Educação em saúde para trabalhadores, nas modalidades presencial e a distância, para controle da dor musculoesquelética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Crippa, Sérgio Paulo de Souza
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/78435
Resumo: O estudo teve como temática a educação em saúde e o objetivo foi verificar se existe associação entre as práticas de saúde construídas e as práticas de saúde informadas inicialmente pelos sujeitos da amostra, nos cursos de educação em saúde nas modalidades presencial e a distância. A população do estudo foi constituída dos 624 Técnicos Administrativos que ocupam o cargo de Assistentes Administrativos ou que executam atividades da mesma natureza. A amostra foi constituída de 63 sujeitos distribuídos em dois grupos: um grupo com 31 pessoas para a modalidade presencial e um grupo com 32 pessoas para a modalidade a distância. O estudo foi realizado com delineamento prospectivo de intervenção com abordagem quantitativa. O campo de estudo foi a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi efetuada durante a realização dos cursos nas duas modalidades e os dados, depois de codificados numericamente, digitados em planilha Excel® 2010 e convertidos em banco de dados no software SPSS® v.17.0, possibilitando análises estatísticas pelo teste de Fischer. Ocorreu uma tendência de significância na associação das duas modalidades. O estudo foi avaliado pela Comissão de Pesquisa da Escola de Enfermagem e pela Comissão de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
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