Por uma pedagogia a pé : a caminhada como construção poética
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/15683 |
Resumo: | Por uma pedagogia a pé: a caminhada como construção poética. Esta pesquisa investiga o ato de caminhar como (uma forma de) construção poética, entendendo-o não como um meio para se chegar a algum lugar, mas como uma ação com fim em si mesma. Como ferramenta de atravessamento - do caminhante para com o caminhado e do caminhado para com quem o caminha. Para isso, parte das discussões geradas por Walter Benjamin, Michel de Certeau e Jan Masschelein acerca da caminhada como prática poética e possibilidade pedagógica. A presente pesquisa tem como objetivo, assim, aprofundar o entendimento da caminhada como atravessamento poético pedagógico a partir da realização de uma série de experiências ambulatórias compartilhadas e de um panorama histórico do caminhar - desde a “construção” do ser caminhante (tendo como base as idéias de Paola Jacques Berenstein e Roberto Muggiati), passando pelo surgimento das cidades (Massimo Canevacci e Robert M. Pechman) até a compreensão/apropriação da caminhada como ação poética (séculos XIX e XX), destituída de objetivo geográfico e destino físico. |
id |
UFRGS-2_02478bc8cdd640a00a31294bfaae558c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15683 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gonçalves, Mônica HoffPereira, Marcelo de Andrade2009-04-29T04:12:41Z2008http://hdl.handle.net/10183/15683000688494Por uma pedagogia a pé: a caminhada como construção poética. Esta pesquisa investiga o ato de caminhar como (uma forma de) construção poética, entendendo-o não como um meio para se chegar a algum lugar, mas como uma ação com fim em si mesma. Como ferramenta de atravessamento - do caminhante para com o caminhado e do caminhado para com quem o caminha. Para isso, parte das discussões geradas por Walter Benjamin, Michel de Certeau e Jan Masschelein acerca da caminhada como prática poética e possibilidade pedagógica. A presente pesquisa tem como objetivo, assim, aprofundar o entendimento da caminhada como atravessamento poético pedagógico a partir da realização de uma série de experiências ambulatórias compartilhadas e de um panorama histórico do caminhar - desde a “construção” do ser caminhante (tendo como base as idéias de Paola Jacques Berenstein e Roberto Muggiati), passando pelo surgimento das cidades (Massimo Canevacci e Robert M. Pechman) até a compreensão/apropriação da caminhada como ação poética (séculos XIX e XX), destituída de objetivo geográfico e destino físico.application/pdfporPedagogiaTeoria da educaçãoPor uma pedagogia a pé : a caminhada como construção poéticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008especializaçãoCurso de Especialização em Pedagogia da Arteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000688494.pdf000688494.pdfTexto completoapplication/pdf2971723http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15683/1/000688494.pdfbc6dae6abbf22f11c7cd224ae02e7b0bMD51TEXT000688494.pdf.txt000688494.pdf.txtExtracted Texttext/plain127084http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15683/2/000688494.pdf.txtec949f34c1cbcc74dd382a7f61fb167fMD52THUMBNAIL000688494.pdf.jpg000688494.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1031http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15683/3/000688494.pdf.jpg76f2e5b04a1f72f70a6ae885907b7f8bMD5310183/156832018-10-05 08:35:52.523oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15683Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:35:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Por uma pedagogia a pé : a caminhada como construção poética |
title |
Por uma pedagogia a pé : a caminhada como construção poética |
spellingShingle |
Por uma pedagogia a pé : a caminhada como construção poética Gonçalves, Mônica Hoff Pedagogia Teoria da educação |
title_short |
Por uma pedagogia a pé : a caminhada como construção poética |
title_full |
Por uma pedagogia a pé : a caminhada como construção poética |
title_fullStr |
Por uma pedagogia a pé : a caminhada como construção poética |
title_full_unstemmed |
Por uma pedagogia a pé : a caminhada como construção poética |
title_sort |
Por uma pedagogia a pé : a caminhada como construção poética |
author |
Gonçalves, Mônica Hoff |
author_facet |
Gonçalves, Mônica Hoff |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Mônica Hoff |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pereira, Marcelo de Andrade |
contributor_str_mv |
Pereira, Marcelo de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Teoria da educação |
topic |
Pedagogia Teoria da educação |
description |
Por uma pedagogia a pé: a caminhada como construção poética. Esta pesquisa investiga o ato de caminhar como (uma forma de) construção poética, entendendo-o não como um meio para se chegar a algum lugar, mas como uma ação com fim em si mesma. Como ferramenta de atravessamento - do caminhante para com o caminhado e do caminhado para com quem o caminha. Para isso, parte das discussões geradas por Walter Benjamin, Michel de Certeau e Jan Masschelein acerca da caminhada como prática poética e possibilidade pedagógica. A presente pesquisa tem como objetivo, assim, aprofundar o entendimento da caminhada como atravessamento poético pedagógico a partir da realização de uma série de experiências ambulatórias compartilhadas e de um panorama histórico do caminhar - desde a “construção” do ser caminhante (tendo como base as idéias de Paola Jacques Berenstein e Roberto Muggiati), passando pelo surgimento das cidades (Massimo Canevacci e Robert M. Pechman) até a compreensão/apropriação da caminhada como ação poética (séculos XIX e XX), destituída de objetivo geográfico e destino físico. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-04-29T04:12:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/15683 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000688494 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/15683 |
identifier_str_mv |
000688494 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15683/1/000688494.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15683/2/000688494.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15683/3/000688494.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bc6dae6abbf22f11c7cd224ae02e7b0b ec949f34c1cbcc74dd382a7f61fb167f 76f2e5b04a1f72f70a6ae885907b7f8b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447027574636544 |