O poeta, a fascinação e a morte : a iconografia de Orfeu na cerâmica grega do período clássico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/277400 |
Resumo: | Orfeu foi uma das personagens míticas mais complexas que povoaram o imaginário cultural do mundo helênico. As tradições associadas com esse herói são numerosas e os atributos que o compõem são singulares. Orfeu pode ser compreendido simultaneamente como um músico dotado de poderes fantásticos; como um herói épico que participa da jornada dos Argonautas; e como um profeta responsável pela difusão de novas práticas religiosas, avessas à religião cívica. Essa pesquisa investiga como a figura de Orfeu é constituída se utilizando de dois conjuntos distintos de fontes: um literário, e outro iconográfico. As fontes literárias selecionadas incluem as ocorrências do nome de Orfeu e alusões à sua figura na poesia mélica arcaica, no teatro do século V a.C. e no poema épico "Argonáuticas". Para as fontes iconográficas, foram utilizados 12 vasos de produção ática do século V a.C., pintados com técnica de figuras vermelhas e que apresentam figuração de Orfeu em sua decoração. A análise de ambos conjuntos documentais buscou compreender como ocorre a caracterização de Orfeu no Período Clássico através da apreensão dos aspectos e temas míticos abordados e privilegiados por poetas, dramaturgos e artesãos ceramistas. De forma que observou-se uma distinção entre os temas e atributos privilegiados entre os dois conjuntos de fontes. Havendo indícios de que ambas as tradições tenham se desenvolvido de forma simultânea, mas paralela. Orpheus was one of the most complex mythical characters that populated the imaginary of the Hellenic world. The lore associated with this hero is large and his attributes are unique. Orpheus can be understood simultaneously as a musician endowed with fantastic powers; as an epic hero who takes part in the journey of the Argonauts; and as a prophet responsible for the spreading of new religious practices opposite to civic religion. This research investigates how Orpheus's character is constituted by using two distinct sets of sources: a literary, and an iconographic one. Selected literary sources include the occurrences of Orpheus’s name and references to his figure in archaic Melic poetry, in the drama of the 5th century b.C. and in the epic poem "Argonautics". For the iconographic sources were used 12 vases of Attic production from the 5th century b.C., painted with the red-figure technique and that shows images of Orpheus in their decoration. The analysis of both documentary sets sought to understand how the characterization of Orpheus occurs in the Classical Period through the apprehension of its aspects and the mythical themes addressed and privileged by poets, playwrights and ceramic painters. Therefore, a distinction was observed between the themes and attributes privileged between the two sets of sources. There is evidence that both traditions have developed simultaneously, but in parallel. |
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Karoly, Johann KreyVargas, Anderson ZalewskiPozzer, Katia Maria Paim2024-08-16T05:50:27Z2024http://hdl.handle.net/10183/277400001209674Orfeu foi uma das personagens míticas mais complexas que povoaram o imaginário cultural do mundo helênico. As tradições associadas com esse herói são numerosas e os atributos que o compõem são singulares. Orfeu pode ser compreendido simultaneamente como um músico dotado de poderes fantásticos; como um herói épico que participa da jornada dos Argonautas; e como um profeta responsável pela difusão de novas práticas religiosas, avessas à religião cívica. Essa pesquisa investiga como a figura de Orfeu é constituída se utilizando de dois conjuntos distintos de fontes: um literário, e outro iconográfico. As fontes literárias selecionadas incluem as ocorrências do nome de Orfeu e alusões à sua figura na poesia mélica arcaica, no teatro do século V a.C. e no poema épico "Argonáuticas". Para as fontes iconográficas, foram utilizados 12 vasos de produção ática do século V a.C., pintados com técnica de figuras vermelhas e que apresentam figuração de Orfeu em sua decoração. A análise de ambos conjuntos documentais buscou compreender como ocorre a caracterização de Orfeu no Período Clássico através da apreensão dos aspectos e temas míticos abordados e privilegiados por poetas, dramaturgos e artesãos ceramistas. De forma que observou-se uma distinção entre os temas e atributos privilegiados entre os dois conjuntos de fontes. Havendo indícios de que ambas as tradições tenham se desenvolvido de forma simultânea, mas paralela. Orpheus was one of the most complex mythical characters that populated the imaginary of the Hellenic world. The lore associated with this hero is large and his attributes are unique. Orpheus can be understood simultaneously as a musician endowed with fantastic powers; as an epic hero who takes part in the journey of the Argonauts; and as a prophet responsible for the spreading of new religious practices opposite to civic religion. This research investigates how Orpheus's character is constituted by using two distinct sets of sources: a literary, and an iconographic one. Selected literary sources include the occurrences of Orpheus’s name and references to his figure in archaic Melic poetry, in the drama of the 5th century b.C. and in the epic poem "Argonautics". For the iconographic sources were used 12 vases of Attic production from the 5th century b.C., painted with the red-figure technique and that shows images of Orpheus in their decoration. The analysis of both documentary sets sought to understand how the characterization of Orpheus occurs in the Classical Period through the apprehension of its aspects and the mythical themes addressed and privileged by poets, playwrights and ceramic painters. Therefore, a distinction was observed between the themes and attributes privileged between the two sets of sources. There is evidence that both traditions have developed simultaneously, but in parallel.application/pdfporOrfeuHistória antigaAntiguidade clássicaGrécia antigaIconografiaVasos : GréciaClassical AntiquityClassical GreeceIconographyGreek potteryOrpheusO poeta, a fascinação e a morte : a iconografia de Orfeu na cerâmica grega do período clássicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2024História: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001209674.pdf.txt001209674.pdf.txtExtracted Texttext/plain152626http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277400/2/001209674.pdf.txt3cbf690bcb3c352686d76c35e0e310aeMD52ORIGINAL001209674.pdfTexto completoapplication/pdf4975278http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277400/1/001209674.pdf9d941a66a894074731ac5e4b32b66e22MD5110183/2774002024-09-29 06:42:51.574055oai:www.lume.ufrgs.br:10183/277400Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2024-09-29T09:42:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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