O poeta, a fascinação e a morte : a iconografia de Orfeu na cerâmica grega do período clássico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Karoly, Johann Krey
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/277400
Resumo: Orfeu foi uma das personagens míticas mais complexas que povoaram o imaginário cultural do mundo helênico. As tradições associadas com esse herói são numerosas e os atributos que o compõem são singulares. Orfeu pode ser compreendido simultaneamente como um músico dotado de poderes fantásticos; como um herói épico que participa da jornada dos Argonautas; e como um profeta responsável pela difusão de novas práticas religiosas, avessas à religião cívica. Essa pesquisa investiga como a figura de Orfeu é constituída se utilizando de dois conjuntos distintos de fontes: um literário, e outro iconográfico. As fontes literárias selecionadas incluem as ocorrências do nome de Orfeu e alusões à sua figura na poesia mélica arcaica, no teatro do século V a.C. e no poema épico "Argonáuticas". Para as fontes iconográficas, foram utilizados 12 vasos de produção ática do século V a.C., pintados com técnica de figuras vermelhas e que apresentam figuração de Orfeu em sua decoração. A análise de ambos conjuntos documentais buscou compreender como ocorre a caracterização de Orfeu no Período Clássico através da apreensão dos aspectos e temas míticos abordados e privilegiados por poetas, dramaturgos e artesãos ceramistas. De forma que observou-se uma distinção entre os temas e atributos privilegiados entre os dois conjuntos de fontes. Havendo indícios de que ambas as tradições tenham se desenvolvido de forma simultânea, mas paralela. Orpheus was one of the most complex mythical characters that populated the imaginary of the Hellenic world. The lore associated with this hero is large and his attributes are unique. Orpheus can be understood simultaneously as a musician endowed with fantastic powers; as an epic hero who takes part in the journey of the Argonauts; and as a prophet responsible for the spreading of new religious practices opposite to civic religion. This research investigates how Orpheus's character is constituted by using two distinct sets of sources: a literary, and an iconographic one. Selected literary sources include the occurrences of Orpheus’s name and references to his figure in archaic Melic poetry, in the drama of the 5th century b.C. and in the epic poem "Argonautics". For the iconographic sources were used 12 vases of Attic production from the 5th century b.C., painted with the red-figure technique and that shows images of Orpheus in their decoration. The analysis of both documentary sets sought to understand how the characterization of Orpheus occurs in the Classical Period through the apprehension of its aspects and the mythical themes addressed and privileged by poets, playwrights and ceramic painters. Therefore, a distinction was observed between the themes and attributes privileged between the two sets of sources. There is evidence that both traditions have developed simultaneously, but in parallel.
id UFRGS-2_03a877cdfed4396b205813abebff79bb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/277400
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Karoly, Johann KreyVargas, Anderson ZalewskiPozzer, Katia Maria Paim2024-08-16T05:50:27Z2024http://hdl.handle.net/10183/277400001209674Orfeu foi uma das personagens míticas mais complexas que povoaram o imaginário cultural do mundo helênico. As tradições associadas com esse herói são numerosas e os atributos que o compõem são singulares. Orfeu pode ser compreendido simultaneamente como um músico dotado de poderes fantásticos; como um herói épico que participa da jornada dos Argonautas; e como um profeta responsável pela difusão de novas práticas religiosas, avessas à religião cívica. Essa pesquisa investiga como a figura de Orfeu é constituída se utilizando de dois conjuntos distintos de fontes: um literário, e outro iconográfico. As fontes literárias selecionadas incluem as ocorrências do nome de Orfeu e alusões à sua figura na poesia mélica arcaica, no teatro do século V a.C. e no poema épico "Argonáuticas". Para as fontes iconográficas, foram utilizados 12 vasos de produção ática do século V a.C., pintados com técnica de figuras vermelhas e que apresentam figuração de Orfeu em sua decoração. A análise de ambos conjuntos documentais buscou compreender como ocorre a caracterização de Orfeu no Período Clássico através da apreensão dos aspectos e temas míticos abordados e privilegiados por poetas, dramaturgos e artesãos ceramistas. De forma que observou-se uma distinção entre os temas e atributos privilegiados entre os dois conjuntos de fontes. Havendo indícios de que ambas as tradições tenham se desenvolvido de forma simultânea, mas paralela. Orpheus was one of the most complex mythical characters that populated the imaginary of the Hellenic world. The lore associated with this hero is large and his attributes are unique. Orpheus can be understood simultaneously as a musician endowed with fantastic powers; as an epic hero who takes part in the journey of the Argonauts; and as a prophet responsible for the spreading of new religious practices opposite to civic religion. This research investigates how Orpheus's character is constituted by using two distinct sets of sources: a literary, and an iconographic one. Selected literary sources include the occurrences of Orpheus’s name and references to his figure in archaic Melic poetry, in the drama of the 5th century b.C. and in the epic poem "Argonautics". For the iconographic sources were used 12 vases of Attic production from the 5th century b.C., painted with the red-figure technique and that shows images of Orpheus in their decoration. The analysis of both documentary sets sought to understand how the characterization of Orpheus occurs in the Classical Period through the apprehension of its aspects and the mythical themes addressed and privileged by poets, playwrights and ceramic painters. Therefore, a distinction was observed between the themes and attributes privileged between the two sets of sources. There is evidence that both traditions have developed simultaneously, but in parallel.application/pdfporOrfeuHistória antigaAntiguidade clássicaGrécia antigaIconografiaVasos : GréciaClassical AntiquityClassical GreeceIconographyGreek potteryOrpheusO poeta, a fascinação e a morte : a iconografia de Orfeu na cerâmica grega do período clássicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2024História: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001209674.pdf.txt001209674.pdf.txtExtracted Texttext/plain152626http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277400/2/001209674.pdf.txt3cbf690bcb3c352686d76c35e0e310aeMD52ORIGINAL001209674.pdfTexto completoapplication/pdf4975278http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277400/1/001209674.pdf9d941a66a894074731ac5e4b32b66e22MD5110183/2774002024-09-29 06:42:51.574055oai:www.lume.ufrgs.br:10183/277400Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2024-09-29T09:42:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O poeta, a fascinação e a morte : a iconografia de Orfeu na cerâmica grega do período clássico
title O poeta, a fascinação e a morte : a iconografia de Orfeu na cerâmica grega do período clássico
spellingShingle O poeta, a fascinação e a morte : a iconografia de Orfeu na cerâmica grega do período clássico
Karoly, Johann Krey
Orfeu
História antiga
Antiguidade clássica
Grécia antiga
Iconografia
Vasos : Grécia
Classical Antiquity
Classical Greece
Iconography
Greek pottery
Orpheus
title_short O poeta, a fascinação e a morte : a iconografia de Orfeu na cerâmica grega do período clássico
title_full O poeta, a fascinação e a morte : a iconografia de Orfeu na cerâmica grega do período clássico
title_fullStr O poeta, a fascinação e a morte : a iconografia de Orfeu na cerâmica grega do período clássico
title_full_unstemmed O poeta, a fascinação e a morte : a iconografia de Orfeu na cerâmica grega do período clássico
title_sort O poeta, a fascinação e a morte : a iconografia de Orfeu na cerâmica grega do período clássico
author Karoly, Johann Krey
author_facet Karoly, Johann Krey
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Karoly, Johann Krey
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vargas, Anderson Zalewski
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Pozzer, Katia Maria Paim
contributor_str_mv Vargas, Anderson Zalewski
Pozzer, Katia Maria Paim
dc.subject.por.fl_str_mv Orfeu
História antiga
Antiguidade clássica
Grécia antiga
Iconografia
Vasos : Grécia
topic Orfeu
História antiga
Antiguidade clássica
Grécia antiga
Iconografia
Vasos : Grécia
Classical Antiquity
Classical Greece
Iconography
Greek pottery
Orpheus
dc.subject.eng.fl_str_mv Classical Antiquity
Classical Greece
Iconography
Greek pottery
Orpheus
description Orfeu foi uma das personagens míticas mais complexas que povoaram o imaginário cultural do mundo helênico. As tradições associadas com esse herói são numerosas e os atributos que o compõem são singulares. Orfeu pode ser compreendido simultaneamente como um músico dotado de poderes fantásticos; como um herói épico que participa da jornada dos Argonautas; e como um profeta responsável pela difusão de novas práticas religiosas, avessas à religião cívica. Essa pesquisa investiga como a figura de Orfeu é constituída se utilizando de dois conjuntos distintos de fontes: um literário, e outro iconográfico. As fontes literárias selecionadas incluem as ocorrências do nome de Orfeu e alusões à sua figura na poesia mélica arcaica, no teatro do século V a.C. e no poema épico "Argonáuticas". Para as fontes iconográficas, foram utilizados 12 vasos de produção ática do século V a.C., pintados com técnica de figuras vermelhas e que apresentam figuração de Orfeu em sua decoração. A análise de ambos conjuntos documentais buscou compreender como ocorre a caracterização de Orfeu no Período Clássico através da apreensão dos aspectos e temas míticos abordados e privilegiados por poetas, dramaturgos e artesãos ceramistas. De forma que observou-se uma distinção entre os temas e atributos privilegiados entre os dois conjuntos de fontes. Havendo indícios de que ambas as tradições tenham se desenvolvido de forma simultânea, mas paralela. Orpheus was one of the most complex mythical characters that populated the imaginary of the Hellenic world. The lore associated with this hero is large and his attributes are unique. Orpheus can be understood simultaneously as a musician endowed with fantastic powers; as an epic hero who takes part in the journey of the Argonauts; and as a prophet responsible for the spreading of new religious practices opposite to civic religion. This research investigates how Orpheus's character is constituted by using two distinct sets of sources: a literary, and an iconographic one. Selected literary sources include the occurrences of Orpheus’s name and references to his figure in archaic Melic poetry, in the drama of the 5th century b.C. and in the epic poem "Argonautics". For the iconographic sources were used 12 vases of Attic production from the 5th century b.C., painted with the red-figure technique and that shows images of Orpheus in their decoration. The analysis of both documentary sets sought to understand how the characterization of Orpheus occurs in the Classical Period through the apprehension of its aspects and the mythical themes addressed and privileged by poets, playwrights and ceramic painters. Therefore, a distinction was observed between the themes and attributes privileged between the two sets of sources. There is evidence that both traditions have developed simultaneously, but in parallel.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-08-16T05:50:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/277400
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001209674
url http://hdl.handle.net/10183/277400
identifier_str_mv 001209674
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277400/2/001209674.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277400/1/001209674.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3cbf690bcb3c352686d76c35e0e310ae
9d941a66a894074731ac5e4b32b66e22
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724769674461184