Por uma pedagogia a pé : a caminhada como construção poética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Mônica Hoff
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/15683
Resumo: Por uma pedagogia a pé: a caminhada como construção poética. Esta pesquisa investiga o ato de caminhar como (uma forma de) construção poética, entendendo-o não como um meio para se chegar a algum lugar, mas como uma ação com fim em si mesma. Como ferramenta de atravessamento - do caminhante para com o caminhado e do caminhado para com quem o caminha. Para isso, parte das discussões geradas por Walter Benjamin, Michel de Certeau e Jan Masschelein acerca da caminhada como prática poética e possibilidade pedagógica. A presente pesquisa tem como objetivo, assim, aprofundar o entendimento da caminhada como atravessamento poético pedagógico a partir da realização de uma série de experiências ambulatórias compartilhadas e de um panorama histórico do caminhar - desde a “construção” do ser caminhante (tendo como base as idéias de Paola Jacques Berenstein e Roberto Muggiati), passando pelo surgimento das cidades (Massimo Canevacci e Robert M. Pechman) até a compreensão/apropriação da caminhada como ação poética (séculos XIX e XX), destituída de objetivo geográfico e destino físico.
id UFRGS-2_02478bc8cdd640a00a31294bfaae558c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15683
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gonçalves, Mônica HoffPereira, Marcelo de Andrade2009-04-29T04:12:41Z2008http://hdl.handle.net/10183/15683000688494Por uma pedagogia a pé: a caminhada como construção poética. Esta pesquisa investiga o ato de caminhar como (uma forma de) construção poética, entendendo-o não como um meio para se chegar a algum lugar, mas como uma ação com fim em si mesma. Como ferramenta de atravessamento - do caminhante para com o caminhado e do caminhado para com quem o caminha. Para isso, parte das discussões geradas por Walter Benjamin, Michel de Certeau e Jan Masschelein acerca da caminhada como prática poética e possibilidade pedagógica. A presente pesquisa tem como objetivo, assim, aprofundar o entendimento da caminhada como atravessamento poético pedagógico a partir da realização de uma série de experiências ambulatórias compartilhadas e de um panorama histórico do caminhar - desde a “construção” do ser caminhante (tendo como base as idéias de Paola Jacques Berenstein e Roberto Muggiati), passando pelo surgimento das cidades (Massimo Canevacci e Robert M. Pechman) até a compreensão/apropriação da caminhada como ação poética (séculos XIX e XX), destituída de objetivo geográfico e destino físico.application/pdfporPedagogiaTeoria da educaçãoPor uma pedagogia a pé : a caminhada como construção poéticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008especializaçãoCurso de Especialização em Pedagogia da Arteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000688494.pdf000688494.pdfTexto completoapplication/pdf2971723http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15683/1/000688494.pdfbc6dae6abbf22f11c7cd224ae02e7b0bMD51TEXT000688494.pdf.txt000688494.pdf.txtExtracted Texttext/plain127084http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15683/2/000688494.pdf.txtec949f34c1cbcc74dd382a7f61fb167fMD52THUMBNAIL000688494.pdf.jpg000688494.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1031http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15683/3/000688494.pdf.jpg76f2e5b04a1f72f70a6ae885907b7f8bMD5310183/156832018-10-05 08:35:52.523oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15683Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:35:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Por uma pedagogia a pé : a caminhada como construção poética
title Por uma pedagogia a pé : a caminhada como construção poética
spellingShingle Por uma pedagogia a pé : a caminhada como construção poética
Gonçalves, Mônica Hoff
Pedagogia
Teoria da educação
title_short Por uma pedagogia a pé : a caminhada como construção poética
title_full Por uma pedagogia a pé : a caminhada como construção poética
title_fullStr Por uma pedagogia a pé : a caminhada como construção poética
title_full_unstemmed Por uma pedagogia a pé : a caminhada como construção poética
title_sort Por uma pedagogia a pé : a caminhada como construção poética
author Gonçalves, Mônica Hoff
author_facet Gonçalves, Mônica Hoff
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Mônica Hoff
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Marcelo de Andrade
contributor_str_mv Pereira, Marcelo de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
Teoria da educação
topic Pedagogia
Teoria da educação
description Por uma pedagogia a pé: a caminhada como construção poética. Esta pesquisa investiga o ato de caminhar como (uma forma de) construção poética, entendendo-o não como um meio para se chegar a algum lugar, mas como uma ação com fim em si mesma. Como ferramenta de atravessamento - do caminhante para com o caminhado e do caminhado para com quem o caminha. Para isso, parte das discussões geradas por Walter Benjamin, Michel de Certeau e Jan Masschelein acerca da caminhada como prática poética e possibilidade pedagógica. A presente pesquisa tem como objetivo, assim, aprofundar o entendimento da caminhada como atravessamento poético pedagógico a partir da realização de uma série de experiências ambulatórias compartilhadas e de um panorama histórico do caminhar - desde a “construção” do ser caminhante (tendo como base as idéias de Paola Jacques Berenstein e Roberto Muggiati), passando pelo surgimento das cidades (Massimo Canevacci e Robert M. Pechman) até a compreensão/apropriação da caminhada como ação poética (séculos XIX e XX), destituída de objetivo geográfico e destino físico.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-04-29T04:12:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/15683
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000688494
url http://hdl.handle.net/10183/15683
identifier_str_mv 000688494
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15683/1/000688494.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15683/2/000688494.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15683/3/000688494.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bc6dae6abbf22f11c7cd224ae02e7b0b
ec949f34c1cbcc74dd382a7f61fb167f
76f2e5b04a1f72f70a6ae885907b7f8b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447027574636544