Imagens do consumismo na escola : a produtividade da cultura visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Marisa Cristina Vorraber
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232179
Resumo: O artigo traz elementos para uma discussão sobre a produtividade da conjunção mídia-consumo-espetáculovisibilidades na constituição de sujeitos escolares da era do consumismo, na qual a cultura visual ocupa um lugar proeminente. Subsidio-me de recortes de pesquisas empíricas sobre as conexões entre educação, escola e cultura contemporânea, e lanço mão de evidências pinçadas em um conjunto amplo de dados, análises e reflexões por eles propiciadas. Utilizando-me de ferramentas conceituais da vertente pós-estruturalista dos estudos culturais, procuro expor uma forma de pensar sobre o que se tem denominado cultura da mídia e do consumo, dando destaque ao papel da cultura visual dentro dela e mostrando evidências de sua produtividade na constituição de estudantes afinados com o consumismo.
id UFRGS-2_02bac3084aeaf2662e6bcac03c3d69ee
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232179
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Costa, Marisa Cristina Vorraber2021-11-25T04:37:08Z20121516-6368http://hdl.handle.net/10183/232179000873977O artigo traz elementos para uma discussão sobre a produtividade da conjunção mídia-consumo-espetáculovisibilidades na constituição de sujeitos escolares da era do consumismo, na qual a cultura visual ocupa um lugar proeminente. Subsidio-me de recortes de pesquisas empíricas sobre as conexões entre educação, escola e cultura contemporânea, e lanço mão de evidências pinçadas em um conjunto amplo de dados, análises e reflexões por eles propiciadas. Utilizando-me de ferramentas conceituais da vertente pós-estruturalista dos estudos culturais, procuro expor uma forma de pensar sobre o que se tem denominado cultura da mídia e do consumo, dando destaque ao papel da cultura visual dentro dela e mostrando evidências de sua produtividade na constituição de estudantes afinados com o consumismo.The article provides elements for a discussion about the productivity of media, consumption, spectacle and visibility conjunction in the shapping of school subjects in the consumerism age, in which visual culture is significantly prominent. The paper draw on empirical research snippets about the connections between education, school and contemporary culture, and make use of evidences picked out from a large set of data, analyses and reflections. Using conception tools of the poststructuralist Cultural Studies, I seek to provide a way of thinking about what has been called media and consumer culture, and I highlight the role of the visual culture in it, giving evidence of its productivity in the shape of students in line with consumerism.application/pdfporInstrumento : revista de estudo e pesquisa em educação. Juiz de Fora, MG. Vol. 14, n. 2 (jul./dez. 2012), p. 263-272Cultura visualConsumismoEscolaSchool and consumerismVisual culture and consumerismContemporary culture and schoolImagens do consumismo na escola : a produtividade da cultura visualinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000873977.pdf.txt000873977.pdf.txtExtracted Texttext/plain38352http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232179/2/000873977.pdf.txted47fa0a28e41c5b9ef7428c79a1d20aMD52ORIGINAL000873977.pdfTexto completoapplication/pdf620460http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232179/1/000873977.pdf87af0896863791795447ffb3d5c2757cMD5110183/2321792021-12-06 05:39:38.135942oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232179Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:39:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Imagens do consumismo na escola : a produtividade da cultura visual
title Imagens do consumismo na escola : a produtividade da cultura visual
spellingShingle Imagens do consumismo na escola : a produtividade da cultura visual
Costa, Marisa Cristina Vorraber
Cultura visual
Consumismo
Escola
School and consumerism
Visual culture and consumerism
Contemporary culture and school
title_short Imagens do consumismo na escola : a produtividade da cultura visual
title_full Imagens do consumismo na escola : a produtividade da cultura visual
title_fullStr Imagens do consumismo na escola : a produtividade da cultura visual
title_full_unstemmed Imagens do consumismo na escola : a produtividade da cultura visual
title_sort Imagens do consumismo na escola : a produtividade da cultura visual
author Costa, Marisa Cristina Vorraber
author_facet Costa, Marisa Cristina Vorraber
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Marisa Cristina Vorraber
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura visual
Consumismo
Escola
topic Cultura visual
Consumismo
Escola
School and consumerism
Visual culture and consumerism
Contemporary culture and school
dc.subject.eng.fl_str_mv School and consumerism
Visual culture and consumerism
Contemporary culture and school
description O artigo traz elementos para uma discussão sobre a produtividade da conjunção mídia-consumo-espetáculovisibilidades na constituição de sujeitos escolares da era do consumismo, na qual a cultura visual ocupa um lugar proeminente. Subsidio-me de recortes de pesquisas empíricas sobre as conexões entre educação, escola e cultura contemporânea, e lanço mão de evidências pinçadas em um conjunto amplo de dados, análises e reflexões por eles propiciadas. Utilizando-me de ferramentas conceituais da vertente pós-estruturalista dos estudos culturais, procuro expor uma forma de pensar sobre o que se tem denominado cultura da mídia e do consumo, dando destaque ao papel da cultura visual dentro dela e mostrando evidências de sua produtividade na constituição de estudantes afinados com o consumismo.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-25T04:37:08Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/232179
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-6368
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000873977
identifier_str_mv 1516-6368
000873977
url http://hdl.handle.net/10183/232179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Instrumento : revista de estudo e pesquisa em educação. Juiz de Fora, MG. Vol. 14, n. 2 (jul./dez. 2012), p. 263-272
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232179/2/000873977.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232179/1/000873977.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ed47fa0a28e41c5b9ef7428c79a1d20a
87af0896863791795447ffb3d5c2757c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225043837976576