Educação financeira e resolução de problemas : contribuições para o ensino de matemática na educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marco Antônio Moretto dos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/66866
Resumo: Este estudo teve como objetivo identificar a contribuição da resolução de problemas no contexto da educação financeira poderia fornecer ao ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para fundamentar teoricamente este trabalho, foram considerados autores como Paulo Freire em relação à Educação de Jovens e Adultos, os pressupostos de Polya dentre outros sobre a resolução de problemas, e uma discussão sobre os desafios do ensino de matemática e da educação financeira no contexto atual. O presente estudo constituiu-se na realização de um estudo de caso, a partir da realização de uma prática de ensino em uma turma de EJA de ensino médio de uma escola pública de Porto Alegre. Como resultado, observou-se que a estratégia de resolução de problemas envolvendo a temática da educação financeira mobiliza os alunos para a aprendizagem de matemática, além de auxiliar na compreensão dos temas da educação financeira, aplicando-os em situações do seu cotidiano.
id UFRGS-2_0424469fc3a49a675e2cbc446fd1314e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66866
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Marco Antônio Moretto dosMoellwald, Francisco Egger2013-02-22T01:39:14Z2012http://hdl.handle.net/10183/66866000871959Este estudo teve como objetivo identificar a contribuição da resolução de problemas no contexto da educação financeira poderia fornecer ao ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para fundamentar teoricamente este trabalho, foram considerados autores como Paulo Freire em relação à Educação de Jovens e Adultos, os pressupostos de Polya dentre outros sobre a resolução de problemas, e uma discussão sobre os desafios do ensino de matemática e da educação financeira no contexto atual. O presente estudo constituiu-se na realização de um estudo de caso, a partir da realização de uma prática de ensino em uma turma de EJA de ensino médio de uma escola pública de Porto Alegre. Como resultado, observou-se que a estratégia de resolução de problemas envolvendo a temática da educação financeira mobiliza os alunos para a aprendizagem de matemática, além de auxiliar na compreensão dos temas da educação financeira, aplicando-os em situações do seu cotidiano.This study aims to identify the contribution that the strategy of problem solving in the context of financial education could provide to math teaching in Youth and Adult Education (EJA). Authors such as Paulo Freire, regarding Youth and Adult Education, and the ideas of Polya, among others, concerning problem solving, were considered in order to theoretically support the study. Moreover, the study intends to discuss the challenges of math education and financial education in today’s context. The present study thus consisted on a case study of a teaching practice in a public system high-school EJA class in Porto Alegre. As a result, it was observed that the strategy of problem solving involving the theme of financial education mobilizes the students towards learning mathematics, besides helping them comprehend the themes of financial education, and therefore applying them in everyday life situations.application/pdfporEducação de jovens e adultosEnsino de matemáticaEducação financeiraMathematics educationProblem solvingFinancial educationYouth and adult educationEducação financeira e resolução de problemas : contribuições para o ensino de matemática na educação de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2012Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000871959.pdf000871959.pdfTexto completoapplication/pdf613308http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66866/1/000871959.pdf6316de65913ddeeccc6c12b275ecd200MD51TEXT000871959.pdf.txt000871959.pdf.txtExtracted Texttext/plain111795http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66866/2/000871959.pdf.txtcf27789e89c992ec10a5d0c307c41608MD52THUMBNAIL000871959.pdf.jpg000871959.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg910http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66866/3/000871959.pdf.jpg6d19512aab84c2e83ad43c612f3ea139MD5310183/668662022-02-22 04:55:29.926386oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66866Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T07:55:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação financeira e resolução de problemas : contribuições para o ensino de matemática na educação de jovens e adultos
title Educação financeira e resolução de problemas : contribuições para o ensino de matemática na educação de jovens e adultos
spellingShingle Educação financeira e resolução de problemas : contribuições para o ensino de matemática na educação de jovens e adultos
Santos, Marco Antônio Moretto dos
Educação de jovens e adultos
Ensino de matemática
Educação financeira
Mathematics education
Problem solving
Financial education
Youth and adult education
title_short Educação financeira e resolução de problemas : contribuições para o ensino de matemática na educação de jovens e adultos
title_full Educação financeira e resolução de problemas : contribuições para o ensino de matemática na educação de jovens e adultos
title_fullStr Educação financeira e resolução de problemas : contribuições para o ensino de matemática na educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed Educação financeira e resolução de problemas : contribuições para o ensino de matemática na educação de jovens e adultos
title_sort Educação financeira e resolução de problemas : contribuições para o ensino de matemática na educação de jovens e adultos
author Santos, Marco Antônio Moretto dos
author_facet Santos, Marco Antônio Moretto dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marco Antônio Moretto dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moellwald, Francisco Egger
contributor_str_mv Moellwald, Francisco Egger
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Ensino de matemática
Educação financeira
topic Educação de jovens e adultos
Ensino de matemática
Educação financeira
Mathematics education
Problem solving
Financial education
Youth and adult education
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics education
Problem solving
Financial education
Youth and adult education
description Este estudo teve como objetivo identificar a contribuição da resolução de problemas no contexto da educação financeira poderia fornecer ao ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para fundamentar teoricamente este trabalho, foram considerados autores como Paulo Freire em relação à Educação de Jovens e Adultos, os pressupostos de Polya dentre outros sobre a resolução de problemas, e uma discussão sobre os desafios do ensino de matemática e da educação financeira no contexto atual. O presente estudo constituiu-se na realização de um estudo de caso, a partir da realização de uma prática de ensino em uma turma de EJA de ensino médio de uma escola pública de Porto Alegre. Como resultado, observou-se que a estratégia de resolução de problemas envolvendo a temática da educação financeira mobiliza os alunos para a aprendizagem de matemática, além de auxiliar na compreensão dos temas da educação financeira, aplicando-os em situações do seu cotidiano.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-02-22T01:39:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/66866
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000871959
url http://hdl.handle.net/10183/66866
identifier_str_mv 000871959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66866/1/000871959.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66866/2/000871959.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66866/3/000871959.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6316de65913ddeeccc6c12b275ecd200
cf27789e89c992ec10a5d0c307c41608
6d19512aab84c2e83ad43c612f3ea139
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447098012729344