Percepção de volume na geometria espacial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Lorenzo Soares Macedo
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/277539
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a evolução da percepção de volume de alunos do terceiro ano do ensino médio por meio da “atividade perceptiva”, que anteriormente foi estudada por Piaget e Lovell. Esta pesquisa visa abordar a matemática por fora do âmbito abstrato e foca no físico/concreto e também investigar se conhecimentos prévios de geometria espacial influenciam nesta percepção. A prática abordada neste trabalho foi feita em duas partes. A primeira foi constituída por um questionário sobre os conhecimentos destes alunos acerca da geometria espacial. A segunda envolveu uma atividade na qual foi proposta a transferência de água de garrafas de vidro para um cubo de acrílico, para analisar a noção de volume pelo aspecto visual por meio de quatro momentos: observação do cubo, das garrafas, transferência da água e por fim examinar o cubo novamente. A investigação se assemelha aos estudos de Piaget e Lovell com ênfase em experimentos feitos por Lovell. Conclui-se que os conhecimentos de geometria espacial dos alunos influenciam na evolução da atividade perceptiva.
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