Estudo da viabilidade técnica e econômica de uma tecnologia de união de tampa de cilindro de motor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tiago Luís dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/267960
Resumo: Seguindo as tendências da indústria 4.0 impulsionadas por uma evolução social e sustentável, empresas competitivas têm buscado novas alternativas para adequar seus métodos de produção. Métodos consolidados têm sido reavaliados cedendo espaço a incorporação de tecnologias inovadoras. Com esse objetivo, nesse trabalho foi investigado uma tecnologia para substituir o processo de selagem de união de tampas de cilindros de motor de combustão interna. Foram avaliadas características de diferentes processos como: sustentabilidade, segurança operacional e produtividade. Como resultado, o método de solda por fricção e mistura mecânica se apresentou mais adequado, e, desta forma; um estudo experimental foi aplicado. Foram projetadas ferramenta e bancada de soldagem usando uma fresadora, e produzidas uniões em chapas de AlSi9Cu3. Com os resultados da avaliação por inspeção visual, análise metalográfica e perfil de microdureza, evidenciaram-se uma qualidade desejável nos aspectos microestruturais; redução da porosidade e um aumento de 15% na dureza comparando o material base com a zona da junta. Além disso, com as velocidades de soldagem obtidas por união, produzida com qualidade desejável, o método de solda por fricção e mistura mecânica poderia substituir o método atual com uma destacável redução de custo
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