Plano de negócios para abertura de uma creche bilíngue em Guaíba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Sabrina Schnorr
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/238694
Resumo: Esta pesquisa versa sobre a análise de viabilidade da abertura de uma creche bilíngue na cidade de Guaíba/RS, uma carência verificada na rede de ensino do município. A abordagem deste tema justifica-se pela importância do idioma inglês no cenário mundial, sobretudo no que tange ao mercado de trabalho. Na fase inicial do estudo, verificou-se que a idade ideal para iniciar o aprendizado de uma segunda língua é até os sete anos. A metodologia científica desta pesquisa tem caráter exploratório, na investigação bibliográfica acerca dos conceitos do Plano de Negócios, e descritivo, com abordagem quanti e qualitativa no tocante à análise e interpretação dos dados obtidos a partir de questionário aplicado junto ao público-alvo. Também foram realizadas observações in loco em instituições de ensino que já implementaram o ensino bilíngue, além de pesquisa documental sobre legislações que regulamentam esse tipo de empreendimento e cenário sociodemográfico de Guaíba. Além disso, foram feitos levantamentos de custos fixos e variáveis, bem como estimativas do investimento inicial. Os resultados dos indicadores financeiros e análise de mercado apontam para a viabilidade do empreendimento num cenário otimista, projetado a partir da previsão de receitas e despesas nos cinco primeiros anos do negócio. Considerando-se um cenário realista, os indicadores também apontam para a viabilidade, embora com uma margem de lucro menor. Já num cenário pessimista, a lucratividade seria obtida somente a partir do terceiro ano de operação.
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