Plano de negócios para abertura de uma creche bilíngue em Guaíba
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/238694 |
Resumo: | Esta pesquisa versa sobre a análise de viabilidade da abertura de uma creche bilíngue na cidade de Guaíba/RS, uma carência verificada na rede de ensino do município. A abordagem deste tema justifica-se pela importância do idioma inglês no cenário mundial, sobretudo no que tange ao mercado de trabalho. Na fase inicial do estudo, verificou-se que a idade ideal para iniciar o aprendizado de uma segunda língua é até os sete anos. A metodologia científica desta pesquisa tem caráter exploratório, na investigação bibliográfica acerca dos conceitos do Plano de Negócios, e descritivo, com abordagem quanti e qualitativa no tocante à análise e interpretação dos dados obtidos a partir de questionário aplicado junto ao público-alvo. Também foram realizadas observações in loco em instituições de ensino que já implementaram o ensino bilíngue, além de pesquisa documental sobre legislações que regulamentam esse tipo de empreendimento e cenário sociodemográfico de Guaíba. Além disso, foram feitos levantamentos de custos fixos e variáveis, bem como estimativas do investimento inicial. Os resultados dos indicadores financeiros e análise de mercado apontam para a viabilidade do empreendimento num cenário otimista, projetado a partir da previsão de receitas e despesas nos cinco primeiros anos do negócio. Considerando-se um cenário realista, os indicadores também apontam para a viabilidade, embora com uma margem de lucro menor. Já num cenário pessimista, a lucratividade seria obtida somente a partir do terceiro ano de operação. |
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Henriques, Sabrina SchnorrLopes, Fernando Dias2022-05-17T04:48:38Z2019http://hdl.handle.net/10183/238694001108642Esta pesquisa versa sobre a análise de viabilidade da abertura de uma creche bilíngue na cidade de Guaíba/RS, uma carência verificada na rede de ensino do município. A abordagem deste tema justifica-se pela importância do idioma inglês no cenário mundial, sobretudo no que tange ao mercado de trabalho. Na fase inicial do estudo, verificou-se que a idade ideal para iniciar o aprendizado de uma segunda língua é até os sete anos. A metodologia científica desta pesquisa tem caráter exploratório, na investigação bibliográfica acerca dos conceitos do Plano de Negócios, e descritivo, com abordagem quanti e qualitativa no tocante à análise e interpretação dos dados obtidos a partir de questionário aplicado junto ao público-alvo. Também foram realizadas observações in loco em instituições de ensino que já implementaram o ensino bilíngue, além de pesquisa documental sobre legislações que regulamentam esse tipo de empreendimento e cenário sociodemográfico de Guaíba. Além disso, foram feitos levantamentos de custos fixos e variáveis, bem como estimativas do investimento inicial. Os resultados dos indicadores financeiros e análise de mercado apontam para a viabilidade do empreendimento num cenário otimista, projetado a partir da previsão de receitas e despesas nos cinco primeiros anos do negócio. Considerando-se um cenário realista, os indicadores também apontam para a viabilidade, embora com uma margem de lucro menor. Já num cenário pessimista, a lucratividade seria obtida somente a partir do terceiro ano de operação.This research thesis discuss a feasibility study of a bilingual preschool in the city of Guaíba, Rio Grande do Sul, which is a verified deficiency of the current schools in the city. This is an important subject to be approached due to the major role English plays in a globalised world, including the job market. On the study initial phase, it was discovered that the most suitable age for start learning a second language is up to seven years of age. This thesis uses an exploratory method during the investigation of the business plan, and a descriptive approach with qualitative and quantitative measurements obtained via surveys that were applied with the target audience. It was also performed in loco observations in teaching institutions that already provide bilingual education, and a documentary research regarding the regulation of this kind of development and sociodemographic scenario of Guaíba. The financial results and the market analysis lead to the feasibility of the development on an optimistic scenario, designed based on estimations of expenses and revenue of the five first years of the business. Taking into account a realistic scenario, the indicators also point to the feasible direction, however with a smaller profit margin. On a pessimistic scenario, the profitability would be reached only after the third year of the school's operation.application/pdfporPlano de negóciosViabilidade econômicaEmpreendedorismoBusiness planFeasibility analysisBilingual nurseryPlano de negócios para abertura de uma creche bilíngue em Guaíbainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2019/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001108642.pdf.txt001108642.pdf.txtExtracted Texttext/plain113551http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238694/2/001108642.pdf.txtc93f5bbc919cf181bbc4067002733d4aMD52ORIGINAL001108642.pdfTexto completoapplication/pdf5270527http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238694/1/001108642.pdfaed5c8452aec496680f028d50faa4537MD5110183/2386942023-05-05 03:20:15.429824oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238694Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-05T06:20:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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