Produção científica sobre o recém-nascido no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marasquin, Elisa Danoski
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/24199
Resumo: O presente estudo tem como objetivo caracterizar os estudos sobre o recém-nascido realizados no programa de Pós Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul produzidos no período de 1999 a 2008. Trata-se de uma pesquisa documental, qualitativa, na qual a fonte dos dados constituiu-se de todas as dissertações que tiveram o Recém-nascido como objeto de estudo nos primeiros dez anos do referido programa stricto sensu. Para análise e interpretação dos dados foi utilizada a análise de conteúdo, de onde emergiram três temas: O Universo do Recém-nascido Hospitalizado, Questões Subjetivas no Cuidado ao Recém-nascido e O Local de Cuidado como Espaço de Aprendizado. Constatou-se a produção de 11 dissertações com a temática do Recém-nascido, sendo que dez foram estudos qualitativos e um estudo foi quantitativo. Em três dissertações a preocupação do estudo foi o pai do Recém-nascido, em três dissertações a mãe, em outras três a equipe cuidadora, uma os pais e em outra o Recém-nascido. Sete dissertações escolheram Unidades de Internação Neonatal como local de estudo e apenas duas não foram realizadas no contexto hospitalar. Identificou-se a preocupação dos pesquisadores com essa etapa da vida no que se refere ao ambiente, sentimentos, relações, importância do vínculo, entre outros aspectos. Ressalta-se a necessidade de continuidade de estudos nessa área e também a importância de estudos quantitativos que apontem para indicadores que possam contribuir para o conhecimento e aprofundamento do cuidado.
id UFRGS-2_02441d5bcd371a211d4925d4e83a8851
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/24199
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Marasquin, Elisa DanoskiPedro, Eva Néri Rubim2010-07-01T04:18:39Z2009http://hdl.handle.net/10183/24199000746303O presente estudo tem como objetivo caracterizar os estudos sobre o recém-nascido realizados no programa de Pós Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul produzidos no período de 1999 a 2008. Trata-se de uma pesquisa documental, qualitativa, na qual a fonte dos dados constituiu-se de todas as dissertações que tiveram o Recém-nascido como objeto de estudo nos primeiros dez anos do referido programa stricto sensu. Para análise e interpretação dos dados foi utilizada a análise de conteúdo, de onde emergiram três temas: O Universo do Recém-nascido Hospitalizado, Questões Subjetivas no Cuidado ao Recém-nascido e O Local de Cuidado como Espaço de Aprendizado. Constatou-se a produção de 11 dissertações com a temática do Recém-nascido, sendo que dez foram estudos qualitativos e um estudo foi quantitativo. Em três dissertações a preocupação do estudo foi o pai do Recém-nascido, em três dissertações a mãe, em outras três a equipe cuidadora, uma os pais e em outra o Recém-nascido. Sete dissertações escolheram Unidades de Internação Neonatal como local de estudo e apenas duas não foram realizadas no contexto hospitalar. Identificou-se a preocupação dos pesquisadores com essa etapa da vida no que se refere ao ambiente, sentimentos, relações, importância do vínculo, entre outros aspectos. Ressalta-se a necessidade de continuidade de estudos nessa área e também a importância de estudos quantitativos que apontem para indicadores que possam contribuir para o conhecimento e aprofundamento do cuidado.application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.Recém-nascidoProdução científicaProdução científica sobre o recém-nascido no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2009Enfermagemgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000746303.pdf000746303.pdfTexto completoapplication/pdf86763http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24199/1/000746303.pdf0056dbe94e5d070c4af9036f773cedefMD51TEXT000746303.pdf.txt000746303.pdf.txtExtracted Texttext/plain57876http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24199/2/000746303.pdf.txtd34de21d6e37657cdc0e406fe950d221MD52THUMBNAIL000746303.pdf.jpg000746303.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1101http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24199/3/000746303.pdf.jpg22417252604b2702af8400fa3e8cd185MD5310183/241992018-10-18 07:30:57.552oai:www.lume.ufrgs.br:10183/24199Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:30:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Produção científica sobre o recém-nascido no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title Produção científica sobre o recém-nascido no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
spellingShingle Produção científica sobre o recém-nascido no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Marasquin, Elisa Danoski
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
Recém-nascido
Produção científica
title_short Produção científica sobre o recém-nascido no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_full Produção científica sobre o recém-nascido no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_fullStr Produção científica sobre o recém-nascido no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Produção científica sobre o recém-nascido no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_sort Produção científica sobre o recém-nascido no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
author Marasquin, Elisa Danoski
author_facet Marasquin, Elisa Danoski
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marasquin, Elisa Danoski
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pedro, Eva Néri Rubim
contributor_str_mv Pedro, Eva Néri Rubim
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
Recém-nascido
Produção científica
topic Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
Recém-nascido
Produção científica
description O presente estudo tem como objetivo caracterizar os estudos sobre o recém-nascido realizados no programa de Pós Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul produzidos no período de 1999 a 2008. Trata-se de uma pesquisa documental, qualitativa, na qual a fonte dos dados constituiu-se de todas as dissertações que tiveram o Recém-nascido como objeto de estudo nos primeiros dez anos do referido programa stricto sensu. Para análise e interpretação dos dados foi utilizada a análise de conteúdo, de onde emergiram três temas: O Universo do Recém-nascido Hospitalizado, Questões Subjetivas no Cuidado ao Recém-nascido e O Local de Cuidado como Espaço de Aprendizado. Constatou-se a produção de 11 dissertações com a temática do Recém-nascido, sendo que dez foram estudos qualitativos e um estudo foi quantitativo. Em três dissertações a preocupação do estudo foi o pai do Recém-nascido, em três dissertações a mãe, em outras três a equipe cuidadora, uma os pais e em outra o Recém-nascido. Sete dissertações escolheram Unidades de Internação Neonatal como local de estudo e apenas duas não foram realizadas no contexto hospitalar. Identificou-se a preocupação dos pesquisadores com essa etapa da vida no que se refere ao ambiente, sentimentos, relações, importância do vínculo, entre outros aspectos. Ressalta-se a necessidade de continuidade de estudos nessa área e também a importância de estudos quantitativos que apontem para indicadores que possam contribuir para o conhecimento e aprofundamento do cuidado.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-07-01T04:18:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/24199
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000746303
url http://hdl.handle.net/10183/24199
identifier_str_mv 000746303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24199/1/000746303.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24199/2/000746303.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24199/3/000746303.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0056dbe94e5d070c4af9036f773cedef
d34de21d6e37657cdc0e406fe950d221
22417252604b2702af8400fa3e8cd185
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224395134337024