Construtivismo : evolução ou modismo?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/231248 |
Resumo: | A partir de uma perspectiva sociológica, integrada por ferramentas conceituais da teorização social pós-estruturalista/pós-modernista, o texto antagoniza com dois sentidos correntes atribuídos ao construtivismo pedagógico, quais sejam: 1) o sentido que compreende esta prática como uma "evolução"; 2) e aquele que lhe atribui a significação de ser um "modismo". Por tratálo como uma prática discursiva, no sentido foucaultiano, envolvido por/envolvendo relações de poder-saber, opera sua analítica no que se refere: l°) à educação pública brasileira; 2°) à criança do construtivismo; e 3°) ao lugar dos pais/mães no construtivismo; concluindo que é mais do que tempo, sim, de desconstruir o construtivismo (psico)pedagógico. |
id |
UFRGS-2_04e8b3bec63e1aa7af84d39abef6cf05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231248 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Corazza, Sandra Mara2021-10-26T04:28:00Z19960100-3143http://hdl.handle.net/10183/231248000211959A partir de uma perspectiva sociológica, integrada por ferramentas conceituais da teorização social pós-estruturalista/pós-modernista, o texto antagoniza com dois sentidos correntes atribuídos ao construtivismo pedagógico, quais sejam: 1) o sentido que compreende esta prática como uma "evolução"; 2) e aquele que lhe atribui a significação de ser um "modismo". Por tratálo como uma prática discursiva, no sentido foucaultiano, envolvido por/envolvendo relações de poder-saber, opera sua analítica no que se refere: l°) à educação pública brasileira; 2°) à criança do construtivismo; e 3°) ao lugar dos pais/mães no construtivismo; concluindo que é mais do que tempo, sim, de desconstruir o construtivismo (psico)pedagógico.Based on a sociological perspective, using conceptual tools of post-structuralistlpost-modernist social theory, the text sets two current meanings attribudet to pedagogical constructivism against each other. They are: 1) the meaning which sees this practice as an "evolution" and 2)the one which considers it a "fad". Since it treats it as a discoursive practice, in the Foucaultian sense, involved inlinvolving power-knowledge relations, it analyses: 1) Brazilian public education; 2) the child of constructivism; and 3) the place of fathers/mothers in constructivism; concluding that it is in faet high time to desconstruct (psycho)pedagogical constructivismapplication/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 21, n. 2 (jul./dez. 1996), p. 215-232CurrículoConstrutivismo(Psycho)pedagogical constructivismPolitical desconstructivismCurriculumPower-knowledgeSchool-childhoodConstrutivismo : evolução ou modismo?Constructivism : evolution or a fad?info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000211959.pdf.txt000211959.pdf.txtExtracted Texttext/plain49795http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231248/2/000211959.pdf.txt0b2816cc7a3b67da4179d1a6ddbef2bfMD52ORIGINAL000211959.pdfTexto completoapplication/pdf302184http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231248/1/000211959.pdf627154015ec956686a57c6cbc554dfd7MD5110183/2312482021-11-20 06:00:14.278605oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231248Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:00:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Construtivismo : evolução ou modismo? |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Constructivism : evolution or a fad? |
title |
Construtivismo : evolução ou modismo? |
spellingShingle |
Construtivismo : evolução ou modismo? Corazza, Sandra Mara Currículo Construtivismo (Psycho)pedagogical constructivism Political desconstructivism Curriculum Power-knowledge School-childhood |
title_short |
Construtivismo : evolução ou modismo? |
title_full |
Construtivismo : evolução ou modismo? |
title_fullStr |
Construtivismo : evolução ou modismo? |
title_full_unstemmed |
Construtivismo : evolução ou modismo? |
title_sort |
Construtivismo : evolução ou modismo? |
author |
Corazza, Sandra Mara |
author_facet |
Corazza, Sandra Mara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corazza, Sandra Mara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Construtivismo |
topic |
Currículo Construtivismo (Psycho)pedagogical constructivism Political desconstructivism Curriculum Power-knowledge School-childhood |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
(Psycho)pedagogical constructivism Political desconstructivism Curriculum Power-knowledge School-childhood |
description |
A partir de uma perspectiva sociológica, integrada por ferramentas conceituais da teorização social pós-estruturalista/pós-modernista, o texto antagoniza com dois sentidos correntes atribuídos ao construtivismo pedagógico, quais sejam: 1) o sentido que compreende esta prática como uma "evolução"; 2) e aquele que lhe atribui a significação de ser um "modismo". Por tratálo como uma prática discursiva, no sentido foucaultiano, envolvido por/envolvendo relações de poder-saber, opera sua analítica no que se refere: l°) à educação pública brasileira; 2°) à criança do construtivismo; e 3°) ao lugar dos pais/mães no construtivismo; concluindo que é mais do que tempo, sim, de desconstruir o construtivismo (psico)pedagógico. |
publishDate |
1996 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1996 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-26T04:28:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/231248 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-3143 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000211959 |
identifier_str_mv |
0100-3143 000211959 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/231248 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 21, n. 2 (jul./dez. 1996), p. 215-232 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231248/2/000211959.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231248/1/000211959.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0b2816cc7a3b67da4179d1a6ddbef2bf 627154015ec956686a57c6cbc554dfd7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225040590536704 |