Construtivismo : evolução ou modismo?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corazza, Sandra Mara
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/231248
Resumo: A partir de uma perspectiva sociológica, integrada por ferramentas conceituais da teorização social pós-estruturalista/pós-modernista, o texto antagoniza com dois sentidos correntes atribuídos ao construtivismo pedagógico, quais sejam: 1) o sentido que compreende esta prática como uma "evolução"; 2) e aquele que lhe atribui a significação de ser um "modismo". Por tratálo como uma prática discursiva, no sentido foucaultiano, envolvido por/envolvendo relações de poder-saber, opera sua analítica no que se refere: l°) à educação pública brasileira; 2°) à criança do construtivismo; e 3°) ao lugar dos pais/mães no construtivismo; concluindo que é mais do que tempo, sim, de desconstruir o construtivismo (psico)pedagógico.
id UFRGS-2_04e8b3bec63e1aa7af84d39abef6cf05
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231248
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Corazza, Sandra Mara2021-10-26T04:28:00Z19960100-3143http://hdl.handle.net/10183/231248000211959A partir de uma perspectiva sociológica, integrada por ferramentas conceituais da teorização social pós-estruturalista/pós-modernista, o texto antagoniza com dois sentidos correntes atribuídos ao construtivismo pedagógico, quais sejam: 1) o sentido que compreende esta prática como uma "evolução"; 2) e aquele que lhe atribui a significação de ser um "modismo". Por tratálo como uma prática discursiva, no sentido foucaultiano, envolvido por/envolvendo relações de poder-saber, opera sua analítica no que se refere: l°) à educação pública brasileira; 2°) à criança do construtivismo; e 3°) ao lugar dos pais/mães no construtivismo; concluindo que é mais do que tempo, sim, de desconstruir o construtivismo (psico)pedagógico.Based on a sociological perspective, using conceptual tools of post-structuralistlpost-modernist social theory, the text sets two current meanings attribudet to pedagogical constructivism against each other. They are: 1) the meaning which sees this practice as an "evolution" and 2)the one which considers it a "fad". Since it treats it as a discoursive practice, in the Foucaultian sense, involved inlinvolving power-knowledge relations, it analyses: 1) Brazilian public education; 2) the child of constructivism; and 3) the place of fathers/mothers in constructivism; concluding that it is in faet high time to desconstruct (psycho)pedagogical constructivismapplication/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 21, n. 2 (jul./dez. 1996), p. 215-232CurrículoConstrutivismo(Psycho)pedagogical constructivismPolitical desconstructivismCurriculumPower-knowledgeSchool-childhoodConstrutivismo : evolução ou modismo?Constructivism : evolution or a fad?info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000211959.pdf.txt000211959.pdf.txtExtracted Texttext/plain49795http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231248/2/000211959.pdf.txt0b2816cc7a3b67da4179d1a6ddbef2bfMD52ORIGINAL000211959.pdfTexto completoapplication/pdf302184http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231248/1/000211959.pdf627154015ec956686a57c6cbc554dfd7MD5110183/2312482021-11-20 06:00:14.278605oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231248Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:00:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Construtivismo : evolução ou modismo?
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Constructivism : evolution or a fad?
title Construtivismo : evolução ou modismo?
spellingShingle Construtivismo : evolução ou modismo?
Corazza, Sandra Mara
Currículo
Construtivismo
(Psycho)pedagogical constructivism
Political desconstructivism
Curriculum
Power-knowledge
School-childhood
title_short Construtivismo : evolução ou modismo?
title_full Construtivismo : evolução ou modismo?
title_fullStr Construtivismo : evolução ou modismo?
title_full_unstemmed Construtivismo : evolução ou modismo?
title_sort Construtivismo : evolução ou modismo?
author Corazza, Sandra Mara
author_facet Corazza, Sandra Mara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corazza, Sandra Mara
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Construtivismo
topic Currículo
Construtivismo
(Psycho)pedagogical constructivism
Political desconstructivism
Curriculum
Power-knowledge
School-childhood
dc.subject.eng.fl_str_mv (Psycho)pedagogical constructivism
Political desconstructivism
Curriculum
Power-knowledge
School-childhood
description A partir de uma perspectiva sociológica, integrada por ferramentas conceituais da teorização social pós-estruturalista/pós-modernista, o texto antagoniza com dois sentidos correntes atribuídos ao construtivismo pedagógico, quais sejam: 1) o sentido que compreende esta prática como uma "evolução"; 2) e aquele que lhe atribui a significação de ser um "modismo". Por tratálo como uma prática discursiva, no sentido foucaultiano, envolvido por/envolvendo relações de poder-saber, opera sua analítica no que se refere: l°) à educação pública brasileira; 2°) à criança do construtivismo; e 3°) ao lugar dos pais/mães no construtivismo; concluindo que é mais do que tempo, sim, de desconstruir o construtivismo (psico)pedagógico.
publishDate 1996
dc.date.issued.fl_str_mv 1996
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-26T04:28:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/231248
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000211959
identifier_str_mv 0100-3143
000211959
url http://hdl.handle.net/10183/231248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 21, n. 2 (jul./dez. 1996), p. 215-232
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231248/2/000211959.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231248/1/000211959.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0b2816cc7a3b67da4179d1a6ddbef2bf
627154015ec956686a57c6cbc554dfd7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225040590536704