Trabalho docente : problematizando as possibilidades de organização dos espaços e tempos de trabalho em duas escolas da rede municipal de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Graciela
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/139334
Resumo: A pesquisa propõe-se a realizar uma análise da atuação prática de professores em duas escolas da rede municipal de Porto Alegre. Para viabilizar este estudo, foram escolhidas duas escolas da rede e, a partir da problemática central – Como tem se organizado o trabalho docente em duas escolas da rede municipal de Porto Alegre? –, investigou-se o trabalho de professores e suas possibilidades para organização dos espaços e tempos de ensino e de aprendizagem no atual contexto do espaço escolar. Os referenciais teóricos utilizados, entre eles, Maurice Tardif e Claude Lessard (2008), Paulo Freire (1996), Miguel Arroyo (2007; 2009), Antonio Flavio Moreira (2010; 2011), Danilo Gandin (1995; 2007), Fernando Hernández e Montserrat Ventura (1998), Celso Vasconcelos (2008), Luís Armando Gandin (2002) e Graziella Souza dos Santos (2012), em articulação, ofereceram a problematização de conceitos concernentes às temáticas de trabalho docente, organização dos espaços e tempos do trabalho pedagógico e as concepções de currículo. O percurso metodológico caracteriza-se pela pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, com inspiração etnográfica, realizada através de observações e vivências no espaço escolar de ambas as instituições, e, através de conversas formais/informais e entrevistas com supervisores pedagógicos e professores do primeiro e segundo ciclo de formação. Como procedimentos metodológicos foram realizados levantamento bibliográfico, análise de documentos e entrevistas semiestruturadas com membros pertencentes às escolas, o que gerou um rico material bruto empírico Na análise dos dados produzidos, foram utilizados os recursos de análise de conteúdo categorial e a análise relacional, substanciadas por lentes sociológicas. Ao término da pesquisa foi perceptível, no discurso dos sujeitos entrevistados e a partir das experiências vivenciadas, uma tendência à visibilização e potencialização positiva do trabalho cotidiano docente, tratando-o como central na organização dos espaços e tempos escolares, ou seja, na consolidação do currículo. Além disso, foi possível traçar comparações entre as duas escolas pesquisadas, demonstrando aproximações e distanciamentos com relação às formas dadas à gestão do trabalho pedagógico nas salas de aula e na escola. Entre as aproximações destacam-se que, em sua grande maioria, professores utilizam-se dos projetos de trabalho para definir as diferentes maneiras de gerir os tempos e espaços escolares, ressignificando as aprendizagens do alunado. Entre os distanciamentos, percebe-se, na experiência de uma das escolas, que a possibilidade de discutir o currículo de forma participativa, pode caracterizar-se numa construção efetiva de saberes e conhecimentos coletivos da comunidade escolar, consolidando-se, assim, espaços e tempos reais de participação e de partilha. Já a outra escola pesquisada carece da construção desse espaço, o que acaba fragilizando o trabalho e o currículo da mesma. A partir dos resultados obtidos, pretende-se continuar problematizando e pesquisando as práticas de organização do trabalho docente e as alternativas viáveis de sucesso no contexto educacional, privilegiando assim seu reflexo na organização e consolidação de um currículo e uma educação mais justa e igualitária.
id UFRGS-2_03b7599346ecb640b3df5174651333c1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139334
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Soares, GracielaGandin, Luís Armando2016-04-21T02:07:20Z2015http://hdl.handle.net/10183/139334000989853A pesquisa propõe-se a realizar uma análise da atuação prática de professores em duas escolas da rede municipal de Porto Alegre. Para viabilizar este estudo, foram escolhidas duas escolas da rede e, a partir da problemática central – Como tem se organizado o trabalho docente em duas escolas da rede municipal de Porto Alegre? –, investigou-se o trabalho de professores e suas possibilidades para organização dos espaços e tempos de ensino e de aprendizagem no atual contexto do espaço escolar. Os referenciais teóricos utilizados, entre eles, Maurice Tardif e Claude Lessard (2008), Paulo Freire (1996), Miguel Arroyo (2007; 2009), Antonio Flavio Moreira (2010; 2011), Danilo Gandin (1995; 2007), Fernando Hernández e Montserrat Ventura (1998), Celso Vasconcelos (2008), Luís Armando Gandin (2002) e Graziella Souza dos Santos (2012), em articulação, ofereceram a problematização de conceitos concernentes às temáticas de trabalho docente, organização dos espaços e tempos do trabalho pedagógico e as concepções de currículo. O percurso metodológico caracteriza-se pela pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, com inspiração etnográfica, realizada através de observações e vivências no espaço escolar de ambas as instituições, e, através de conversas formais/informais e entrevistas com supervisores pedagógicos e professores do primeiro e segundo ciclo de formação. Como procedimentos metodológicos foram realizados levantamento bibliográfico, análise de documentos e entrevistas semiestruturadas com membros pertencentes às escolas, o que gerou um rico material bruto empírico Na análise dos dados produzidos, foram utilizados os recursos de análise de conteúdo categorial e a análise relacional, substanciadas por lentes sociológicas. Ao término da pesquisa foi perceptível, no discurso dos sujeitos entrevistados e a partir das experiências vivenciadas, uma tendência à visibilização e potencialização positiva do trabalho cotidiano docente, tratando-o como central na organização dos espaços e tempos escolares, ou seja, na consolidação do currículo. Além disso, foi possível traçar comparações entre as duas escolas pesquisadas, demonstrando aproximações e distanciamentos com relação às formas dadas à gestão do trabalho pedagógico nas salas de aula e na escola. Entre as aproximações destacam-se que, em sua grande maioria, professores utilizam-se dos projetos de trabalho para definir as diferentes maneiras de gerir os tempos e espaços escolares, ressignificando as aprendizagens do alunado. Entre os distanciamentos, percebe-se, na experiência de uma das escolas, que a possibilidade de discutir o currículo de forma participativa, pode caracterizar-se numa construção efetiva de saberes e conhecimentos coletivos da comunidade escolar, consolidando-se, assim, espaços e tempos reais de participação e de partilha. Já a outra escola pesquisada carece da construção desse espaço, o que acaba fragilizando o trabalho e o currículo da mesma. A partir dos resultados obtidos, pretende-se continuar problematizando e pesquisando as práticas de organização do trabalho docente e as alternativas viáveis de sucesso no contexto educacional, privilegiando assim seu reflexo na organização e consolidação de um currículo e uma educação mais justa e igualitária.application/pdfporCurrículoFormação docenteTrabalho docente : problematizando as possibilidades de organização dos espaços e tempos de trabalho em duas escolas da rede municipal de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000989853.pdf000989853.pdfTexto completoapplication/pdf513783http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139334/1/000989853.pdf2b06f9ba936f0a7a7f3ce6a4f83baaccMD51TEXT000989853.pdf.txt000989853.pdf.txtExtracted Texttext/plain147448http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139334/2/000989853.pdf.txt8113f75bc12c854a7e1a8aee96ac7d87MD52THUMBNAIL000989853.pdf.jpg000989853.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg956http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139334/3/000989853.pdf.jpgae27b087510843e881d24dc57af5379aMD5310183/1393342018-10-25 09:11:02.353oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139334Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:11:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Trabalho docente : problematizando as possibilidades de organização dos espaços e tempos de trabalho em duas escolas da rede municipal de Porto Alegre
title Trabalho docente : problematizando as possibilidades de organização dos espaços e tempos de trabalho em duas escolas da rede municipal de Porto Alegre
spellingShingle Trabalho docente : problematizando as possibilidades de organização dos espaços e tempos de trabalho em duas escolas da rede municipal de Porto Alegre
Soares, Graciela
Currículo
Formação docente
title_short Trabalho docente : problematizando as possibilidades de organização dos espaços e tempos de trabalho em duas escolas da rede municipal de Porto Alegre
title_full Trabalho docente : problematizando as possibilidades de organização dos espaços e tempos de trabalho em duas escolas da rede municipal de Porto Alegre
title_fullStr Trabalho docente : problematizando as possibilidades de organização dos espaços e tempos de trabalho em duas escolas da rede municipal de Porto Alegre
title_full_unstemmed Trabalho docente : problematizando as possibilidades de organização dos espaços e tempos de trabalho em duas escolas da rede municipal de Porto Alegre
title_sort Trabalho docente : problematizando as possibilidades de organização dos espaços e tempos de trabalho em duas escolas da rede municipal de Porto Alegre
author Soares, Graciela
author_facet Soares, Graciela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Graciela
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gandin, Luís Armando
contributor_str_mv Gandin, Luís Armando
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Formação docente
topic Currículo
Formação docente
description A pesquisa propõe-se a realizar uma análise da atuação prática de professores em duas escolas da rede municipal de Porto Alegre. Para viabilizar este estudo, foram escolhidas duas escolas da rede e, a partir da problemática central – Como tem se organizado o trabalho docente em duas escolas da rede municipal de Porto Alegre? –, investigou-se o trabalho de professores e suas possibilidades para organização dos espaços e tempos de ensino e de aprendizagem no atual contexto do espaço escolar. Os referenciais teóricos utilizados, entre eles, Maurice Tardif e Claude Lessard (2008), Paulo Freire (1996), Miguel Arroyo (2007; 2009), Antonio Flavio Moreira (2010; 2011), Danilo Gandin (1995; 2007), Fernando Hernández e Montserrat Ventura (1998), Celso Vasconcelos (2008), Luís Armando Gandin (2002) e Graziella Souza dos Santos (2012), em articulação, ofereceram a problematização de conceitos concernentes às temáticas de trabalho docente, organização dos espaços e tempos do trabalho pedagógico e as concepções de currículo. O percurso metodológico caracteriza-se pela pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, com inspiração etnográfica, realizada através de observações e vivências no espaço escolar de ambas as instituições, e, através de conversas formais/informais e entrevistas com supervisores pedagógicos e professores do primeiro e segundo ciclo de formação. Como procedimentos metodológicos foram realizados levantamento bibliográfico, análise de documentos e entrevistas semiestruturadas com membros pertencentes às escolas, o que gerou um rico material bruto empírico Na análise dos dados produzidos, foram utilizados os recursos de análise de conteúdo categorial e a análise relacional, substanciadas por lentes sociológicas. Ao término da pesquisa foi perceptível, no discurso dos sujeitos entrevistados e a partir das experiências vivenciadas, uma tendência à visibilização e potencialização positiva do trabalho cotidiano docente, tratando-o como central na organização dos espaços e tempos escolares, ou seja, na consolidação do currículo. Além disso, foi possível traçar comparações entre as duas escolas pesquisadas, demonstrando aproximações e distanciamentos com relação às formas dadas à gestão do trabalho pedagógico nas salas de aula e na escola. Entre as aproximações destacam-se que, em sua grande maioria, professores utilizam-se dos projetos de trabalho para definir as diferentes maneiras de gerir os tempos e espaços escolares, ressignificando as aprendizagens do alunado. Entre os distanciamentos, percebe-se, na experiência de uma das escolas, que a possibilidade de discutir o currículo de forma participativa, pode caracterizar-se numa construção efetiva de saberes e conhecimentos coletivos da comunidade escolar, consolidando-se, assim, espaços e tempos reais de participação e de partilha. Já a outra escola pesquisada carece da construção desse espaço, o que acaba fragilizando o trabalho e o currículo da mesma. A partir dos resultados obtidos, pretende-se continuar problematizando e pesquisando as práticas de organização do trabalho docente e as alternativas viáveis de sucesso no contexto educacional, privilegiando assim seu reflexo na organização e consolidação de um currículo e uma educação mais justa e igualitária.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-21T02:07:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/139334
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000989853
url http://hdl.handle.net/10183/139334
identifier_str_mv 000989853
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139334/1/000989853.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139334/2/000989853.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139334/3/000989853.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2b06f9ba936f0a7a7f3ce6a4f83baacc
8113f75bc12c854a7e1a8aee96ac7d87
ae27b087510843e881d24dc57af5379a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447170468282368