Estudantes indígenas em universidades brasileiras : um estudo das políticas de acesso e permanência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/241627 |
Resumo: | Este artigo aborda a presença indígena no ensino superior brasileiro baseado em pesquisa em universidade que executa política afirmativa para ingresso e permanência de estudantes indígenas. Analisa também teses e dissertações, distribuídas em diferentes programas de pós-graduação, que tematizam o ingresso de estudantes indígenas (implantação de políticas de acesso, processos seletivos para ingresso) e questões relacionadas à sua permanência na universidade (programas de apoio financeiro e pedagógico, relação institucional com os estudantes, ações de acompanhamento e promoção da permanência). O acompanhamento dos estudantes considerou os depoimentos e a convivência com estudantes indígenas no espaço acadêmico. Dados mostram que a presença indígena no ensino superior oferece possibilidades de autorreflexão sobre as práticas pedagógicas da instituição de ensino superior e seu papel social. Também apontam que a permanência dos estudantes indígenas é um grande desafio para universidades e que diálogo e postura receptiva aos conhecimentos originários podem ser o primeiro passo para efetivar processos de interculturalidade no ensino superior. |
id |
UFRGS-2_046ce4a6b9eae5460049ef2ce874b504 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241627 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bergamaschi, Maria AparecidaDoebber, Michele BarcelosBrito, Patrícia Oliveira2022-07-02T05:13:15Z20180034-7183http://hdl.handle.net/10183/241627001144192Este artigo aborda a presença indígena no ensino superior brasileiro baseado em pesquisa em universidade que executa política afirmativa para ingresso e permanência de estudantes indígenas. Analisa também teses e dissertações, distribuídas em diferentes programas de pós-graduação, que tematizam o ingresso de estudantes indígenas (implantação de políticas de acesso, processos seletivos para ingresso) e questões relacionadas à sua permanência na universidade (programas de apoio financeiro e pedagógico, relação institucional com os estudantes, ações de acompanhamento e promoção da permanência). O acompanhamento dos estudantes considerou os depoimentos e a convivência com estudantes indígenas no espaço acadêmico. Dados mostram que a presença indígena no ensino superior oferece possibilidades de autorreflexão sobre as práticas pedagógicas da instituição de ensino superior e seu papel social. Também apontam que a permanência dos estudantes indígenas é um grande desafio para universidades e que diálogo e postura receptiva aos conhecimentos originários podem ser o primeiro passo para efetivar processos de interculturalidade no ensino superior.This paper discusses the indigenous participation in brazilian higher education stemming from a research done at a university that employs an affirmative policy for admission and continuation of indigenous students. Furthermore, there is an analysis of dissertations and theses, distributed into different post-graduation programs, focused in the admission of indigenous students (implementation of access policies, selection processes for admission) and issues related to their continuation at the university (programs for financial and pedagogical support, institutional relation with the students, monitoring actions, promotion of continuation). The monitoring of students was based on statements and the interaction of these students in the academic environment. Research data shows that indigenous presence in higher education provides the institution with opportunities for self-examination on its pedagogical practices and social role. Thus, the study mentions that the continuation of indigenous students is a major challenge to universities, and that a dialogue and a receptive attitude towards native knowledge can be a first step to implement interculturality processes in higher education.application/pdfporRevista brasileira de estudos pedagógicos. Brasília, DF. Vol. 99, n. 251 (jan./abr. 2018), p. 37-53Ações afirmativasEnsino superiorEducação indígenaHigher educationIndigenous studentsAffirmative policiesEstudantes indígenas em universidades brasileiras : um estudo das políticas de acesso e permanênciaIndigenous students in brazilian universities : a study on access and continuation policiesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001144192.pdf.txt001144192.pdf.txtExtracted Texttext/plain55843http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241627/2/001144192.pdf.txtcbcf4e0757b9b644cce3e9a968377ffcMD52ORIGINAL001144192.pdfTexto completoapplication/pdf136291http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241627/1/001144192.pdf23ac5323477609f429003cdd29d735b8MD5110183/2416272022-07-03 04:54:28.447673oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241627Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-03T07:54:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudantes indígenas em universidades brasileiras : um estudo das políticas de acesso e permanência |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Indigenous students in brazilian universities : a study on access and continuation policies |
title |
Estudantes indígenas em universidades brasileiras : um estudo das políticas de acesso e permanência |
spellingShingle |
Estudantes indígenas em universidades brasileiras : um estudo das políticas de acesso e permanência Bergamaschi, Maria Aparecida Ações afirmativas Ensino superior Educação indígena Higher education Indigenous students Affirmative policies |
title_short |
Estudantes indígenas em universidades brasileiras : um estudo das políticas de acesso e permanência |
title_full |
Estudantes indígenas em universidades brasileiras : um estudo das políticas de acesso e permanência |
title_fullStr |
Estudantes indígenas em universidades brasileiras : um estudo das políticas de acesso e permanência |
title_full_unstemmed |
Estudantes indígenas em universidades brasileiras : um estudo das políticas de acesso e permanência |
title_sort |
Estudantes indígenas em universidades brasileiras : um estudo das políticas de acesso e permanência |
author |
Bergamaschi, Maria Aparecida |
author_facet |
Bergamaschi, Maria Aparecida Doebber, Michele Barcelos Brito, Patrícia Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Doebber, Michele Barcelos Brito, Patrícia Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bergamaschi, Maria Aparecida Doebber, Michele Barcelos Brito, Patrícia Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ações afirmativas Ensino superior Educação indígena |
topic |
Ações afirmativas Ensino superior Educação indígena Higher education Indigenous students Affirmative policies |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Higher education Indigenous students Affirmative policies |
description |
Este artigo aborda a presença indígena no ensino superior brasileiro baseado em pesquisa em universidade que executa política afirmativa para ingresso e permanência de estudantes indígenas. Analisa também teses e dissertações, distribuídas em diferentes programas de pós-graduação, que tematizam o ingresso de estudantes indígenas (implantação de políticas de acesso, processos seletivos para ingresso) e questões relacionadas à sua permanência na universidade (programas de apoio financeiro e pedagógico, relação institucional com os estudantes, ações de acompanhamento e promoção da permanência). O acompanhamento dos estudantes considerou os depoimentos e a convivência com estudantes indígenas no espaço acadêmico. Dados mostram que a presença indígena no ensino superior oferece possibilidades de autorreflexão sobre as práticas pedagógicas da instituição de ensino superior e seu papel social. Também apontam que a permanência dos estudantes indígenas é um grande desafio para universidades e que diálogo e postura receptiva aos conhecimentos originários podem ser o primeiro passo para efetivar processos de interculturalidade no ensino superior. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-02T05:13:15Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/241627 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0034-7183 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001144192 |
identifier_str_mv |
0034-7183 001144192 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/241627 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de estudos pedagógicos. Brasília, DF. Vol. 99, n. 251 (jan./abr. 2018), p. 37-53 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241627/2/001144192.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241627/1/001144192.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cbcf4e0757b9b644cce3e9a968377ffc 23ac5323477609f429003cdd29d735b8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447796807892992 |