Percepção de volume na geometria espacial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/277539 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar a evolução da percepção de volume de alunos do terceiro ano do ensino médio por meio da “atividade perceptiva”, que anteriormente foi estudada por Piaget e Lovell. Esta pesquisa visa abordar a matemática por fora do âmbito abstrato e foca no físico/concreto e também investigar se conhecimentos prévios de geometria espacial influenciam nesta percepção. A prática abordada neste trabalho foi feita em duas partes. A primeira foi constituída por um questionário sobre os conhecimentos destes alunos acerca da geometria espacial. A segunda envolveu uma atividade na qual foi proposta a transferência de água de garrafas de vidro para um cubo de acrílico, para analisar a noção de volume pelo aspecto visual por meio de quatro momentos: observação do cubo, das garrafas, transferência da água e por fim examinar o cubo novamente. A investigação se assemelha aos estudos de Piaget e Lovell com ênfase em experimentos feitos por Lovell. Conclui-se que os conhecimentos de geometria espacial dos alunos influenciam na evolução da atividade perceptiva. |
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Lopes, Lorenzo Soares MacedoBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2024-08-23T06:29:16Z2024http://hdl.handle.net/10183/277539001208534Este trabalho tem como objetivo analisar a evolução da percepção de volume de alunos do terceiro ano do ensino médio por meio da “atividade perceptiva”, que anteriormente foi estudada por Piaget e Lovell. Esta pesquisa visa abordar a matemática por fora do âmbito abstrato e foca no físico/concreto e também investigar se conhecimentos prévios de geometria espacial influenciam nesta percepção. A prática abordada neste trabalho foi feita em duas partes. A primeira foi constituída por um questionário sobre os conhecimentos destes alunos acerca da geometria espacial. A segunda envolveu uma atividade na qual foi proposta a transferência de água de garrafas de vidro para um cubo de acrílico, para analisar a noção de volume pelo aspecto visual por meio de quatro momentos: observação do cubo, das garrafas, transferência da água e por fim examinar o cubo novamente. A investigação se assemelha aos estudos de Piaget e Lovell com ênfase em experimentos feitos por Lovell. Conclui-se que os conhecimentos de geometria espacial dos alunos influenciam na evolução da atividade perceptiva.The aim of this work is to analyze the evolution of volume perception in third-year high school students through "perceptual activity", which was previously studied by Piaget and Lovell. This research aims to approach mathematics outside the abstract realm and focus on the physical/concrete and also to investigate whether previous knowledge of spatial geometry influences this perception. The practice addressed in this work was carried out in two parts. The first consisted of a questionnaire about the students' knowledge of spatial geometry. The second involved an activity in which the students were asked to transfer water from glass bottles to an acrylic cube, in order to analyze the notion of volume visually through four moments: observing the cube, the bottles, transferring the water and finally examining the cube again. The investigation is similar to the studies of Piaget and Lovell, with an emphasis on experiments carried out by Lovell. It is concluded that students' knowledge of spatial geometry influences the development of perceptual activity.application/pdfporGeometria espacialPercepção de volumeSpatial geometryPerceptual activityVolume perceptionPercepção de volume na geometria espacialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2024Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001208534.pdf.txt001208534.pdf.txtExtracted Texttext/plain101696http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277539/2/001208534.pdf.txt102f6a269d520394275ac6a1851aaffdMD52ORIGINAL001208534.pdfTexto completoapplication/pdf3722019http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277539/1/001208534.pdfdeaafce3e0d129bdd44a0080422fe62aMD5110183/2775392024-08-24 06:42:06.798797oai:www.lume.ufrgs.br:10183/277539Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-08-24T09:42:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Este trabalho tem como objetivo analisar a evolução da percepção de volume de alunos do terceiro ano do ensino médio por meio da “atividade perceptiva”, que anteriormente foi estudada por Piaget e Lovell. Esta pesquisa visa abordar a matemática por fora do âmbito abstrato e foca no físico/concreto e também investigar se conhecimentos prévios de geometria espacial influenciam nesta percepção. A prática abordada neste trabalho foi feita em duas partes. A primeira foi constituída por um questionário sobre os conhecimentos destes alunos acerca da geometria espacial. A segunda envolveu uma atividade na qual foi proposta a transferência de água de garrafas de vidro para um cubo de acrílico, para analisar a noção de volume pelo aspecto visual por meio de quatro momentos: observação do cubo, das garrafas, transferência da água e por fim examinar o cubo novamente. A investigação se assemelha aos estudos de Piaget e Lovell com ênfase em experimentos feitos por Lovell. Conclui-se que os conhecimentos de geometria espacial dos alunos influenciam na evolução da atividade perceptiva. |
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