Desenvolvimento de uma coleção de estampas como forma de propagação de mensagens positivas através do vestuário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lara, Julia Giareta
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/245346
Resumo: Tendo em vista o presente momento em que este Trabalho de Conclusão foi redigido, logo após dois anos de pandemia da COVID-19, e os aumentos de casos referentes à saúde mental, pesquisou-se sobre o uso do design como propagador de mensagens positivas e a influência dessas mensagens no cotidiano, a fim de desenvolver uma coleção de estampas para serem aplicadas em peças de roupa, com o propósito de transmitir essas mensagens a quem tiver contato com elas. Para tanto, foi necessário identificar estratégias visuais de influência ao bem-estar, pesquisar e conhecer histórias, mensagens, textos, citações, que tragam em seus temas palavras positivas, entender o conceito e aplicação do design emocional e estudar sobre tecidos, design de superfície e estamparia. Realizou-se, então, um projeto guiado por uma metodologia desenvolvida e adaptada com base na metodologia de Munari e nos trabalhos do autor Seivewright e das professoras Cardoso e Picoli, que aplicaram a metologia de Munari a uma disciplina de Design de Superfície. A partir desses autores gerou-se uma metodologia de 12 etapas. Dentre elas, estão a definição do problema, coleta e análise de dados, criatividade, materiais e tecnologia, e o desenvolvimento da solução final. A partir disso, gerou-se uma coleção composta de três estampas com diferentes temáticas, sendo elas: boas novas, identidade e paz. As estampas foram desenvolvidas com o auxílio da pesquisa teórica, na qual se analisou a situação presente, teorias do design emocional e psicologia das cores, coleta e análise de dados com o usuário, análise de similares e busca de referências. Por fim, ao final do projeto, foi possível aplicar essas estampas em modelos físicos através de peças da marca Zo3, a qual aplicará o projeto em sua coleção futura.
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