Mensuração e avaliação de resultados comunicacionais no cenário brasileiro de Relações Públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gabriela Mello dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259236
Resumo: Este estudo trata de uma pesquisa de caráter exploratório sobre os processos de mensuração de resultados em relações públicas. Tendo em mente as transformações do mercado e o foco no retorno sobre o investimento como regra geral, o objetivo principal deste trabalho de conclusão de curso foi analisar os processos de mensuração e avaliação das ações comunicacionais, dentre os profissionais de relações públicas que atuam no mercado brasileiro. O estudo fez uso dos métodos de pesquisa bibliográfica e de pesquisa de campo, além de aplicar como técnica de coleta o questionário e dados secundários. Como principais bases, se apoiou na teoria de Simões (2001) e Grunig e França (2009) em busca de construir o perfil do profissional de relações públicas. A fim de apresentar uma linha do tempo acerca do que existe na área em termos de mensuração, foi utilizada a teoria de Galerani (2006). Por fim, em busca de apresentar a mensuração em comunicação na modernidade, a monografia debruçou-se em Yanaze (2007). No que tange aos resultados alcançados, foi possível perceber uma dificuldade maior nas áreas de relacionamento para mensurar e comprovar o retorno de suas ações, em relação a outras áreas de atuação dos profissionais de relações públicas que estão mais próximas do marketing. Além disso, foi notada uma defasagem na teoria de relações públicas, no que diz respeito ao fornecimento de bases práticas para a avaliação em comunicação.
id UFRGS-2_03136a516fc00a37e9b41f32a306d58a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259236
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Gabriela Mello dosNunes, Ana Karin2023-06-21T03:31:24Z2023http://hdl.handle.net/10183/259236001171039Este estudo trata de uma pesquisa de caráter exploratório sobre os processos de mensuração de resultados em relações públicas. Tendo em mente as transformações do mercado e o foco no retorno sobre o investimento como regra geral, o objetivo principal deste trabalho de conclusão de curso foi analisar os processos de mensuração e avaliação das ações comunicacionais, dentre os profissionais de relações públicas que atuam no mercado brasileiro. O estudo fez uso dos métodos de pesquisa bibliográfica e de pesquisa de campo, além de aplicar como técnica de coleta o questionário e dados secundários. Como principais bases, se apoiou na teoria de Simões (2001) e Grunig e França (2009) em busca de construir o perfil do profissional de relações públicas. A fim de apresentar uma linha do tempo acerca do que existe na área em termos de mensuração, foi utilizada a teoria de Galerani (2006). Por fim, em busca de apresentar a mensuração em comunicação na modernidade, a monografia debruçou-se em Yanaze (2007). No que tange aos resultados alcançados, foi possível perceber uma dificuldade maior nas áreas de relacionamento para mensurar e comprovar o retorno de suas ações, em relação a outras áreas de atuação dos profissionais de relações públicas que estão mais próximas do marketing. Além disso, foi notada uma defasagem na teoria de relações públicas, no que diz respeito ao fornecimento de bases práticas para a avaliação em comunicação.The following study encompasses a research on the measurement processes of public relations outcomes. Bearing in mind the market transformations and the focus on return on investment as a general rule, the main objective of this graduation thesis was to analyze the measurement and evaluation processes of communication actions among public relations professionals who work in the Brazilian market. The study used the methods of bibliographic research and field research, in addition to applying the questionnaire and secondary data collection technique. As main references, it relied on the theory of Simões (2001) and Grunig and França (2009) in order to construct the profile of the public relations professional. In order to present a timeline of what exists in the area in terms of measurement, Galerani's theory (2006) was used. Finally, in order to present measurement in communication in modern times, the thesis focused on Yanaze (2007). Regarding the results achieved, it was possible to perceive a greater difficulty in the relationship areas to measure and prove the return of their actions, compared to other areas of public relations professionals who are closer to marketing. In addition, a gap was noted in the theory of public relations, regarding the provision of practical bases for evaluation in communication.application/pdfporRelações públicasPerfil profissionalMeasurement of resultsCommunicationReturn on investmentPublic relationsRelationshipMensuração e avaliação de resultados comunicacionais no cenário brasileiro de Relações Públicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2023Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171039.pdf.txt001171039.pdf.txtExtracted Texttext/plain148929http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259236/2/001171039.pdf.txte81d100c9bc1f8c74d69a1dfb3cfd30fMD52ORIGINAL001171039.pdfTexto completoapplication/pdf1315086http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259236/1/001171039.pdf159c62d22dd5d87564e40198f387ee24MD5110183/2592362023-07-24 03:25:14.070996oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259236Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-24T06:25:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mensuração e avaliação de resultados comunicacionais no cenário brasileiro de Relações Públicas
title Mensuração e avaliação de resultados comunicacionais no cenário brasileiro de Relações Públicas
spellingShingle Mensuração e avaliação de resultados comunicacionais no cenário brasileiro de Relações Públicas
Santos, Gabriela Mello dos
Relações públicas
Perfil profissional
Measurement of results
Communication
Return on investment
Public relations
Relationship
title_short Mensuração e avaliação de resultados comunicacionais no cenário brasileiro de Relações Públicas
title_full Mensuração e avaliação de resultados comunicacionais no cenário brasileiro de Relações Públicas
title_fullStr Mensuração e avaliação de resultados comunicacionais no cenário brasileiro de Relações Públicas
title_full_unstemmed Mensuração e avaliação de resultados comunicacionais no cenário brasileiro de Relações Públicas
title_sort Mensuração e avaliação de resultados comunicacionais no cenário brasileiro de Relações Públicas
author Santos, Gabriela Mello dos
author_facet Santos, Gabriela Mello dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Gabriela Mello dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Ana Karin
contributor_str_mv Nunes, Ana Karin
dc.subject.por.fl_str_mv Relações públicas
Perfil profissional
topic Relações públicas
Perfil profissional
Measurement of results
Communication
Return on investment
Public relations
Relationship
dc.subject.eng.fl_str_mv Measurement of results
Communication
Return on investment
Public relations
Relationship
description Este estudo trata de uma pesquisa de caráter exploratório sobre os processos de mensuração de resultados em relações públicas. Tendo em mente as transformações do mercado e o foco no retorno sobre o investimento como regra geral, o objetivo principal deste trabalho de conclusão de curso foi analisar os processos de mensuração e avaliação das ações comunicacionais, dentre os profissionais de relações públicas que atuam no mercado brasileiro. O estudo fez uso dos métodos de pesquisa bibliográfica e de pesquisa de campo, além de aplicar como técnica de coleta o questionário e dados secundários. Como principais bases, se apoiou na teoria de Simões (2001) e Grunig e França (2009) em busca de construir o perfil do profissional de relações públicas. A fim de apresentar uma linha do tempo acerca do que existe na área em termos de mensuração, foi utilizada a teoria de Galerani (2006). Por fim, em busca de apresentar a mensuração em comunicação na modernidade, a monografia debruçou-se em Yanaze (2007). No que tange aos resultados alcançados, foi possível perceber uma dificuldade maior nas áreas de relacionamento para mensurar e comprovar o retorno de suas ações, em relação a outras áreas de atuação dos profissionais de relações públicas que estão mais próximas do marketing. Além disso, foi notada uma defasagem na teoria de relações públicas, no que diz respeito ao fornecimento de bases práticas para a avaliação em comunicação.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-21T03:31:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/259236
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001171039
url http://hdl.handle.net/10183/259236
identifier_str_mv 001171039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259236/2/001171039.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259236/1/001171039.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e81d100c9bc1f8c74d69a1dfb3cfd30f
159c62d22dd5d87564e40198f387ee24
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224661773582336