Game mods : novas perspectivas no cenário de jogos eletrônicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/178760 |
Resumo: | Apesar do grande interesse da academia pela área dos jogos eletrônicos, nem todas as suas ramificações recebem o mesmo nível de atenção. Os game mods, ou “modificações em jogos”, possivelmente devido a sua ainda curta trajetória e apenas recente popularidade, constituem um exemplo destas subáreas ainda pouco estudadas, porém de grande importância. Através da análise dos principais trabalhos acadêmicos existentes sobre game mods, este artigo tem por objetivo apresentar ao leitor uma breve explanação sobre um tema cuja literatura ainda é escassa, especialmente em língua portuguesa. Ao fornecer um panorama geral, introdutório, do que exatamente são game mods, quais suas origens, e qual sua importância para indústria e academia, se espera estimular o estudo de um tópico não só atual, mas também que possui grande potencial de disrupção a uma indústria que se torna cada vez mais significativa econômica e socialmente. |
id |
UFRGS-2_0346627ca16cbaf9eef366df9c833a19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/178760 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Leônidas SoaresLinden, Júlio Carlos de Souza van derBernardes, Mauricio Moreira e Silva2018-05-25T11:11:13Z2018http://hdl.handle.net/10183/178760001063303Apesar do grande interesse da academia pela área dos jogos eletrônicos, nem todas as suas ramificações recebem o mesmo nível de atenção. Os game mods, ou “modificações em jogos”, possivelmente devido a sua ainda curta trajetória e apenas recente popularidade, constituem um exemplo destas subáreas ainda pouco estudadas, porém de grande importância. Através da análise dos principais trabalhos acadêmicos existentes sobre game mods, este artigo tem por objetivo apresentar ao leitor uma breve explanação sobre um tema cuja literatura ainda é escassa, especialmente em língua portuguesa. Ao fornecer um panorama geral, introdutório, do que exatamente são game mods, quais suas origens, e qual sua importância para indústria e academia, se espera estimular o estudo de um tópico não só atual, mas também que possui grande potencial de disrupção a uma indústria que se torna cada vez mais significativa econômica e socialmente.application/pdfporLinden, Júlio Carlos de Souza van der; Bruscato, Underléa Miotto; Bernardes, Mauricio Moreira e Silva (Orgs.). Design em pesquisa : vol 2. Porto Alegre : Marcavisual, 2018. p. 379-394Design de jogosJogos eletrônicosJogos digitaisGame mods : novas perspectivas no cenário de jogos eletrônicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001063303.pdf001063303.pdfCapítuloapplication/pdf508285http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178760/1/001063303.pdfa1d046fa119fac3bdd5b5d3f8d2ffa6fMD51TEXT001063303.pdf.txt001063303.pdf.txtExtracted Texttext/plain39704http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178760/2/001063303.pdf.txt9c7b7fcebdb64d8f6a8c21ae174d052aMD5210183/1787602023-01-05 06:03:34.617131oai:www.lume.ufrgs.br:10183/178760Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-05T08:03:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Game mods : novas perspectivas no cenário de jogos eletrônicos |
title |
Game mods : novas perspectivas no cenário de jogos eletrônicos |
spellingShingle |
Game mods : novas perspectivas no cenário de jogos eletrônicos Pereira, Leônidas Soares Design de jogos Jogos eletrônicos Jogos digitais |
title_short |
Game mods : novas perspectivas no cenário de jogos eletrônicos |
title_full |
Game mods : novas perspectivas no cenário de jogos eletrônicos |
title_fullStr |
Game mods : novas perspectivas no cenário de jogos eletrônicos |
title_full_unstemmed |
Game mods : novas perspectivas no cenário de jogos eletrônicos |
title_sort |
Game mods : novas perspectivas no cenário de jogos eletrônicos |
author |
Pereira, Leônidas Soares |
author_facet |
Pereira, Leônidas Soares Linden, Júlio Carlos de Souza van der Bernardes, Mauricio Moreira e Silva |
author_role |
author |
author2 |
Linden, Júlio Carlos de Souza van der Bernardes, Mauricio Moreira e Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Leônidas Soares Linden, Júlio Carlos de Souza van der Bernardes, Mauricio Moreira e Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design de jogos Jogos eletrônicos Jogos digitais |
topic |
Design de jogos Jogos eletrônicos Jogos digitais |
description |
Apesar do grande interesse da academia pela área dos jogos eletrônicos, nem todas as suas ramificações recebem o mesmo nível de atenção. Os game mods, ou “modificações em jogos”, possivelmente devido a sua ainda curta trajetória e apenas recente popularidade, constituem um exemplo destas subáreas ainda pouco estudadas, porém de grande importância. Através da análise dos principais trabalhos acadêmicos existentes sobre game mods, este artigo tem por objetivo apresentar ao leitor uma breve explanação sobre um tema cuja literatura ainda é escassa, especialmente em língua portuguesa. Ao fornecer um panorama geral, introdutório, do que exatamente são game mods, quais suas origens, e qual sua importância para indústria e academia, se espera estimular o estudo de um tópico não só atual, mas também que possui grande potencial de disrupção a uma indústria que se torna cada vez mais significativa econômica e socialmente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-25T11:11:13Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/178760 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001063303 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/178760 |
identifier_str_mv |
001063303 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Linden, Júlio Carlos de Souza van der; Bruscato, Underléa Miotto; Bernardes, Mauricio Moreira e Silva (Orgs.). Design em pesquisa : vol 2. Porto Alegre : Marcavisual, 2018. p. 379-394 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178760/1/001063303.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178760/2/001063303.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a1d046fa119fac3bdd5b5d3f8d2ffa6f 9c7b7fcebdb64d8f6a8c21ae174d052a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224944569286656 |