O projeto neodesenvolvimentista, a ortodoxia neoliberal e o retrocesso na política de educação do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Magda Gisela Cruz dos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Paludo, Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252289
Resumo: O retorno da ortodoxia neoliberal no Brasil, desde 2016, tem promovido retrocessos na política de Educação do Campo, mediante o redirecionamento do projeto de desenvolvimento e do papel do Estado. Com objetivo de subsidiar a avaliação crítica desse processo, investigamos a relação da política de Educação do Campo com os projetos neodesenvolvimentista e neoliberal. No estudo adotamos o método do materialismo histórico-dialético, utilizando-nos de estudo bibliográfico, da análise documental e da busca de dados estatísticos sobre a política de Educação do Campo (2001-2021). Constatamos que o projeto neodesenvolvimentista visava uma maior articulação entre capital produtivo e capital financeiro, o que exigia a qualificação dos territórios locais e da força de trabalho com investimentos em educação, ciência e tecnologia voltadas ao campo. Com a hegemonia neoliberal, o projeto de desenvolvimento se volta ao ajuste fiscal e privilegia o capital financeiro, portanto, a política de Educação do Campo deixa de ser uma das prioridades do Estado.
id UFRGS-2_01d281f7159105c3bf9f74e5416383ed
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252289
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Magda Gisela Cruz dosPaludo, Conceição2022-12-03T05:09:48Z20220104-4311http://hdl.handle.net/10183/252289001153950O retorno da ortodoxia neoliberal no Brasil, desde 2016, tem promovido retrocessos na política de Educação do Campo, mediante o redirecionamento do projeto de desenvolvimento e do papel do Estado. Com objetivo de subsidiar a avaliação crítica desse processo, investigamos a relação da política de Educação do Campo com os projetos neodesenvolvimentista e neoliberal. No estudo adotamos o método do materialismo histórico-dialético, utilizando-nos de estudo bibliográfico, da análise documental e da busca de dados estatísticos sobre a política de Educação do Campo (2001-2021). Constatamos que o projeto neodesenvolvimentista visava uma maior articulação entre capital produtivo e capital financeiro, o que exigia a qualificação dos territórios locais e da força de trabalho com investimentos em educação, ciência e tecnologia voltadas ao campo. Com a hegemonia neoliberal, o projeto de desenvolvimento se volta ao ajuste fiscal e privilegia o capital financeiro, portanto, a política de Educação do Campo deixa de ser uma das prioridades do Estado.The return of neoliberal orthodoxy in Brazil, since 2016, has promoted setbacks in the Countryside Education policy, by redirecting the development project and the role of the State. In order to support the critical evaluation of this process, we investigate the relationship of the Countryside Education policy with neo-developmental and neoliberal projects. In the study we adopted the method of dialectical historical materialism, using bibliographic study, document analysis and the search for statistical data on the Countryside Education policy (2001-2021). We found that the neo-developmentalist project aimed at a greater articulation between productive capital and financial capital, which required the qualification of local territories and the workforce with investments in education, science and technology aimed at the countryside. With neoliberal hegemony, the development project turns to fiscal adjustment and privileges financial capital, therefore, the Countryside Education policy is no longer one of the priorities of the State.El regreso de la ortodoxia neoliberal en Brasil, desde 2016, ha promovido retrocesos en la política de Educación del Campo, al reorientar el proyecto de desarrollo y el rol del Estado. Con el fin de apoyar la evaluación crítica de este proceso, investigamos la relación de la política de Educación del Campo con proyectos neodesarrollistas y neoliberales. En el estudio se adoptó el método del materialismo histórico dialéctico, utilizando el estudio bibliográfico, el análisis documental y la búsqueda de datos estadísticos sobre la política de Educación del Campo (2001-2021). Encontramos que el proyecto neodesarrollista apuntaba a una mayor articulación entre capital productivo y capital financiero, lo que requería la calificación de los territorios locales y la fuerza de trabajo con inversiones en educación, ciencia y tecnología orientadas al campo. Con la hegemonía neoliberal, el proyecto de desarrollo se vuelve hacia el ajuste fiscal y privilegia el capital financiero, por lo que la política de Educación del Campo ya no es una de las prioridades del Estado.application/pdfporRoteiro (Joaçaba). Joaçaba, SC. Vol. 47 (nan./dez. 2022), e28202, 18 p.Educação do campoPolítica educacionalMovimentos sociaisCountryside education policyNeo-developmentalismNeoliberalismSocial movementsPolítica de educación del campoNeodesarrollismoNeoliberalismoMovimientos socialesO projeto neodesenvolvimentista, a ortodoxia neoliberal e o retrocesso na política de educação do campoThe neodevelopmentist project, the neoliberal orthodoxy and the backdrop in the policy of countryside education El proyecto neodevelopmentista, la ortodoxia neoliberal y el trasfondo en la política de educación del campo info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001153950.pdf.txt001153950.pdf.txtExtracted Texttext/plain51320http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252289/2/001153950.pdf.txt1ba76fe77edc40c8700c4e5050e62d42MD52ORIGINAL001153950.pdfTexto completoapplication/pdf170401http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252289/1/001153950.pdf0ec72e4e4ad2daa27d8a1a0cd0e3b5a0MD5110183/2522892023-05-20 03:34:35.761973oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252289Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-20T06:34:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O projeto neodesenvolvimentista, a ortodoxia neoliberal e o retrocesso na política de educação do campo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The neodevelopmentist project, the neoliberal orthodoxy and the backdrop in the policy of countryside education
dc.title.alternative.es.fl_str_mv El proyecto neodevelopmentista, la ortodoxia neoliberal y el trasfondo en la política de educación del campo
title O projeto neodesenvolvimentista, a ortodoxia neoliberal e o retrocesso na política de educação do campo
spellingShingle O projeto neodesenvolvimentista, a ortodoxia neoliberal e o retrocesso na política de educação do campo
Santos, Magda Gisela Cruz dos
Educação do campo
Política educacional
Movimentos sociais
Countryside education policy
Neo-developmentalism
Neoliberalism
Social movements
Política de educación del campo
Neodesarrollismo
Neoliberalismo
Movimientos sociales
title_short O projeto neodesenvolvimentista, a ortodoxia neoliberal e o retrocesso na política de educação do campo
title_full O projeto neodesenvolvimentista, a ortodoxia neoliberal e o retrocesso na política de educação do campo
title_fullStr O projeto neodesenvolvimentista, a ortodoxia neoliberal e o retrocesso na política de educação do campo
title_full_unstemmed O projeto neodesenvolvimentista, a ortodoxia neoliberal e o retrocesso na política de educação do campo
title_sort O projeto neodesenvolvimentista, a ortodoxia neoliberal e o retrocesso na política de educação do campo
author Santos, Magda Gisela Cruz dos
author_facet Santos, Magda Gisela Cruz dos
Paludo, Conceição
author_role author
author2 Paludo, Conceição
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Magda Gisela Cruz dos
Paludo, Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do campo
Política educacional
Movimentos sociais
topic Educação do campo
Política educacional
Movimentos sociais
Countryside education policy
Neo-developmentalism
Neoliberalism
Social movements
Política de educación del campo
Neodesarrollismo
Neoliberalismo
Movimientos sociales
dc.subject.eng.fl_str_mv Countryside education policy
Neo-developmentalism
Neoliberalism
Social movements
dc.subject.spa.fl_str_mv Política de educación del campo
Neodesarrollismo
Neoliberalismo
Movimientos sociales
description O retorno da ortodoxia neoliberal no Brasil, desde 2016, tem promovido retrocessos na política de Educação do Campo, mediante o redirecionamento do projeto de desenvolvimento e do papel do Estado. Com objetivo de subsidiar a avaliação crítica desse processo, investigamos a relação da política de Educação do Campo com os projetos neodesenvolvimentista e neoliberal. No estudo adotamos o método do materialismo histórico-dialético, utilizando-nos de estudo bibliográfico, da análise documental e da busca de dados estatísticos sobre a política de Educação do Campo (2001-2021). Constatamos que o projeto neodesenvolvimentista visava uma maior articulação entre capital produtivo e capital financeiro, o que exigia a qualificação dos territórios locais e da força de trabalho com investimentos em educação, ciência e tecnologia voltadas ao campo. Com a hegemonia neoliberal, o projeto de desenvolvimento se volta ao ajuste fiscal e privilegia o capital financeiro, portanto, a política de Educação do Campo deixa de ser uma das prioridades do Estado.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-03T05:09:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/252289
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-4311
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001153950
identifier_str_mv 0104-4311
001153950
url http://hdl.handle.net/10183/252289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Roteiro (Joaçaba). Joaçaba, SC. Vol. 47 (nan./dez. 2022), e28202, 18 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252289/2/001153950.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252289/1/001153950.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1ba76fe77edc40c8700c4e5050e62d42
0ec72e4e4ad2daa27d8a1a0cd0e3b5a0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225075353976832