As motivações dos torcedores para repetidas compras de camisas oficiais de clubes de futebol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal Junior, Ronaldo Luiz Souza
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/194927
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo estabelecer as motivações que levam os torcedores a comprar repetidamente camisas oficiais de clubes de futebol. Como fundamentação para a pesquisa, foram estudados hábitos de consumo, lealdade e motivação para a compra, sempre de forma relacionada ao futebol, seus torcedores e à camisa oficial do clube. Para tanto, a metodologia utilizada partiu da realização de uma pesquisa quantitativa através de um questionário, que obteve 123 respostas. Os resultados mostraram, independente do clube para qual torce, seja Grêmio ou Internacional, que o torcedor é leal e essa lealdade é representada na forma de compra de produtos oficiais do clube, sendo o principal deles a camisa oficial. Assim, a grande maioria já realizou a compra de alguma camisa oficial de seu time e mais da metade deles pretende comprar um novo modelo em um prazo inferior a um ano. Foi possível perceber que, quanto mais leal este torcedor for, maior será sua motivação para a compra de produtos oficiais relacionados ao clube e, consequentemente à camisa oficial.
id UFRGS-2_02bf86873d88d76e415f62910585573e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194927
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Leal Junior, Ronaldo Luiz SouzaCallegaro-de-Menezes, Daniela2019-06-01T02:39:49Z2018http://hdl.handle.net/10183/194927001091803O presente trabalho tem por objetivo estabelecer as motivações que levam os torcedores a comprar repetidamente camisas oficiais de clubes de futebol. Como fundamentação para a pesquisa, foram estudados hábitos de consumo, lealdade e motivação para a compra, sempre de forma relacionada ao futebol, seus torcedores e à camisa oficial do clube. Para tanto, a metodologia utilizada partiu da realização de uma pesquisa quantitativa através de um questionário, que obteve 123 respostas. Os resultados mostraram, independente do clube para qual torce, seja Grêmio ou Internacional, que o torcedor é leal e essa lealdade é representada na forma de compra de produtos oficiais do clube, sendo o principal deles a camisa oficial. Assim, a grande maioria já realizou a compra de alguma camisa oficial de seu time e mais da metade deles pretende comprar um novo modelo em um prazo inferior a um ano. Foi possível perceber que, quanto mais leal este torcedor for, maior será sua motivação para a compra de produtos oficiais relacionados ao clube e, consequentemente à camisa oficial.This study aims to establish the motivations that encourage supporters to buy official football club jerseys repeatedly. As reasons for the research, habits of consumption, loyalty and motivation to buy were studied, always in a way related to football, its fans and the club's official jersey. Therefore, the methodology used was based on a quantitative survey through a questionnaire, which obtained 123 responses. The results showed that, regardless of which club, whether it is Grêmio or Internacional, that the supporter is loyal and this loyalty is represented in the way of buying the official products of the club, the main one the official jersey. So the vast majority have already purchased some club's official jersey and more than half of them intend to buy a new model in less than a year. It was possible to realize that the more loyal this fan is, greater will be his motivation for purchase official products related to the club and, consequently, the official shirt.application/pdfporComportamento do consumidorDecisão de compraMotivaçãoClube de futebolLoyaltyFootball supporterMotivation to buyAs motivações dos torcedores para repetidas compras de camisas oficiais de clubes de futebolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2018/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001091803.pdf.txt001091803.pdf.txtExtracted Texttext/plain105441http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194927/2/001091803.pdf.txt940fdf9258a71b21ca055db3b89beaedMD52ORIGINAL001091803.pdfTexto completoapplication/pdf819341http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194927/1/001091803.pdffe2406da73bb7ca30335014d2cb471baMD5110183/1949272019-06-02 02:38:53.578186oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194927Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-02T05:38:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As motivações dos torcedores para repetidas compras de camisas oficiais de clubes de futebol
title As motivações dos torcedores para repetidas compras de camisas oficiais de clubes de futebol
spellingShingle As motivações dos torcedores para repetidas compras de camisas oficiais de clubes de futebol
Leal Junior, Ronaldo Luiz Souza
Comportamento do consumidor
Decisão de compra
Motivação
Clube de futebol
Loyalty
Football supporter
Motivation to buy
title_short As motivações dos torcedores para repetidas compras de camisas oficiais de clubes de futebol
title_full As motivações dos torcedores para repetidas compras de camisas oficiais de clubes de futebol
title_fullStr As motivações dos torcedores para repetidas compras de camisas oficiais de clubes de futebol
title_full_unstemmed As motivações dos torcedores para repetidas compras de camisas oficiais de clubes de futebol
title_sort As motivações dos torcedores para repetidas compras de camisas oficiais de clubes de futebol
author Leal Junior, Ronaldo Luiz Souza
author_facet Leal Junior, Ronaldo Luiz Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal Junior, Ronaldo Luiz Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Callegaro-de-Menezes, Daniela
contributor_str_mv Callegaro-de-Menezes, Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Decisão de compra
Motivação
Clube de futebol
topic Comportamento do consumidor
Decisão de compra
Motivação
Clube de futebol
Loyalty
Football supporter
Motivation to buy
dc.subject.eng.fl_str_mv Loyalty
Football supporter
Motivation to buy
description O presente trabalho tem por objetivo estabelecer as motivações que levam os torcedores a comprar repetidamente camisas oficiais de clubes de futebol. Como fundamentação para a pesquisa, foram estudados hábitos de consumo, lealdade e motivação para a compra, sempre de forma relacionada ao futebol, seus torcedores e à camisa oficial do clube. Para tanto, a metodologia utilizada partiu da realização de uma pesquisa quantitativa através de um questionário, que obteve 123 respostas. Os resultados mostraram, independente do clube para qual torce, seja Grêmio ou Internacional, que o torcedor é leal e essa lealdade é representada na forma de compra de produtos oficiais do clube, sendo o principal deles a camisa oficial. Assim, a grande maioria já realizou a compra de alguma camisa oficial de seu time e mais da metade deles pretende comprar um novo modelo em um prazo inferior a um ano. Foi possível perceber que, quanto mais leal este torcedor for, maior será sua motivação para a compra de produtos oficiais relacionados ao clube e, consequentemente à camisa oficial.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-01T02:39:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/194927
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001091803
url http://hdl.handle.net/10183/194927
identifier_str_mv 001091803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194927/2/001091803.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194927/1/001091803.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 940fdf9258a71b21ca055db3b89beaed
fe2406da73bb7ca30335014d2cb471ba
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224574268866560