Música, mídia, novas tecnologias e contexto escolar-novas perspectivas, modelos e significados em educação musical: algumas reflexões, interlocuções e variações sobre o tema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Maria Helena de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25475
Resumo: O texto propõe reflexões sobre o tema novas tecnologias, música e educação musical, a partir de experiências práticas com alunos do Ensino Médio do Colégio de Aplicação, através da Disciplina Enriquecimento Curricular “Música e Mídia” e de interlocuções com outras áreas do conhecimento, à luz de referenciais teóricos sobre educação, complexidade, conexão dos saberes, aprendizagem e neurociências, cognição, relações inter/trans/pluri/multidisciplinares educacionais, culturais e tecnológicas.
id UFRGS-2_0260a5c0fda75a0e55c0437ae6273c94
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25475
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lima, Maria Helena de2010-09-01T04:18:31Z20080103-6041http://hdl.handle.net/10183/25475000719977O texto propõe reflexões sobre o tema novas tecnologias, música e educação musical, a partir de experiências práticas com alunos do Ensino Médio do Colégio de Aplicação, através da Disciplina Enriquecimento Curricular “Música e Mídia” e de interlocuções com outras áreas do conhecimento, à luz de referenciais teóricos sobre educação, complexidade, conexão dos saberes, aprendizagem e neurociências, cognição, relações inter/trans/pluri/multidisciplinares educacionais, culturais e tecnológicas.The text proposes some reflection upon the theme: new technologies, music and Musical Education and the exchanges that occurred within different areas about it. This article is based on the experience with High School students of Colégio de Aplicação who took part of the discipline Music and Media. Theoretical background on education, complexity theory, interlinked knowledge, Neuroscience, cognition, inter/trans/pluri/multidisciplinaries, cultural and technological relationships support that experience.application/pdfporCadernos do Aplicação. Porto Alegre. Vol. 21, n.1 (jan./jun.2008), p.47-62.Música : Ensino : TecnologiaMúsica : Ensino : AdolescentesMúsica : Ensino médioMusicNew technologiesTeaching-learning processesMultidisciplinaryComplexity theoryMúsica, mídia, novas tecnologias e contexto escolar-novas perspectivas, modelos e significados em educação musical: algumas reflexões, interlocuções e variações sobre o temainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000719977.pdf.txt000719977.pdf.txtExtracted Texttext/plain32164http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25475/2/000719977.pdf.txt9380d6193700c2251819c02dc381655bMD52ORIGINAL000719977.pdf000719977.pdfTexto completoapplication/pdf49455http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25475/1/000719977.pdf31334267cd18a9d9610e1f51275fe893MD51THUMBNAIL000719977.pdf.jpg000719977.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1611http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25475/3/000719977.pdf.jpgb75a77ee042f5d34c3c11d1486fc49e7MD5310183/254752018-10-17 08:39:34.914oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25475Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:39:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Música, mídia, novas tecnologias e contexto escolar-novas perspectivas, modelos e significados em educação musical: algumas reflexões, interlocuções e variações sobre o tema
title Música, mídia, novas tecnologias e contexto escolar-novas perspectivas, modelos e significados em educação musical: algumas reflexões, interlocuções e variações sobre o tema
spellingShingle Música, mídia, novas tecnologias e contexto escolar-novas perspectivas, modelos e significados em educação musical: algumas reflexões, interlocuções e variações sobre o tema
Lima, Maria Helena de
Música : Ensino : Tecnologia
Música : Ensino : Adolescentes
Música : Ensino médio
Music
New technologies
Teaching-learning processes
Multidisciplinary
Complexity theory
title_short Música, mídia, novas tecnologias e contexto escolar-novas perspectivas, modelos e significados em educação musical: algumas reflexões, interlocuções e variações sobre o tema
title_full Música, mídia, novas tecnologias e contexto escolar-novas perspectivas, modelos e significados em educação musical: algumas reflexões, interlocuções e variações sobre o tema
title_fullStr Música, mídia, novas tecnologias e contexto escolar-novas perspectivas, modelos e significados em educação musical: algumas reflexões, interlocuções e variações sobre o tema
title_full_unstemmed Música, mídia, novas tecnologias e contexto escolar-novas perspectivas, modelos e significados em educação musical: algumas reflexões, interlocuções e variações sobre o tema
title_sort Música, mídia, novas tecnologias e contexto escolar-novas perspectivas, modelos e significados em educação musical: algumas reflexões, interlocuções e variações sobre o tema
author Lima, Maria Helena de
author_facet Lima, Maria Helena de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Maria Helena de
dc.subject.por.fl_str_mv Música : Ensino : Tecnologia
Música : Ensino : Adolescentes
Música : Ensino médio
topic Música : Ensino : Tecnologia
Música : Ensino : Adolescentes
Música : Ensino médio
Music
New technologies
Teaching-learning processes
Multidisciplinary
Complexity theory
dc.subject.eng.fl_str_mv Music
New technologies
Teaching-learning processes
Multidisciplinary
Complexity theory
description O texto propõe reflexões sobre o tema novas tecnologias, música e educação musical, a partir de experiências práticas com alunos do Ensino Médio do Colégio de Aplicação, através da Disciplina Enriquecimento Curricular “Música e Mídia” e de interlocuções com outras áreas do conhecimento, à luz de referenciais teóricos sobre educação, complexidade, conexão dos saberes, aprendizagem e neurociências, cognição, relações inter/trans/pluri/multidisciplinares educacionais, culturais e tecnológicas.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-09-01T04:18:31Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25475
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-6041
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000719977
identifier_str_mv 0103-6041
000719977
url http://hdl.handle.net/10183/25475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos do Aplicação. Porto Alegre. Vol. 21, n.1 (jan./jun.2008), p.47-62.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25475/2/000719977.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25475/1/000719977.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25475/3/000719977.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9380d6193700c2251819c02dc381655b
31334267cd18a9d9610e1f51275fe893
b75a77ee042f5d34c3c11d1486fc49e7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224722653904896