Estudantes indígenas em universidades brasileiras : um estudo das políticas de acesso e permanência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bergamaschi, Maria Aparecida
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Doebber, Michele Barcelos, Brito, Patrícia Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/241627
Resumo: Este artigo aborda a presença indígena no ensino superior brasileiro baseado em pesquisa em universidade que executa política afirmativa para ingresso e permanência de estudantes indígenas. Analisa também teses e dissertações, distribuídas em diferentes programas de pós-graduação, que tematizam o ingresso de estudantes indígenas (implantação de políticas de acesso, processos seletivos para ingresso) e questões relacionadas à sua permanência na universidade (programas de apoio financeiro e pedagógico, relação institucional com os estudantes, ações de acompanhamento e promoção da permanência). O acompanhamento dos estudantes considerou os depoimentos e a convivência com estudantes indígenas no espaço acadêmico. Dados mostram que a presença indígena no ensino superior oferece possibilidades de autorreflexão sobre as práticas pedagógicas da instituição de ensino superior e seu papel social. Também apontam que a permanência dos estudantes indígenas é um grande desafio para universidades e que diálogo e postura receptiva aos conhecimentos originários podem ser o primeiro passo para efetivar processos de interculturalidade no ensino superior.
id UFRGS-2_046ce4a6b9eae5460049ef2ce874b504
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241627
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bergamaschi, Maria AparecidaDoebber, Michele BarcelosBrito, Patrícia Oliveira2022-07-02T05:13:15Z20180034-7183http://hdl.handle.net/10183/241627001144192Este artigo aborda a presença indígena no ensino superior brasileiro baseado em pesquisa em universidade que executa política afirmativa para ingresso e permanência de estudantes indígenas. Analisa também teses e dissertações, distribuídas em diferentes programas de pós-graduação, que tematizam o ingresso de estudantes indígenas (implantação de políticas de acesso, processos seletivos para ingresso) e questões relacionadas à sua permanência na universidade (programas de apoio financeiro e pedagógico, relação institucional com os estudantes, ações de acompanhamento e promoção da permanência). O acompanhamento dos estudantes considerou os depoimentos e a convivência com estudantes indígenas no espaço acadêmico. Dados mostram que a presença indígena no ensino superior oferece possibilidades de autorreflexão sobre as práticas pedagógicas da instituição de ensino superior e seu papel social. Também apontam que a permanência dos estudantes indígenas é um grande desafio para universidades e que diálogo e postura receptiva aos conhecimentos originários podem ser o primeiro passo para efetivar processos de interculturalidade no ensino superior.This paper discusses the indigenous participation in brazilian higher education stemming from a research done at a university that employs an affirmative policy for admission and continuation of indigenous students. Furthermore, there is an analysis of dissertations and theses, distributed into different post-graduation programs, focused in the admission of indigenous students (implementation of access policies, selection processes for admission) and issues related to their continuation at the university (programs for financial and pedagogical support, institutional relation with the students, monitoring actions, promotion of continuation). The monitoring of students was based on statements and the interaction of these students in the academic environment. Research data shows that indigenous presence in higher education provides the institution with opportunities for self-examination on its pedagogical practices and social role. Thus, the study mentions that the continuation of indigenous students is a major challenge to universities, and that a dialogue and a receptive attitude towards native knowledge can be a first step to implement interculturality processes in higher education.application/pdfporRevista brasileira de estudos pedagógicos. Brasília, DF. Vol. 99, n. 251 (jan./abr. 2018), p. 37-53Ações afirmativasEnsino superiorEducação indígenaHigher educationIndigenous studentsAffirmative policiesEstudantes indígenas em universidades brasileiras : um estudo das políticas de acesso e permanênciaIndigenous students in brazilian universities : a study on access and continuation policiesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001144192.pdf.txt001144192.pdf.txtExtracted Texttext/plain55843http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241627/2/001144192.pdf.txtcbcf4e0757b9b644cce3e9a968377ffcMD52ORIGINAL001144192.pdfTexto completoapplication/pdf136291http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241627/1/001144192.pdf23ac5323477609f429003cdd29d735b8MD5110183/2416272022-07-03 04:54:28.447673oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241627Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-03T07:54:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudantes indígenas em universidades brasileiras : um estudo das políticas de acesso e permanência
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Indigenous students in brazilian universities : a study on access and continuation policies
title Estudantes indígenas em universidades brasileiras : um estudo das políticas de acesso e permanência
spellingShingle Estudantes indígenas em universidades brasileiras : um estudo das políticas de acesso e permanência
Bergamaschi, Maria Aparecida
Ações afirmativas
Ensino superior
Educação indígena
Higher education
Indigenous students
Affirmative policies
title_short Estudantes indígenas em universidades brasileiras : um estudo das políticas de acesso e permanência
title_full Estudantes indígenas em universidades brasileiras : um estudo das políticas de acesso e permanência
title_fullStr Estudantes indígenas em universidades brasileiras : um estudo das políticas de acesso e permanência
title_full_unstemmed Estudantes indígenas em universidades brasileiras : um estudo das políticas de acesso e permanência
title_sort Estudantes indígenas em universidades brasileiras : um estudo das políticas de acesso e permanência
author Bergamaschi, Maria Aparecida
author_facet Bergamaschi, Maria Aparecida
Doebber, Michele Barcelos
Brito, Patrícia Oliveira
author_role author
author2 Doebber, Michele Barcelos
Brito, Patrícia Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bergamaschi, Maria Aparecida
Doebber, Michele Barcelos
Brito, Patrícia Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ações afirmativas
Ensino superior
Educação indígena
topic Ações afirmativas
Ensino superior
Educação indígena
Higher education
Indigenous students
Affirmative policies
dc.subject.eng.fl_str_mv Higher education
Indigenous students
Affirmative policies
description Este artigo aborda a presença indígena no ensino superior brasileiro baseado em pesquisa em universidade que executa política afirmativa para ingresso e permanência de estudantes indígenas. Analisa também teses e dissertações, distribuídas em diferentes programas de pós-graduação, que tematizam o ingresso de estudantes indígenas (implantação de políticas de acesso, processos seletivos para ingresso) e questões relacionadas à sua permanência na universidade (programas de apoio financeiro e pedagógico, relação institucional com os estudantes, ações de acompanhamento e promoção da permanência). O acompanhamento dos estudantes considerou os depoimentos e a convivência com estudantes indígenas no espaço acadêmico. Dados mostram que a presença indígena no ensino superior oferece possibilidades de autorreflexão sobre as práticas pedagógicas da instituição de ensino superior e seu papel social. Também apontam que a permanência dos estudantes indígenas é um grande desafio para universidades e que diálogo e postura receptiva aos conhecimentos originários podem ser o primeiro passo para efetivar processos de interculturalidade no ensino superior.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-02T05:13:15Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/241627
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0034-7183
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001144192
identifier_str_mv 0034-7183
001144192
url http://hdl.handle.net/10183/241627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de estudos pedagógicos. Brasília, DF. Vol. 99, n. 251 (jan./abr. 2018), p. 37-53
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241627/2/001144192.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241627/1/001144192.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cbcf4e0757b9b644cce3e9a968377ffc
23ac5323477609f429003cdd29d735b8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447796807892992