Gênero e estudos culturais : uma análise da série Orphan Black

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ranzi, Thais Cristine
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147512
Resumo: Este trabalho procurou analisar, através dos estudos culturais e de recepção, utilizando como metodologia o Circuito Cultural de Richard Johnson, o seriado de drama e ficção científica Orphan Black. A trama conta com o protagonismo de mulheres de fortes e distintas personalidades, o que confere à história um viés feminista. Buscou-se compreender o contexto de produção do seriado, interligando-o à análise dos episódios enquanto textos e, posteriormente, à análise de recepção. Esta, por sua vez, foi feita a partir de comentários reproduzidos pelos espectadores do programa na rede social Twitter, durante a transmissão do episódio de estreia da quarta temporada. Foram investigados os modos de decodificação do produto por parte destes receptores, principalmente nos aspectos que tangem uma representação da identidade de gênero.
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