A paródia do documentário e do jornalismo na série American Vandal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/211932 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo geral analisar a série American Vandal, buscando entender de que forma ela parodia elementos do documentário e do jornalismo. Para tanto, nossos objetivos específicos são: discutir as barreiras entre realidade e ficção no cinema documentário, buscando entender de que forma se decide o que é a verdade no campo do documentário e das reportagens jornalísticas; compreender os elementos da paródia que sustentam a narrativa de American Vandal; demarcar elementos que mimetizem as investigações criminais e jornalísticas em três episódios, assim como o acionamento da crítica na série. Para isso, será feito um percurso pelas questões das barreiras entre realidade e ficção no Cinema, suas implicações quanto ao estabelecimento de gêneros cinematográficos e da definição do que é um documentário e sua paródia, o falso documentário. Em seguida, serão abordadas as diferentes definições de paródia. O percurso teórico será finalizado discutindo-se as questões jornalísticas tensionadas em American Vandal: verdade, credibilidade e apuração. Por meio da metodologia de análise fílmica será explorada a maneira como os diversos elementos de American Vandal se unem para tecer uma crítica estética e social aos documentários criminais e às reportagens jornalísticas. O trabalho conclui que uma ficção pode proporcionar reflexões sobre as teorias do Cinema e do Jornalismo e colaborar para o tensionamento de seus conceitos, discutindo a verdade no Jornalismo e a realidade no Cinema, além da construção da credibilidade no jornalismo e nos documentários criminais. |
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