Otimização topológica de alavanca de freio de estacionamento veicular produzida em PLA PRO1 via manufatura aditiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dorneles, Natan Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234134
Resumo: O presente estudo desenvolveu, por meio da otimização topológica de uma alavanca de freio de estacionamento automotiva, geometrias com diferentes valores de redução de massa em comparação ao componente comercial. O componente comercial é fabricado em aço carbono e os componentes otimizados gerados foram produzidos em PLA PRO1 via processo de manufatura aditiva. A geometria inicial deste componente foi obtida a partir do desenho do modelo comercial pertencente ao veículo Volkswagen Gol G4. A otimização foi realizada no software Fusion360, com objetivo de maximização de rigidez respeitando um limitante de redução de massa. Comparando com o componente metálico original, a redução de massa variou de 38% até 70%. As diferentes geometrias foram impressas via manufatura aditiva FDM com a utilização de PLA PRO1, polímero de engenharia fabricado pela BASF. Para avaliação da resistência dos componentes, foi desenvolvido um dispositivo para fixação da alavanca de freio otimizada em uma bancada de ensaios mecânicos. Seguindo o proposto na NBR 10966-2, a carga vertical máxima de 400 N na manopla foi atingida com coeficientes de segurança entre 4 e 8. A geometria final apresentou redução de massa de 70,08% com coeficiente de segurança de 4,58.
id UFRGS-2_027fb29286b2bc7aa0255098c7955447
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234134
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dorneles, Natan PereiraDe Leon, Daniel MilbrathBorges, Marcelo Favaro2022-01-18T04:30:55Z2021http://hdl.handle.net/10183/234134001134803O presente estudo desenvolveu, por meio da otimização topológica de uma alavanca de freio de estacionamento automotiva, geometrias com diferentes valores de redução de massa em comparação ao componente comercial. O componente comercial é fabricado em aço carbono e os componentes otimizados gerados foram produzidos em PLA PRO1 via processo de manufatura aditiva. A geometria inicial deste componente foi obtida a partir do desenho do modelo comercial pertencente ao veículo Volkswagen Gol G4. A otimização foi realizada no software Fusion360, com objetivo de maximização de rigidez respeitando um limitante de redução de massa. Comparando com o componente metálico original, a redução de massa variou de 38% até 70%. As diferentes geometrias foram impressas via manufatura aditiva FDM com a utilização de PLA PRO1, polímero de engenharia fabricado pela BASF. Para avaliação da resistência dos componentes, foi desenvolvido um dispositivo para fixação da alavanca de freio otimizada em uma bancada de ensaios mecânicos. Seguindo o proposto na NBR 10966-2, a carga vertical máxima de 400 N na manopla foi atingida com coeficientes de segurança entre 4 e 8. A geometria final apresentou redução de massa de 70,08% com coeficiente de segurança de 4,58.The present study developed, through topology optimization of an automotive parking brake lever, geometries with different values of mass reduction in comparison to the commercial component. The commercial component is manufactured in carbon steel and the optimized components were produced in PLA PRO1 via additive manufacturing process. The initial geometry of this component was obtained from the design of the commercial model belonging to the Volkswagen Gol G4 vehicle. The optimization was carried out in Fusion360 software, with the objective of maximizing stiffness respecting a limit of mass reduction. In comparison with the original metallic component, the mass reduction ranged from 38% to 70%. The different geometries were printed through FDM additive manufacturing process using PLA PRO1, engineering polymer manufactured by BASF. To evaluate the mechanical resistance of the components, a device for assembling the optimized brake lever on a mechanical test bench was developed. Following the proposal in NBR 10966-2, the maximum vertical load of 400 N on the handle was reached with a safety factor between 4 and 8. The final geometry presented a 70.08% reduction of mass with a safety factor of 4.58.application/pdfporFreiosOtimização topológicaManufatura aditiva3D printing FDMTopology optimizationAdditive manufacturingOtimização topológica de alavanca de freio de estacionamento veicular produzida em PLA PRO1 via manufatura aditivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2021Engenharia Mecânicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001134803.pdf.txt001134803.pdf.txtExtracted Texttext/plain42806http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234134/2/001134803.pdf.txtb0a620ceb60fe6fe16f1c8c739277a53MD52ORIGINAL001134803.pdfTexto completoapplication/pdf1460474http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234134/1/001134803.pdf3ea2d3dda93986f2adefe5645abdf992MD5110183/2341342022-02-22 04:52:25.184225oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234134Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T07:52:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Otimização topológica de alavanca de freio de estacionamento veicular produzida em PLA PRO1 via manufatura aditiva
title Otimização topológica de alavanca de freio de estacionamento veicular produzida em PLA PRO1 via manufatura aditiva
spellingShingle Otimização topológica de alavanca de freio de estacionamento veicular produzida em PLA PRO1 via manufatura aditiva
Dorneles, Natan Pereira
Freios
Otimização topológica
Manufatura aditiva
3D printing FDM
Topology optimization
Additive manufacturing
title_short Otimização topológica de alavanca de freio de estacionamento veicular produzida em PLA PRO1 via manufatura aditiva
title_full Otimização topológica de alavanca de freio de estacionamento veicular produzida em PLA PRO1 via manufatura aditiva
title_fullStr Otimização topológica de alavanca de freio de estacionamento veicular produzida em PLA PRO1 via manufatura aditiva
title_full_unstemmed Otimização topológica de alavanca de freio de estacionamento veicular produzida em PLA PRO1 via manufatura aditiva
title_sort Otimização topológica de alavanca de freio de estacionamento veicular produzida em PLA PRO1 via manufatura aditiva
author Dorneles, Natan Pereira
author_facet Dorneles, Natan Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dorneles, Natan Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv De Leon, Daniel Milbrath
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Borges, Marcelo Favaro
contributor_str_mv De Leon, Daniel Milbrath
Borges, Marcelo Favaro
dc.subject.por.fl_str_mv Freios
Otimização topológica
Manufatura aditiva
topic Freios
Otimização topológica
Manufatura aditiva
3D printing FDM
Topology optimization
Additive manufacturing
dc.subject.eng.fl_str_mv 3D printing FDM
Topology optimization
Additive manufacturing
description O presente estudo desenvolveu, por meio da otimização topológica de uma alavanca de freio de estacionamento automotiva, geometrias com diferentes valores de redução de massa em comparação ao componente comercial. O componente comercial é fabricado em aço carbono e os componentes otimizados gerados foram produzidos em PLA PRO1 via processo de manufatura aditiva. A geometria inicial deste componente foi obtida a partir do desenho do modelo comercial pertencente ao veículo Volkswagen Gol G4. A otimização foi realizada no software Fusion360, com objetivo de maximização de rigidez respeitando um limitante de redução de massa. Comparando com o componente metálico original, a redução de massa variou de 38% até 70%. As diferentes geometrias foram impressas via manufatura aditiva FDM com a utilização de PLA PRO1, polímero de engenharia fabricado pela BASF. Para avaliação da resistência dos componentes, foi desenvolvido um dispositivo para fixação da alavanca de freio otimizada em uma bancada de ensaios mecânicos. Seguindo o proposto na NBR 10966-2, a carga vertical máxima de 400 N na manopla foi atingida com coeficientes de segurança entre 4 e 8. A geometria final apresentou redução de massa de 70,08% com coeficiente de segurança de 4,58.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-18T04:30:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/234134
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001134803
url http://hdl.handle.net/10183/234134
identifier_str_mv 001134803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234134/2/001134803.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234134/1/001134803.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b0a620ceb60fe6fe16f1c8c739277a53
3ea2d3dda93986f2adefe5645abdf992
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447288391139328