Desenvolvimento de uma coleção de estampas como forma de propagação de mensagens positivas através do vestuário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/245346 |
Resumo: | Tendo em vista o presente momento em que este Trabalho de Conclusão foi redigido, logo após dois anos de pandemia da COVID-19, e os aumentos de casos referentes à saúde mental, pesquisou-se sobre o uso do design como propagador de mensagens positivas e a influência dessas mensagens no cotidiano, a fim de desenvolver uma coleção de estampas para serem aplicadas em peças de roupa, com o propósito de transmitir essas mensagens a quem tiver contato com elas. Para tanto, foi necessário identificar estratégias visuais de influência ao bem-estar, pesquisar e conhecer histórias, mensagens, textos, citações, que tragam em seus temas palavras positivas, entender o conceito e aplicação do design emocional e estudar sobre tecidos, design de superfície e estamparia. Realizou-se, então, um projeto guiado por uma metodologia desenvolvida e adaptada com base na metodologia de Munari e nos trabalhos do autor Seivewright e das professoras Cardoso e Picoli, que aplicaram a metologia de Munari a uma disciplina de Design de Superfície. A partir desses autores gerou-se uma metodologia de 12 etapas. Dentre elas, estão a definição do problema, coleta e análise de dados, criatividade, materiais e tecnologia, e o desenvolvimento da solução final. A partir disso, gerou-se uma coleção composta de três estampas com diferentes temáticas, sendo elas: boas novas, identidade e paz. As estampas foram desenvolvidas com o auxílio da pesquisa teórica, na qual se analisou a situação presente, teorias do design emocional e psicologia das cores, coleta e análise de dados com o usuário, análise de similares e busca de referências. Por fim, ao final do projeto, foi possível aplicar essas estampas em modelos físicos através de peças da marca Zo3, a qual aplicará o projeto em sua coleção futura. |
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Lara, Julia GiaretaPereira, Priscila Zavadil2022-07-22T04:55:09Z2022http://hdl.handle.net/10183/245346001145662Tendo em vista o presente momento em que este Trabalho de Conclusão foi redigido, logo após dois anos de pandemia da COVID-19, e os aumentos de casos referentes à saúde mental, pesquisou-se sobre o uso do design como propagador de mensagens positivas e a influência dessas mensagens no cotidiano, a fim de desenvolver uma coleção de estampas para serem aplicadas em peças de roupa, com o propósito de transmitir essas mensagens a quem tiver contato com elas. Para tanto, foi necessário identificar estratégias visuais de influência ao bem-estar, pesquisar e conhecer histórias, mensagens, textos, citações, que tragam em seus temas palavras positivas, entender o conceito e aplicação do design emocional e estudar sobre tecidos, design de superfície e estamparia. Realizou-se, então, um projeto guiado por uma metodologia desenvolvida e adaptada com base na metodologia de Munari e nos trabalhos do autor Seivewright e das professoras Cardoso e Picoli, que aplicaram a metologia de Munari a uma disciplina de Design de Superfície. A partir desses autores gerou-se uma metodologia de 12 etapas. Dentre elas, estão a definição do problema, coleta e análise de dados, criatividade, materiais e tecnologia, e o desenvolvimento da solução final. A partir disso, gerou-se uma coleção composta de três estampas com diferentes temáticas, sendo elas: boas novas, identidade e paz. As estampas foram desenvolvidas com o auxílio da pesquisa teórica, na qual se analisou a situação presente, teorias do design emocional e psicologia das cores, coleta e análise de dados com o usuário, análise de similares e busca de referências. Por fim, ao final do projeto, foi possível aplicar essas estampas em modelos físicos através de peças da marca Zo3, a qual aplicará o projeto em sua coleção futura.Considering the current moment in which this Undergraduate Thesis was written, just after two years of the COVID-19 pandemic, and the increases in cases related to mental health, research was carried out on the use of design as a positive messanger propagator and the influence of these messages in everyday life, in order to develop a collection of prints to be applied to clothing, with the purpose of transmitting these messages to those who have contact with the pieces. Therefore, it was necessary to identify visual strategies to influence well-being, research and learn about stories, messages, texts, quotes that bring positive words in their themes, understand the concept and application of emotional design and study about fabrics, surface design and stamping. A project was then carried out guided by a methodology developed and adapted based on Munari's methodology and on the work of the author Seivewright and professors Cardoso and Picoli, who applied Munari's methodology to a Surface Design discipline. Based on these authors, a 12-step methodology was generated. Among them are the definition of the problem, collection and analysis of data, creativity, materials and technology, and the development of the final solution. From this, a collection was generated composed of three prints with different themes, namely: good news, identity and peace. The prints were developed with the help of theoretical research, which analyzed the present situation, theories of emotional design and color psychology, data collection and analysis with the user, analysis of similar ones and search for references. Finally, at the end of the project, it was possible to apply these prints in physical models through pieces of the Zo3 brand, which will apply the project in its future collection.application/pdfporDesign de superfícieEstampariaVestuárioSurface designPrintClothingPositive messagesDesenvolvimento de uma coleção de estampas como forma de propagação de mensagens positivas através do vestuárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2022Design Visualgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145662.pdf.txt001145662.pdf.txtExtracted Texttext/plain194055http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245346/2/001145662.pdf.txt8224b8efa868e1224430735751d2063fMD52ORIGINAL001145662.pdfTexto completoapplication/pdf17847490http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245346/1/001145662.pdf0f74181ed631aaf0929b6906d8786445MD5110183/2453462022-07-23 05:05:28.980985oai:www.lume.ufrgs.br:10183/245346Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-23T08:05:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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