Imagens do consumismo na escola : a produtividade da cultura visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/232179 |
Resumo: | O artigo traz elementos para uma discussão sobre a produtividade da conjunção mídia-consumo-espetáculovisibilidades na constituição de sujeitos escolares da era do consumismo, na qual a cultura visual ocupa um lugar proeminente. Subsidio-me de recortes de pesquisas empíricas sobre as conexões entre educação, escola e cultura contemporânea, e lanço mão de evidências pinçadas em um conjunto amplo de dados, análises e reflexões por eles propiciadas. Utilizando-me de ferramentas conceituais da vertente pós-estruturalista dos estudos culturais, procuro expor uma forma de pensar sobre o que se tem denominado cultura da mídia e do consumo, dando destaque ao papel da cultura visual dentro dela e mostrando evidências de sua produtividade na constituição de estudantes afinados com o consumismo. |
id |
UFRGS-2_02bac3084aeaf2662e6bcac03c3d69ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232179 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Marisa Cristina Vorraber2021-11-25T04:37:08Z20121516-6368http://hdl.handle.net/10183/232179000873977O artigo traz elementos para uma discussão sobre a produtividade da conjunção mídia-consumo-espetáculovisibilidades na constituição de sujeitos escolares da era do consumismo, na qual a cultura visual ocupa um lugar proeminente. Subsidio-me de recortes de pesquisas empíricas sobre as conexões entre educação, escola e cultura contemporânea, e lanço mão de evidências pinçadas em um conjunto amplo de dados, análises e reflexões por eles propiciadas. Utilizando-me de ferramentas conceituais da vertente pós-estruturalista dos estudos culturais, procuro expor uma forma de pensar sobre o que se tem denominado cultura da mídia e do consumo, dando destaque ao papel da cultura visual dentro dela e mostrando evidências de sua produtividade na constituição de estudantes afinados com o consumismo.The article provides elements for a discussion about the productivity of media, consumption, spectacle and visibility conjunction in the shapping of school subjects in the consumerism age, in which visual culture is significantly prominent. The paper draw on empirical research snippets about the connections between education, school and contemporary culture, and make use of evidences picked out from a large set of data, analyses and reflections. Using conception tools of the poststructuralist Cultural Studies, I seek to provide a way of thinking about what has been called media and consumer culture, and I highlight the role of the visual culture in it, giving evidence of its productivity in the shape of students in line with consumerism.application/pdfporInstrumento : revista de estudo e pesquisa em educação. Juiz de Fora, MG. Vol. 14, n. 2 (jul./dez. 2012), p. 263-272Cultura visualConsumismoEscolaSchool and consumerismVisual culture and consumerismContemporary culture and schoolImagens do consumismo na escola : a produtividade da cultura visualinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000873977.pdf.txt000873977.pdf.txtExtracted Texttext/plain38352http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232179/2/000873977.pdf.txted47fa0a28e41c5b9ef7428c79a1d20aMD52ORIGINAL000873977.pdfTexto completoapplication/pdf620460http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232179/1/000873977.pdf87af0896863791795447ffb3d5c2757cMD5110183/2321792021-12-06 05:39:38.135942oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232179Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:39:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Imagens do consumismo na escola : a produtividade da cultura visual |
title |
Imagens do consumismo na escola : a produtividade da cultura visual |
spellingShingle |
Imagens do consumismo na escola : a produtividade da cultura visual Costa, Marisa Cristina Vorraber Cultura visual Consumismo Escola School and consumerism Visual culture and consumerism Contemporary culture and school |
title_short |
Imagens do consumismo na escola : a produtividade da cultura visual |
title_full |
Imagens do consumismo na escola : a produtividade da cultura visual |
title_fullStr |
Imagens do consumismo na escola : a produtividade da cultura visual |
title_full_unstemmed |
Imagens do consumismo na escola : a produtividade da cultura visual |
title_sort |
Imagens do consumismo na escola : a produtividade da cultura visual |
author |
Costa, Marisa Cristina Vorraber |
author_facet |
Costa, Marisa Cristina Vorraber |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Marisa Cristina Vorraber |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura visual Consumismo Escola |
topic |
Cultura visual Consumismo Escola School and consumerism Visual culture and consumerism Contemporary culture and school |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School and consumerism Visual culture and consumerism Contemporary culture and school |
description |
O artigo traz elementos para uma discussão sobre a produtividade da conjunção mídia-consumo-espetáculovisibilidades na constituição de sujeitos escolares da era do consumismo, na qual a cultura visual ocupa um lugar proeminente. Subsidio-me de recortes de pesquisas empíricas sobre as conexões entre educação, escola e cultura contemporânea, e lanço mão de evidências pinçadas em um conjunto amplo de dados, análises e reflexões por eles propiciadas. Utilizando-me de ferramentas conceituais da vertente pós-estruturalista dos estudos culturais, procuro expor uma forma de pensar sobre o que se tem denominado cultura da mídia e do consumo, dando destaque ao papel da cultura visual dentro dela e mostrando evidências de sua produtividade na constituição de estudantes afinados com o consumismo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-25T04:37:08Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/232179 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1516-6368 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000873977 |
identifier_str_mv |
1516-6368 000873977 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/232179 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Instrumento : revista de estudo e pesquisa em educação. Juiz de Fora, MG. Vol. 14, n. 2 (jul./dez. 2012), p. 263-272 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232179/2/000873977.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232179/1/000873977.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ed47fa0a28e41c5b9ef7428c79a1d20a 87af0896863791795447ffb3d5c2757c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225043837976576 |