propagandas institucionais audiovisuais das Instituições do Ensino Superior do Rio Grande do Sul, disponíveis em seus sites na internet. O objetivo é analisar os elementos audiovisuais destas propagandas, e o modo como eles respondem aos princípios organizacionais, importantes na constituição da imagem institucional da empresa. Para analisar as 38 instituições do corpus, foram abordados conceitos sobre comunicação organizacional, propaganda institucional audiovisual e os sobre elementos audiovisuais recorrentes nestas propagandas. A metodologia utilizada foi a análise de imagem. Os dados obtidos nos permitiram perceber que muitas instituições não dão o devido valor aos princípios organizacionais, não os apresentando de forma clara em um veículo que tem grande potencial de atrair novos consumidores. |
id |
UFRGS-2_00dc955c62d01747c03bb486107f35fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88873 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Nicole Rosa daRossini, Miriam de SouzaIuva, Patrícia de Oliveira2014-03-25T01:50:15Z2013http://hdl.handle.net/10183/88873000912740O objeto deste trabalho são as propagandas institucionais audiovisuais das Instituições do Ensino Superior do Rio Grande do Sul, disponíveis em seus sites na internet. O objetivo é analisar os elementos audiovisuais destas propagandas, e o modo como eles respondem aos princípios organizacionais, importantes na constituição da imagem institucional da empresa. Para analisar as 38 instituições do corpus, foram abordados conceitos sobre comunicação organizacional, propaganda institucional audiovisual e os sobre elementos audiovisuais recorrentes nestas propagandas. A metodologia utilizada foi a análise de imagem. Os dados obtidos nos permitiram perceber que muitas instituições não dão o devido valor aos princípios organizacionais, não os apresentando de forma clara em um veículo que tem grande potencial de atrair novos consumidores.application/pdfporComunicação institucionalPropaganda institucionalPropaganda institucional audiovisual e a comunicação das Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912740.pdf000912740.pdfTexto completoapplication/pdf11906651http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88873/1/000912740.pdfdaacea296b2469433bf1d09d316e6f91MD51TEXT000912740.pdf.txt000912740.pdf.txtExtracted Texttext/plain213733http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88873/2/000912740.pdf.txt2a77d96b042de73d3349b8fea3977cecMD52THUMBNAIL000912740.pdf.jpg000912740.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1119http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88873/3/000912740.pdf.jpg522def7780ee270487a3f8db50b4031dMD5310183/888732018-10-18 08:56:53.63oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88873Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-18T11:56:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Propaganda institucional audiovisual e a comunicação das Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul |
title |
Propaganda institucional audiovisual e a comunicação das Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
Propaganda institucional audiovisual e a comunicação das Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul Silva, Nicole Rosa da Comunicação institucional Propaganda institucional |
title_short |
Propaganda institucional audiovisual e a comunicação das Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul |
title_full |
Propaganda institucional audiovisual e a comunicação das Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
Propaganda institucional audiovisual e a comunicação das Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
Propaganda institucional audiovisual e a comunicação das Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul |
title_sort |
Propaganda institucional audiovisual e a comunicação das Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul |
author |
Silva, Nicole Rosa da |
author_facet |
Silva, Nicole Rosa da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Nicole Rosa da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rossini, Miriam de Souza |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Iuva, Patrícia de Oliveira |
contributor_str_mv |
Rossini, Miriam de Souza Iuva, Patrícia de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação institucional Propaganda institucional |
topic |
Comunicação institucional Propaganda institucional |
description |
O objeto deste trabalho são as propagandas institucionais audiovisuais das Instituições do Ensino Superior do Rio Grande do Sul, disponíveis em seus sites na internet. O objetivo é analisar os elementos audiovisuais destas propagandas, e o modo como eles respondem aos princípios organizacionais, importantes na constituição da imagem institucional da empresa. Para analisar as 38 instituições do corpus, foram abordados conceitos sobre comunicação organizacional, propaganda institucional audiovisual e os sobre elementos audiovisuais recorrentes nestas propagandas. A metodologia utilizada foi a análise de imagem. Os dados obtidos nos permitiram perceber que muitas instituições não dão o devido valor aos princípios organizacionais, não os apresentando de forma clara em um veículo que tem grande potencial de atrair novos consumidores. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-03-25T01:50:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/88873 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000912740 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/88873 |
identifier_str_mv |
000912740 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88873/1/000912740.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88873/2/000912740.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88873/3/000912740.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
daacea296b2469433bf1d09d316e6f91 2a77d96b042de73d3349b8fea3977cec 522def7780ee270487a3f8db50b4031d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724559227355136 |