Trabalho docente : problematizando as possibilidades de organização dos espaços e tempos de trabalho em duas escolas da rede municipal de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/139334 |
Resumo: | A pesquisa propõe-se a realizar uma análise da atuação prática de professores em duas escolas da rede municipal de Porto Alegre. Para viabilizar este estudo, foram escolhidas duas escolas da rede e, a partir da problemática central – Como tem se organizado o trabalho docente em duas escolas da rede municipal de Porto Alegre? –, investigou-se o trabalho de professores e suas possibilidades para organização dos espaços e tempos de ensino e de aprendizagem no atual contexto do espaço escolar. Os referenciais teóricos utilizados, entre eles, Maurice Tardif e Claude Lessard (2008), Paulo Freire (1996), Miguel Arroyo (2007; 2009), Antonio Flavio Moreira (2010; 2011), Danilo Gandin (1995; 2007), Fernando Hernández e Montserrat Ventura (1998), Celso Vasconcelos (2008), Luís Armando Gandin (2002) e Graziella Souza dos Santos (2012), em articulação, ofereceram a problematização de conceitos concernentes às temáticas de trabalho docente, organização dos espaços e tempos do trabalho pedagógico e as concepções de currículo. O percurso metodológico caracteriza-se pela pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, com inspiração etnográfica, realizada através de observações e vivências no espaço escolar de ambas as instituições, e, através de conversas formais/informais e entrevistas com supervisores pedagógicos e professores do primeiro e segundo ciclo de formação. Como procedimentos metodológicos foram realizados levantamento bibliográfico, análise de documentos e entrevistas semiestruturadas com membros pertencentes às escolas, o que gerou um rico material bruto empírico Na análise dos dados produzidos, foram utilizados os recursos de análise de conteúdo categorial e a análise relacional, substanciadas por lentes sociológicas. Ao término da pesquisa foi perceptível, no discurso dos sujeitos entrevistados e a partir das experiências vivenciadas, uma tendência à visibilização e potencialização positiva do trabalho cotidiano docente, tratando-o como central na organização dos espaços e tempos escolares, ou seja, na consolidação do currículo. Além disso, foi possível traçar comparações entre as duas escolas pesquisadas, demonstrando aproximações e distanciamentos com relação às formas dadas à gestão do trabalho pedagógico nas salas de aula e na escola. Entre as aproximações destacam-se que, em sua grande maioria, professores utilizam-se dos projetos de trabalho para definir as diferentes maneiras de gerir os tempos e espaços escolares, ressignificando as aprendizagens do alunado. Entre os distanciamentos, percebe-se, na experiência de uma das escolas, que a possibilidade de discutir o currículo de forma participativa, pode caracterizar-se numa construção efetiva de saberes e conhecimentos coletivos da comunidade escolar, consolidando-se, assim, espaços e tempos reais de participação e de partilha. Já a outra escola pesquisada carece da construção desse espaço, o que acaba fragilizando o trabalho e o currículo da mesma. A partir dos resultados obtidos, pretende-se continuar problematizando e pesquisando as práticas de organização do trabalho docente e as alternativas viáveis de sucesso no contexto educacional, privilegiando assim seu reflexo na organização e consolidação de um currículo e uma educação mais justa e igualitária. |
id |
UFRGS-2_03b7599346ecb640b3df5174651333c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139334 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Soares, GracielaGandin, Luís Armando2016-04-21T02:07:20Z2015http://hdl.handle.net/10183/139334000989853A pesquisa propõe-se a realizar uma análise da atuação prática de professores em duas escolas da rede municipal de Porto Alegre. Para viabilizar este estudo, foram escolhidas duas escolas da rede e, a partir da problemática central – Como tem se organizado o trabalho docente em duas escolas da rede municipal de Porto Alegre? –, investigou-se o trabalho de professores e suas possibilidades para organização dos espaços e tempos de ensino e de aprendizagem no atual contexto do espaço escolar. Os referenciais teóricos utilizados, entre eles, Maurice Tardif e Claude Lessard (2008), Paulo Freire (1996), Miguel Arroyo (2007; 2009), Antonio Flavio Moreira (2010; 2011), Danilo Gandin (1995; 2007), Fernando Hernández e Montserrat Ventura (1998), Celso Vasconcelos (2008), Luís Armando Gandin (2002) e Graziella Souza dos Santos (2012), em articulação, ofereceram a problematização de conceitos concernentes às temáticas de trabalho docente, organização dos espaços e tempos do trabalho pedagógico e as concepções de currículo. O percurso metodológico caracteriza-se pela pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, com inspiração etnográfica, realizada através de observações e vivências no espaço escolar de ambas as instituições, e, através de conversas formais/informais e entrevistas com supervisores pedagógicos e professores do primeiro e segundo ciclo de formação. Como procedimentos metodológicos foram realizados levantamento bibliográfico, análise de documentos e entrevistas semiestruturadas com membros pertencentes às escolas, o que gerou um rico material bruto empírico Na análise dos dados produzidos, foram utilizados os recursos de análise de conteúdo categorial e a análise relacional, substanciadas por lentes sociológicas. Ao término da pesquisa foi perceptível, no discurso dos sujeitos entrevistados e a partir das experiências vivenciadas, uma tendência à visibilização e potencialização positiva do trabalho cotidiano docente, tratando-o como central na organização dos espaços e tempos escolares, ou seja, na consolidação do currículo. Além disso, foi possível traçar comparações entre as duas escolas pesquisadas, demonstrando aproximações e distanciamentos com relação às formas dadas à gestão do trabalho pedagógico nas salas de aula e na escola. Entre as aproximações destacam-se que, em sua grande maioria, professores utilizam-se dos projetos de trabalho para definir as diferentes maneiras de gerir os tempos e espaços escolares, ressignificando as aprendizagens do alunado. Entre os distanciamentos, percebe-se, na experiência de uma das escolas, que a possibilidade de discutir o currículo de forma participativa, pode caracterizar-se numa construção efetiva de saberes e conhecimentos coletivos da comunidade escolar, consolidando-se, assim, espaços e tempos reais de participação e de partilha. Já a outra escola pesquisada carece da construção desse espaço, o que acaba fragilizando o trabalho e o currículo da mesma. A partir dos resultados obtidos, pretende-se continuar problematizando e pesquisando as práticas de organização do trabalho docente e as alternativas viáveis de sucesso no contexto educacional, privilegiando assim seu reflexo na organização e consolidação de um currículo e uma educação mais justa e igualitária.application/pdfporCurrículoFormação docenteTrabalho docente : problematizando as possibilidades de organização dos espaços e tempos de trabalho em duas escolas da rede municipal de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000989853.pdf000989853.pdfTexto completoapplication/pdf513783http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139334/1/000989853.pdf2b06f9ba936f0a7a7f3ce6a4f83baaccMD51TEXT000989853.pdf.txt000989853.pdf.txtExtracted Texttext/plain147448http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139334/2/000989853.pdf.txt8113f75bc12c854a7e1a8aee96ac7d87MD52THUMBNAIL000989853.pdf.jpg000989853.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg956http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139334/3/000989853.pdf.jpgae27b087510843e881d24dc57af5379aMD5310183/1393342018-10-25 09:11:02.353oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139334Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:11:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Trabalho docente : problematizando as possibilidades de organização dos espaços e tempos de trabalho em duas escolas da rede municipal de Porto Alegre |
title |
Trabalho docente : problematizando as possibilidades de organização dos espaços e tempos de trabalho em duas escolas da rede municipal de Porto Alegre |
spellingShingle |
Trabalho docente : problematizando as possibilidades de organização dos espaços e tempos de trabalho em duas escolas da rede municipal de Porto Alegre Soares, Graciela Currículo Formação docente |
title_short |
Trabalho docente : problematizando as possibilidades de organização dos espaços e tempos de trabalho em duas escolas da rede municipal de Porto Alegre |
title_full |
Trabalho docente : problematizando as possibilidades de organização dos espaços e tempos de trabalho em duas escolas da rede municipal de Porto Alegre |
title_fullStr |
Trabalho docente : problematizando as possibilidades de organização dos espaços e tempos de trabalho em duas escolas da rede municipal de Porto Alegre |
title_full_unstemmed |
Trabalho docente : problematizando as possibilidades de organização dos espaços e tempos de trabalho em duas escolas da rede municipal de Porto Alegre |
title_sort |
Trabalho docente : problematizando as possibilidades de organização dos espaços e tempos de trabalho em duas escolas da rede municipal de Porto Alegre |
author |
Soares, Graciela |
author_facet |
Soares, Graciela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Graciela |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gandin, Luís Armando |
contributor_str_mv |
Gandin, Luís Armando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Formação docente |
topic |
Currículo Formação docente |
description |
A pesquisa propõe-se a realizar uma análise da atuação prática de professores em duas escolas da rede municipal de Porto Alegre. Para viabilizar este estudo, foram escolhidas duas escolas da rede e, a partir da problemática central – Como tem se organizado o trabalho docente em duas escolas da rede municipal de Porto Alegre? –, investigou-se o trabalho de professores e suas possibilidades para organização dos espaços e tempos de ensino e de aprendizagem no atual contexto do espaço escolar. Os referenciais teóricos utilizados, entre eles, Maurice Tardif e Claude Lessard (2008), Paulo Freire (1996), Miguel Arroyo (2007; 2009), Antonio Flavio Moreira (2010; 2011), Danilo Gandin (1995; 2007), Fernando Hernández e Montserrat Ventura (1998), Celso Vasconcelos (2008), Luís Armando Gandin (2002) e Graziella Souza dos Santos (2012), em articulação, ofereceram a problematização de conceitos concernentes às temáticas de trabalho docente, organização dos espaços e tempos do trabalho pedagógico e as concepções de currículo. O percurso metodológico caracteriza-se pela pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, com inspiração etnográfica, realizada através de observações e vivências no espaço escolar de ambas as instituições, e, através de conversas formais/informais e entrevistas com supervisores pedagógicos e professores do primeiro e segundo ciclo de formação. Como procedimentos metodológicos foram realizados levantamento bibliográfico, análise de documentos e entrevistas semiestruturadas com membros pertencentes às escolas, o que gerou um rico material bruto empírico Na análise dos dados produzidos, foram utilizados os recursos de análise de conteúdo categorial e a análise relacional, substanciadas por lentes sociológicas. Ao término da pesquisa foi perceptível, no discurso dos sujeitos entrevistados e a partir das experiências vivenciadas, uma tendência à visibilização e potencialização positiva do trabalho cotidiano docente, tratando-o como central na organização dos espaços e tempos escolares, ou seja, na consolidação do currículo. Além disso, foi possível traçar comparações entre as duas escolas pesquisadas, demonstrando aproximações e distanciamentos com relação às formas dadas à gestão do trabalho pedagógico nas salas de aula e na escola. Entre as aproximações destacam-se que, em sua grande maioria, professores utilizam-se dos projetos de trabalho para definir as diferentes maneiras de gerir os tempos e espaços escolares, ressignificando as aprendizagens do alunado. Entre os distanciamentos, percebe-se, na experiência de uma das escolas, que a possibilidade de discutir o currículo de forma participativa, pode caracterizar-se numa construção efetiva de saberes e conhecimentos coletivos da comunidade escolar, consolidando-se, assim, espaços e tempos reais de participação e de partilha. Já a outra escola pesquisada carece da construção desse espaço, o que acaba fragilizando o trabalho e o currículo da mesma. A partir dos resultados obtidos, pretende-se continuar problematizando e pesquisando as práticas de organização do trabalho docente e as alternativas viáveis de sucesso no contexto educacional, privilegiando assim seu reflexo na organização e consolidação de um currículo e uma educação mais justa e igualitária. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-21T02:07:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/139334 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000989853 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/139334 |
identifier_str_mv |
000989853 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139334/1/000989853.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139334/2/000989853.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139334/3/000989853.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2b06f9ba936f0a7a7f3ce6a4f83baacc 8113f75bc12c854a7e1a8aee96ac7d87 ae27b087510843e881d24dc57af5379a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447170468282368 |