Estratégias de difusão da educação em museus por meio da escrita : a atuação do Museu Histórico Nacional em seu Anais e na Revista do Ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/242133 |
Resumo: | O presente trabalho se propõe refletir, a partir de publicações do autor Roger Chartier, como o mesmo aprofunda a investigação sobre a composição dos textos nas materialidades que os dão a ler, enfatizando aspectos que intencionam a liberdade cerceada do leitor (tais como o autor, as formas tipográficas e os protocolos de leitura). Como aproximação do exercício empíricoelejo um texto de uma funcionária do Museu Histórico Nacional, Sigrid Pôrto de Barros, sobre educação em museus que foi publicado em dois suportes diferentes - os Anais do Museu Histórico Nacional e a Revista do Ensino do Rio Grande do Sul - servirá de apoio para a construção da análise. Conclui que o sentido do texto não é indiferente à materialidade do objeto que o comunica, ou seja, a forma transforma o sentido do escrito. |
id |
UFRGS-2_0478810eb665607dd107e15a0ff3aeb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242133 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Faria, Ana Carolina Gelmini de2022-07-08T04:51:14Z20221807-3859http://hdl.handle.net/10183/242133001142699O presente trabalho se propõe refletir, a partir de publicações do autor Roger Chartier, como o mesmo aprofunda a investigação sobre a composição dos textos nas materialidades que os dão a ler, enfatizando aspectos que intencionam a liberdade cerceada do leitor (tais como o autor, as formas tipográficas e os protocolos de leitura). Como aproximação do exercício empíricoelejo um texto de uma funcionária do Museu Histórico Nacional, Sigrid Pôrto de Barros, sobre educação em museus que foi publicado em dois suportes diferentes - os Anais do Museu Histórico Nacional e a Revista do Ensino do Rio Grande do Sul - servirá de apoio para a construção da análise. Conclui que o sentido do texto não é indiferente à materialidade do objeto que o comunica, ou seja, a forma transforma o sentido do escrito.The present work aims to reflect, based on publications by author Roger Chartier, how it deepens the investigation on the composition of the texts in the materialities that make them read, emphasizing aspects that intend the curtailed freedom of the reader(such as the author, typographic forms and reading protocols). As an approximation of the empirical exercise, I chose a text by an employee from the National Historical Museum, Sigrid Pôrto de Barros, about education in museums, which was published in twodifferent supports - the Annals of the National Historical Museum and the Revista do Ensino of Rio Grande do Sul - it will serve as support for the construction of the analysis. It concludes that the meaning of the text is not indifferent to the materiality of the object that communicates it, that is, the form transforms the meaning of the writing.El presente trabajo se propone reflexionar, a partir de publicaciones del autor Roger Chartier, como el mismo profundiza la investigación sobre la composición de los textos en las materialidades que los dan a leer, enfatizando aspectos que pretenden la libertad cercenada del lector (tales como el autor, las formas tipográficas y los protocolos de lectura). Como aproximación al ejercicio empírico elijo un texto de una funcionaria del Museo Histórico Nacional, Sigrid Pôrto de Barros, sobre educación en museosque ha sido publicado en dos soportes diferentes - los Anales del Museo Histórico Nacional y la Revista do Ensino de Rio Grande do Sul - servirá de apoyo para la construcción del análisis. Concluye que el sentido del texto no es indiferente a la materialidad del objeto que lo comunica, es decir, la forma transforma el sentido del escrito.application/pdfporCadernos de história da educação. Uberlândia, MG. Vol. 21 (2022), e062, p. 1-11Educação : HistóriaLeituraEducação em museusHistory of written cultureNational Historical MuseumHistoria de la cultura escritaMuseo Histórico NacionalRevista do EnsinoEstratégias de difusão da educação em museus por meio da escrita : a atuação do Museu Histórico Nacional em seu Anais e na Revista do EnsinoStrategies for diffusing education in museums by means of writing : the performance of the National Historical Museum in its Annals and in the Revista do EnsinoEstrategias de difusión de la educaciónen museos a través de la escritura : la actuación del Museo Histórico Nacional en su Anales y en la Revista do Ensinoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001142699-02.pdf.txt001142699-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain33820http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242133/3/001142699-02.pdf.txtae5e2f06321990be7831a9eedd6d8251MD53001142699.pdf.txt001142699.pdf.txtExtracted Texttext/plain33820http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242133/4/001142699.pdf.txtae5e2f06321990be7831a9eedd6d8251MD54ORIGINAL001142699-02.pdfTexto completoapplication/pdf445662http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242133/1/001142699-02.pdf7a0d6851e2ecb67c04573f31a3172bb3MD51001142699.pdfTexto completo (inglês)application/pdf445662http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242133/2/001142699.pdf7a0d6851e2ecb67c04573f31a3172bb3MD5210183/2421332024-08-08 06:29:30.842558oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242133Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-08-08T09:29:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias de difusão da educação em museus por meio da escrita : a atuação do Museu Histórico Nacional em seu Anais e na Revista do Ensino |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Strategies for diffusing education in museums by means of writing : the performance of the National Historical Museum in its Annals and in the Revista do Ensino |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Estrategias de difusión de la educaciónen museos a través de la escritura : la actuación del Museo Histórico Nacional en su Anales y en la Revista do Ensino |
title |
Estratégias de difusão da educação em museus por meio da escrita : a atuação do Museu Histórico Nacional em seu Anais e na Revista do Ensino |
spellingShingle |
Estratégias de difusão da educação em museus por meio da escrita : a atuação do Museu Histórico Nacional em seu Anais e na Revista do Ensino Faria, Ana Carolina Gelmini de Educação : História Leitura Educação em museus History of written culture National Historical Museum Historia de la cultura escrita Museo Histórico Nacional Revista do Ensino |
title_short |
Estratégias de difusão da educação em museus por meio da escrita : a atuação do Museu Histórico Nacional em seu Anais e na Revista do Ensino |
title_full |
Estratégias de difusão da educação em museus por meio da escrita : a atuação do Museu Histórico Nacional em seu Anais e na Revista do Ensino |
title_fullStr |
Estratégias de difusão da educação em museus por meio da escrita : a atuação do Museu Histórico Nacional em seu Anais e na Revista do Ensino |
title_full_unstemmed |
Estratégias de difusão da educação em museus por meio da escrita : a atuação do Museu Histórico Nacional em seu Anais e na Revista do Ensino |
title_sort |
Estratégias de difusão da educação em museus por meio da escrita : a atuação do Museu Histórico Nacional em seu Anais e na Revista do Ensino |
author |
Faria, Ana Carolina Gelmini de |
author_facet |
Faria, Ana Carolina Gelmini de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Ana Carolina Gelmini de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação : História Leitura Educação em museus |
topic |
Educação : História Leitura Educação em museus History of written culture National Historical Museum Historia de la cultura escrita Museo Histórico Nacional Revista do Ensino |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
History of written culture National Historical Museum |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Historia de la cultura escrita Museo Histórico Nacional Revista do Ensino |
description |
O presente trabalho se propõe refletir, a partir de publicações do autor Roger Chartier, como o mesmo aprofunda a investigação sobre a composição dos textos nas materialidades que os dão a ler, enfatizando aspectos que intencionam a liberdade cerceada do leitor (tais como o autor, as formas tipográficas e os protocolos de leitura). Como aproximação do exercício empíricoelejo um texto de uma funcionária do Museu Histórico Nacional, Sigrid Pôrto de Barros, sobre educação em museus que foi publicado em dois suportes diferentes - os Anais do Museu Histórico Nacional e a Revista do Ensino do Rio Grande do Sul - servirá de apoio para a construção da análise. Conclui que o sentido do texto não é indiferente à materialidade do objeto que o comunica, ou seja, a forma transforma o sentido do escrito. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-08T04:51:14Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/242133 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1807-3859 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001142699 |
identifier_str_mv |
1807-3859 001142699 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/242133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Cadernos de história da educação. Uberlândia, MG. Vol. 21 (2022), e062, p. 1-11 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242133/3/001142699-02.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242133/4/001142699.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242133/1/001142699-02.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242133/2/001142699.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ae5e2f06321990be7831a9eedd6d8251 ae5e2f06321990be7831a9eedd6d8251 7a0d6851e2ecb67c04573f31a3172bb3 7a0d6851e2ecb67c04573f31a3172bb3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447797415018496 |