Análise da utilização da história da ciência nos trabalhos de conclusão do curso de licenciatura em química da UFRGS (2008 – 2021)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Fernanda Fontanari
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/258478
Resumo: Análise do uso da História da Ciência (HC) nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de Licenciatura em Química da UFRGS publicados entre 2008 e 2021. Foram identificados e analisados Trabalhos teóricos e com propostas de Intervenções Pedagógicas. Constatou-se um número reduzido de publicações envolvendo a História da Ciência. A maioria destas utilizou a HC como meio de abordagem de conceitos científicos durante as aulas. Os Trabalhos apresentam sustentação na “Nova Historiografia da Ciência” (NHC), fundamentada em perspectivas não continuístas da HC e reforçam a importância de pautar-se nela para evitar visões distorcidas sobre o desenvolvimento científico; sobre as pessoas que fazem Ciência; sobre as influências sociais, políticas, econômicas e culturais as quais esse desenvolvimento é submetido; e sobre as relações entre Ciência e sociedade. Os autores dos TCC destacam os desafios de se ensinar a química contextualizada historicamente e as contribuições da utilização da HC como tema motivador, facilitador para a aprendizagem e importante na formação de concepções dos estudantes sobre a Ciência e os cientistas. Diante da relevância do uso da HC para o ensino e do baixo número de TCC que a utilizaram em suas abordagens, fica evidente a necessidade de fazer uma reflexão sobre o currículo da Licenciatura. Profissionais que necessitam embasamento teórico e contextualização didático-pedagógica que os possibilitem levar esta abordagem às salas de aula na Educação Básica.
id UFRGS-2_052538833828168889a07735fef8e4d3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258478
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nunes, Fernanda FontanariLopes, Cesar Valmor Machado2023-05-24T03:28:46Z2022http://hdl.handle.net/10183/258478001156178Análise do uso da História da Ciência (HC) nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de Licenciatura em Química da UFRGS publicados entre 2008 e 2021. Foram identificados e analisados Trabalhos teóricos e com propostas de Intervenções Pedagógicas. Constatou-se um número reduzido de publicações envolvendo a História da Ciência. A maioria destas utilizou a HC como meio de abordagem de conceitos científicos durante as aulas. Os Trabalhos apresentam sustentação na “Nova Historiografia da Ciência” (NHC), fundamentada em perspectivas não continuístas da HC e reforçam a importância de pautar-se nela para evitar visões distorcidas sobre o desenvolvimento científico; sobre as pessoas que fazem Ciência; sobre as influências sociais, políticas, econômicas e culturais as quais esse desenvolvimento é submetido; e sobre as relações entre Ciência e sociedade. Os autores dos TCC destacam os desafios de se ensinar a química contextualizada historicamente e as contribuições da utilização da HC como tema motivador, facilitador para a aprendizagem e importante na formação de concepções dos estudantes sobre a Ciência e os cientistas. Diante da relevância do uso da HC para o ensino e do baixo número de TCC que a utilizaram em suas abordagens, fica evidente a necessidade de fazer uma reflexão sobre o currículo da Licenciatura. Profissionais que necessitam embasamento teórico e contextualização didático-pedagógica que os possibilitem levar esta abordagem às salas de aula na Educação Básica.Analysis on the use of History of Science (HoS) in undergraduate theses from the Chemistry Teacher Treaning course, published between 2008 and 2021. Both theoretical and pedagogical interventional thesis were identified and analysed. A reduced number of publications regarding HoS was observed. Most of the articles applied it as an approach to teaching scientific concepts in class. The theses present a basis on the “New Historiograpy of Science’s” (NHoS) vision, sustained by the discontinuity perspective of HoS, and reinforce the importance of relying on it when approaching HoS, in order to avoid distorted visions upon the scientific development; upon the people in science; upon the social, political, economical and cultural influences on which that development is subjected to; and upon the relationship between Science and society. The authors of these undergraduate theses also highlight the hardships of teaching historically contextualized chemistry and the contributions of the use of HoS as an incentivizing subject, as well as a facilitator to the learning process and to the building of students’ concepts of Science and scientists. Facing the relevance of the use of HoS to teaching and the reduced number of undergraduate theses that used it as an approach, it is evident the need to ponder on the undergraduate’s teaching training course. It is fundamental they have a theoretical basis that enables this approach to reach the Basic Education’ classrooms.application/pdfporHistória da ciênciaEnsino de quimicaHistoriografia da cienciaHistory of scienceChemistry teachingHistoriography of scienceNew historiography of scienceAnálise da utilização da história da ciência nos trabalhos de conclusão do curso de licenciatura em química da UFRGS (2008 – 2021)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2022Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001156178.pdf.txt001156178.pdf.txtExtracted Texttext/plain105212http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258478/2/001156178.pdf.txt9623d7ed3cbaca159c5e238c9f30c0d5MD52ORIGINAL001156178.pdfTexto completoapplication/pdf891417http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258478/1/001156178.pdf83a8b9734dd3c515461086b11b79d946MD5110183/2584782023-05-25 03:27:13.693339oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258478Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-25T06:27:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da utilização da história da ciência nos trabalhos de conclusão do curso de licenciatura em química da UFRGS (2008 – 2021)
title Análise da utilização da história da ciência nos trabalhos de conclusão do curso de licenciatura em química da UFRGS (2008 – 2021)
spellingShingle Análise da utilização da história da ciência nos trabalhos de conclusão do curso de licenciatura em química da UFRGS (2008 – 2021)
Nunes, Fernanda Fontanari
História da ciência
Ensino de quimica
Historiografia da ciencia
History of science
Chemistry teaching
Historiography of science
New historiography of science
title_short Análise da utilização da história da ciência nos trabalhos de conclusão do curso de licenciatura em química da UFRGS (2008 – 2021)
title_full Análise da utilização da história da ciência nos trabalhos de conclusão do curso de licenciatura em química da UFRGS (2008 – 2021)
title_fullStr Análise da utilização da história da ciência nos trabalhos de conclusão do curso de licenciatura em química da UFRGS (2008 – 2021)
title_full_unstemmed Análise da utilização da história da ciência nos trabalhos de conclusão do curso de licenciatura em química da UFRGS (2008 – 2021)
title_sort Análise da utilização da história da ciência nos trabalhos de conclusão do curso de licenciatura em química da UFRGS (2008 – 2021)
author Nunes, Fernanda Fontanari
author_facet Nunes, Fernanda Fontanari
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Fernanda Fontanari
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes, Cesar Valmor Machado
contributor_str_mv Lopes, Cesar Valmor Machado
dc.subject.por.fl_str_mv História da ciência
Ensino de quimica
Historiografia da ciencia
topic História da ciência
Ensino de quimica
Historiografia da ciencia
History of science
Chemistry teaching
Historiography of science
New historiography of science
dc.subject.eng.fl_str_mv History of science
Chemistry teaching
Historiography of science
New historiography of science
description Análise do uso da História da Ciência (HC) nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de Licenciatura em Química da UFRGS publicados entre 2008 e 2021. Foram identificados e analisados Trabalhos teóricos e com propostas de Intervenções Pedagógicas. Constatou-se um número reduzido de publicações envolvendo a História da Ciência. A maioria destas utilizou a HC como meio de abordagem de conceitos científicos durante as aulas. Os Trabalhos apresentam sustentação na “Nova Historiografia da Ciência” (NHC), fundamentada em perspectivas não continuístas da HC e reforçam a importância de pautar-se nela para evitar visões distorcidas sobre o desenvolvimento científico; sobre as pessoas que fazem Ciência; sobre as influências sociais, políticas, econômicas e culturais as quais esse desenvolvimento é submetido; e sobre as relações entre Ciência e sociedade. Os autores dos TCC destacam os desafios de se ensinar a química contextualizada historicamente e as contribuições da utilização da HC como tema motivador, facilitador para a aprendizagem e importante na formação de concepções dos estudantes sobre a Ciência e os cientistas. Diante da relevância do uso da HC para o ensino e do baixo número de TCC que a utilizaram em suas abordagens, fica evidente a necessidade de fazer uma reflexão sobre o currículo da Licenciatura. Profissionais que necessitam embasamento teórico e contextualização didático-pedagógica que os possibilitem levar esta abordagem às salas de aula na Educação Básica.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-24T03:28:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/258478
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001156178
url http://hdl.handle.net/10183/258478
identifier_str_mv 001156178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258478/2/001156178.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258478/1/001156178.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9623d7ed3cbaca159c5e238c9f30c0d5
83a8b9734dd3c515461086b11b79d946
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224659759267840