Educação financeira e resolução de problemas : contribuições para o ensino de matemática na educação de jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/66866 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo identificar a contribuição da resolução de problemas no contexto da educação financeira poderia fornecer ao ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para fundamentar teoricamente este trabalho, foram considerados autores como Paulo Freire em relação à Educação de Jovens e Adultos, os pressupostos de Polya dentre outros sobre a resolução de problemas, e uma discussão sobre os desafios do ensino de matemática e da educação financeira no contexto atual. O presente estudo constituiu-se na realização de um estudo de caso, a partir da realização de uma prática de ensino em uma turma de EJA de ensino médio de uma escola pública de Porto Alegre. Como resultado, observou-se que a estratégia de resolução de problemas envolvendo a temática da educação financeira mobiliza os alunos para a aprendizagem de matemática, além de auxiliar na compreensão dos temas da educação financeira, aplicando-os em situações do seu cotidiano. |
id |
UFRGS-2_0424469fc3a49a675e2cbc446fd1314e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66866 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Marco Antônio Moretto dosMoellwald, Francisco Egger2013-02-22T01:39:14Z2012http://hdl.handle.net/10183/66866000871959Este estudo teve como objetivo identificar a contribuição da resolução de problemas no contexto da educação financeira poderia fornecer ao ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para fundamentar teoricamente este trabalho, foram considerados autores como Paulo Freire em relação à Educação de Jovens e Adultos, os pressupostos de Polya dentre outros sobre a resolução de problemas, e uma discussão sobre os desafios do ensino de matemática e da educação financeira no contexto atual. O presente estudo constituiu-se na realização de um estudo de caso, a partir da realização de uma prática de ensino em uma turma de EJA de ensino médio de uma escola pública de Porto Alegre. Como resultado, observou-se que a estratégia de resolução de problemas envolvendo a temática da educação financeira mobiliza os alunos para a aprendizagem de matemática, além de auxiliar na compreensão dos temas da educação financeira, aplicando-os em situações do seu cotidiano.This study aims to identify the contribution that the strategy of problem solving in the context of financial education could provide to math teaching in Youth and Adult Education (EJA). Authors such as Paulo Freire, regarding Youth and Adult Education, and the ideas of Polya, among others, concerning problem solving, were considered in order to theoretically support the study. Moreover, the study intends to discuss the challenges of math education and financial education in today’s context. The present study thus consisted on a case study of a teaching practice in a public system high-school EJA class in Porto Alegre. As a result, it was observed that the strategy of problem solving involving the theme of financial education mobilizes the students towards learning mathematics, besides helping them comprehend the themes of financial education, and therefore applying them in everyday life situations.application/pdfporEducação de jovens e adultosEnsino de matemáticaEducação financeiraMathematics educationProblem solvingFinancial educationYouth and adult educationEducação financeira e resolução de problemas : contribuições para o ensino de matemática na educação de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2012Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000871959.pdf000871959.pdfTexto completoapplication/pdf613308http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66866/1/000871959.pdf6316de65913ddeeccc6c12b275ecd200MD51TEXT000871959.pdf.txt000871959.pdf.txtExtracted Texttext/plain111795http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66866/2/000871959.pdf.txtcf27789e89c992ec10a5d0c307c41608MD52THUMBNAIL000871959.pdf.jpg000871959.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg910http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66866/3/000871959.pdf.jpg6d19512aab84c2e83ad43c612f3ea139MD5310183/668662022-02-22 04:55:29.926386oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66866Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T07:55:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação financeira e resolução de problemas : contribuições para o ensino de matemática na educação de jovens e adultos |
title |
Educação financeira e resolução de problemas : contribuições para o ensino de matemática na educação de jovens e adultos |
spellingShingle |
Educação financeira e resolução de problemas : contribuições para o ensino de matemática na educação de jovens e adultos Santos, Marco Antônio Moretto dos Educação de jovens e adultos Ensino de matemática Educação financeira Mathematics education Problem solving Financial education Youth and adult education |
title_short |
Educação financeira e resolução de problemas : contribuições para o ensino de matemática na educação de jovens e adultos |
title_full |
Educação financeira e resolução de problemas : contribuições para o ensino de matemática na educação de jovens e adultos |
title_fullStr |
Educação financeira e resolução de problemas : contribuições para o ensino de matemática na educação de jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
Educação financeira e resolução de problemas : contribuições para o ensino de matemática na educação de jovens e adultos |
title_sort |
Educação financeira e resolução de problemas : contribuições para o ensino de matemática na educação de jovens e adultos |
author |
Santos, Marco Antônio Moretto dos |
author_facet |
Santos, Marco Antônio Moretto dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Marco Antônio Moretto dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moellwald, Francisco Egger |
contributor_str_mv |
Moellwald, Francisco Egger |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Ensino de matemática Educação financeira |
topic |
Educação de jovens e adultos Ensino de matemática Educação financeira Mathematics education Problem solving Financial education Youth and adult education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematics education Problem solving Financial education Youth and adult education |
description |
Este estudo teve como objetivo identificar a contribuição da resolução de problemas no contexto da educação financeira poderia fornecer ao ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para fundamentar teoricamente este trabalho, foram considerados autores como Paulo Freire em relação à Educação de Jovens e Adultos, os pressupostos de Polya dentre outros sobre a resolução de problemas, e uma discussão sobre os desafios do ensino de matemática e da educação financeira no contexto atual. O presente estudo constituiu-se na realização de um estudo de caso, a partir da realização de uma prática de ensino em uma turma de EJA de ensino médio de uma escola pública de Porto Alegre. Como resultado, observou-se que a estratégia de resolução de problemas envolvendo a temática da educação financeira mobiliza os alunos para a aprendizagem de matemática, além de auxiliar na compreensão dos temas da educação financeira, aplicando-os em situações do seu cotidiano. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-02-22T01:39:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/66866 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000871959 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/66866 |
identifier_str_mv |
000871959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66866/1/000871959.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66866/2/000871959.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66866/3/000871959.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6316de65913ddeeccc6c12b275ecd200 cf27789e89c992ec10a5d0c307c41608 6d19512aab84c2e83ad43c612f3ea139 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447098012729344 |