Estratégias de difusão da educação em museus por meio da escrita : a atuação do Museu Histórico Nacional em seu Anais e na Revista do Ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Ana Carolina Gelmini de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/242133
Resumo: O presente trabalho se propõe refletir, a partir de publicações do autor Roger Chartier, como o mesmo aprofunda a investigação sobre a composição dos textos nas materialidades que os dão a ler, enfatizando aspectos que intencionam a liberdade cerceada do leitor (tais como o autor, as formas tipográficas e os protocolos de leitura). Como aproximação do exercício empíricoelejo um texto de uma funcionária do Museu Histórico Nacional, Sigrid Pôrto de Barros, sobre educação em museus que foi publicado em dois suportes diferentes - os Anais do Museu Histórico Nacional e a Revista do Ensino do Rio Grande do Sul - servirá de apoio para a construção da análise. Conclui que o sentido do texto não é indiferente à materialidade do objeto que o comunica, ou seja, a forma transforma o sentido do escrito.
id UFRGS-2_0478810eb665607dd107e15a0ff3aeb6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242133
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Faria, Ana Carolina Gelmini de2022-07-08T04:51:14Z20221807-3859http://hdl.handle.net/10183/242133001142699O presente trabalho se propõe refletir, a partir de publicações do autor Roger Chartier, como o mesmo aprofunda a investigação sobre a composição dos textos nas materialidades que os dão a ler, enfatizando aspectos que intencionam a liberdade cerceada do leitor (tais como o autor, as formas tipográficas e os protocolos de leitura). Como aproximação do exercício empíricoelejo um texto de uma funcionária do Museu Histórico Nacional, Sigrid Pôrto de Barros, sobre educação em museus que foi publicado em dois suportes diferentes - os Anais do Museu Histórico Nacional e a Revista do Ensino do Rio Grande do Sul - servirá de apoio para a construção da análise. Conclui que o sentido do texto não é indiferente à materialidade do objeto que o comunica, ou seja, a forma transforma o sentido do escrito.The present work aims to reflect, based on publications by author Roger Chartier, how it deepens the investigation on the composition of the texts in the materialities that make them read, emphasizing aspects that intend the curtailed freedom of the reader(such as the author, typographic forms and reading protocols). As an approximation of the empirical exercise, I chose a text by an employee from the National Historical Museum, Sigrid Pôrto de Barros, about education in museums, which was published in twodifferent supports - the Annals of the National Historical Museum and the Revista do Ensino of Rio Grande do Sul - it will serve as support for the construction of the analysis. It concludes that the meaning of the text is not indifferent to the materiality of the object that communicates it, that is, the form transforms the meaning of the writing.El presente trabajo se propone reflexionar, a partir de publicaciones del autor Roger Chartier, como el mismo profundiza la investigación sobre la composición de los textos en las materialidades que los dan a leer, enfatizando aspectos que pretenden la libertad cercenada del lector (tales como el autor, las formas tipográficas y los protocolos de lectura). Como aproximación al ejercicio empírico elijo un texto de una funcionaria del Museo Histórico Nacional, Sigrid Pôrto de Barros, sobre educación en museosque ha sido publicado en dos soportes diferentes - los Anales del Museo Histórico Nacional y la Revista do Ensino de Rio Grande do Sul - servirá de apoyo para la construcción del análisis. Concluye que el sentido del texto no es indiferente a la materialidad del objeto que lo comunica, es decir, la forma transforma el sentido del escrito.application/pdfporCadernos de história da educação. Uberlândia, MG. Vol. 21 (2022), e062, p. 1-11Educação : HistóriaLeituraEducação em museusHistory of written cultureNational Historical MuseumHistoria de la cultura escritaMuseo Histórico NacionalRevista do EnsinoEstratégias de difusão da educação em museus por meio da escrita : a atuação do Museu Histórico Nacional em seu Anais e na Revista do EnsinoStrategies for diffusing education in museums by means of writing : the performance of the National Historical Museum in its Annals and in the Revista do EnsinoEstrategias de difusión de la educaciónen museos a través de la escritura : la actuación del Museo Histórico Nacional en su Anales y en la Revista do Ensinoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001142699-02.pdf.txt001142699-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain33820http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242133/3/001142699-02.pdf.txtae5e2f06321990be7831a9eedd6d8251MD53001142699.pdf.txt001142699.pdf.txtExtracted Texttext/plain33820http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242133/4/001142699.pdf.txtae5e2f06321990be7831a9eedd6d8251MD54ORIGINAL001142699-02.pdfTexto completoapplication/pdf445662http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242133/1/001142699-02.pdf7a0d6851e2ecb67c04573f31a3172bb3MD51001142699.pdfTexto completo (inglês)application/pdf445662http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242133/2/001142699.pdf7a0d6851e2ecb67c04573f31a3172bb3MD5210183/2421332024-08-08 06:29:30.842558oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242133Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-08-08T09:29:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de difusão da educação em museus por meio da escrita : a atuação do Museu Histórico Nacional em seu Anais e na Revista do Ensino
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Strategies for diffusing education in museums by means of writing : the performance of the National Historical Museum in its Annals and in the Revista do Ensino
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Estrategias de difusión de la educaciónen museos a través de la escritura : la actuación del Museo Histórico Nacional en su Anales y en la Revista do Ensino
title Estratégias de difusão da educação em museus por meio da escrita : a atuação do Museu Histórico Nacional em seu Anais e na Revista do Ensino
spellingShingle Estratégias de difusão da educação em museus por meio da escrita : a atuação do Museu Histórico Nacional em seu Anais e na Revista do Ensino
Faria, Ana Carolina Gelmini de
Educação : História
Leitura
Educação em museus
History of written culture
National Historical Museum
Historia de la cultura escrita
Museo Histórico Nacional
Revista do Ensino
title_short Estratégias de difusão da educação em museus por meio da escrita : a atuação do Museu Histórico Nacional em seu Anais e na Revista do Ensino
title_full Estratégias de difusão da educação em museus por meio da escrita : a atuação do Museu Histórico Nacional em seu Anais e na Revista do Ensino
title_fullStr Estratégias de difusão da educação em museus por meio da escrita : a atuação do Museu Histórico Nacional em seu Anais e na Revista do Ensino
title_full_unstemmed Estratégias de difusão da educação em museus por meio da escrita : a atuação do Museu Histórico Nacional em seu Anais e na Revista do Ensino
title_sort Estratégias de difusão da educação em museus por meio da escrita : a atuação do Museu Histórico Nacional em seu Anais e na Revista do Ensino
author Faria, Ana Carolina Gelmini de
author_facet Faria, Ana Carolina Gelmini de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Ana Carolina Gelmini de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação : História
Leitura
Educação em museus
topic Educação : História
Leitura
Educação em museus
History of written culture
National Historical Museum
Historia de la cultura escrita
Museo Histórico Nacional
Revista do Ensino
dc.subject.eng.fl_str_mv History of written culture
National Historical Museum
dc.subject.spa.fl_str_mv Historia de la cultura escrita
Museo Histórico Nacional
Revista do Ensino
description O presente trabalho se propõe refletir, a partir de publicações do autor Roger Chartier, como o mesmo aprofunda a investigação sobre a composição dos textos nas materialidades que os dão a ler, enfatizando aspectos que intencionam a liberdade cerceada do leitor (tais como o autor, as formas tipográficas e os protocolos de leitura). Como aproximação do exercício empíricoelejo um texto de uma funcionária do Museu Histórico Nacional, Sigrid Pôrto de Barros, sobre educação em museus que foi publicado em dois suportes diferentes - os Anais do Museu Histórico Nacional e a Revista do Ensino do Rio Grande do Sul - servirá de apoio para a construção da análise. Conclui que o sentido do texto não é indiferente à materialidade do objeto que o comunica, ou seja, a forma transforma o sentido do escrito.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-08T04:51:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/242133
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1807-3859
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001142699
identifier_str_mv 1807-3859
001142699
url http://hdl.handle.net/10183/242133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos de história da educação. Uberlândia, MG. Vol. 21 (2022), e062, p. 1-11
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242133/3/001142699-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242133/4/001142699.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242133/1/001142699-02.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242133/2/001142699.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ae5e2f06321990be7831a9eedd6d8251
ae5e2f06321990be7831a9eedd6d8251
7a0d6851e2ecb67c04573f31a3172bb3
7a0d6851e2ecb67c04573f31a3172bb3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447797415018496