Importância de vivências em extensão, pesquisa e ensino para a formação acadêmica e em contexto de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Maria Luiza Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256467
Resumo: O presente artigo traz reflexões sobre a troca de experiências e as oportunidades de aprendizagem para bolsistas do Programa de Extensão Universitária Educação Infantil na Roda, tanto no modelo presencial, quanto no contexto pandêmico da Covid-19. O texto enfatiza as oportunidades formativas oferecidas pelo Programa, que se apoiam no tripé da ação da Universidade, constituído pelo ensino, a pesquisa e a extensão. A metodologia utilizada foi a investigação qualitativa com análise documental e de legislação, além do estudo dos referenciais teóricos sobre o papel da extensão universitária, da pesquisa acadêmica e do ensino na formação de estudantes. Destacam-se as oportunidades de aprendi-zagem oferecidas no âmbito do Programa, que se desenvolvem junto à equipe composta por docentes da Universidade e de escolas públicas de educação básica da região, colegas de diferentes cursos e participantes nas ações abertas à comunidade. Conclui-se que, em seu conjunto, estas experiências oportunizam a construção das aprendizagens necessárias aos estudantes do ponto de vista de uma formação acadêmica plural.
id UFRGS-2_055533f4cd399105ebfad6b4ce3b16be
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256467
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Flores, Maria Luiza Rodrigues2023-03-30T03:22:59Z20222238-0167http://hdl.handle.net/10183/256467001163980O presente artigo traz reflexões sobre a troca de experiências e as oportunidades de aprendizagem para bolsistas do Programa de Extensão Universitária Educação Infantil na Roda, tanto no modelo presencial, quanto no contexto pandêmico da Covid-19. O texto enfatiza as oportunidades formativas oferecidas pelo Programa, que se apoiam no tripé da ação da Universidade, constituído pelo ensino, a pesquisa e a extensão. A metodologia utilizada foi a investigação qualitativa com análise documental e de legislação, além do estudo dos referenciais teóricos sobre o papel da extensão universitária, da pesquisa acadêmica e do ensino na formação de estudantes. Destacam-se as oportunidades de aprendi-zagem oferecidas no âmbito do Programa, que se desenvolvem junto à equipe composta por docentes da Universidade e de escolas públicas de educação básica da região, colegas de diferentes cursos e participantes nas ações abertas à comunidade. Conclui-se que, em seu conjunto, estas experiências oportunizam a construção das aprendizagens necessárias aos estudantes do ponto de vista de uma formação acadêmica plural.Este artículo trae reflexiones sobre el intercambio de experiencias y oportunidades de aprendizaje para los becarios del Programa de Extensión Universitaria Educação Infantil na Roda, tanto en el modelo presencial como en el contexto de la pandemia de Covid-19. El texto destaca las oportunidades de formación que ofrece el Programa, las cuales se sustentan en el trípode de acción de la Universidad, constituido por la docencia, la investigación y la extensión. La metodología utilizada fue una investi-gación cualitativa con análisis documental y legislativo, además del estudio de referentes teóricos sobre el papel de la extensión universitaria, la investigación académica y la docencia en la formación de los estudiantes. Se destacan las oportunidades de aprendizaje que se ofrecen en el ámbito del Programa, las cuales se desarrollan en conjunto con un equipo conformado por profesores de la Universidad y de escuelas primarias públicas de la región, compañeros de distintas carreras y participantes de acciones abiertas a la comunidad. Se concluye que, en su conjunto, estas experiencias brindan oportunidades para la construcción de los aprendizajes necesarios para los estudiantes desde el punto de vista de una formación académica plural.application/pdfporRevista da Extensão. Porto Alegre. N. 24 (jul. 2022), p. 43-50Extensão universitáriaPesquisa educacionalFormação acadêmicaPandemia de COVID-19 (2020-)Extensión universitariaDocenciaInvestigaciónFormación académicaPandemiaImportância de vivências em extensão, pesquisa e ensino para a formação acadêmica e em contexto de pandemiainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001163980.pdf.txt001163980.pdf.txtExtracted Texttext/plain25442http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256467/2/001163980.pdf.txtbe1a4ce75b0b3d57254e75a42ab68005MD52ORIGINAL001163980.pdfTexto completoapplication/pdf274991http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256467/1/001163980.pdfd0333283462feb8406c4954a1ba9356eMD5110183/2564672024-01-18 04:21:57.482744oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256467Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2024-01-18T06:21:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Importância de vivências em extensão, pesquisa e ensino para a formação acadêmica e em contexto de pandemia
title Importância de vivências em extensão, pesquisa e ensino para a formação acadêmica e em contexto de pandemia
spellingShingle Importância de vivências em extensão, pesquisa e ensino para a formação acadêmica e em contexto de pandemia
Flores, Maria Luiza Rodrigues
Extensão universitária
Pesquisa educacional
Formação acadêmica
Pandemia de COVID-19 (2020-)
Extensión universitaria
Docencia
Investigación
Formación académica
Pandemia
title_short Importância de vivências em extensão, pesquisa e ensino para a formação acadêmica e em contexto de pandemia
title_full Importância de vivências em extensão, pesquisa e ensino para a formação acadêmica e em contexto de pandemia
title_fullStr Importância de vivências em extensão, pesquisa e ensino para a formação acadêmica e em contexto de pandemia
title_full_unstemmed Importância de vivências em extensão, pesquisa e ensino para a formação acadêmica e em contexto de pandemia
title_sort Importância de vivências em extensão, pesquisa e ensino para a formação acadêmica e em contexto de pandemia
author Flores, Maria Luiza Rodrigues
author_facet Flores, Maria Luiza Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Maria Luiza Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Extensão universitária
Pesquisa educacional
Formação acadêmica
Pandemia de COVID-19 (2020-)
topic Extensão universitária
Pesquisa educacional
Formação acadêmica
Pandemia de COVID-19 (2020-)
Extensión universitaria
Docencia
Investigación
Formación académica
Pandemia
dc.subject.spa.fl_str_mv Extensión universitaria
Docencia
Investigación
Formación académica
Pandemia
description O presente artigo traz reflexões sobre a troca de experiências e as oportunidades de aprendizagem para bolsistas do Programa de Extensão Universitária Educação Infantil na Roda, tanto no modelo presencial, quanto no contexto pandêmico da Covid-19. O texto enfatiza as oportunidades formativas oferecidas pelo Programa, que se apoiam no tripé da ação da Universidade, constituído pelo ensino, a pesquisa e a extensão. A metodologia utilizada foi a investigação qualitativa com análise documental e de legislação, além do estudo dos referenciais teóricos sobre o papel da extensão universitária, da pesquisa acadêmica e do ensino na formação de estudantes. Destacam-se as oportunidades de aprendi-zagem oferecidas no âmbito do Programa, que se desenvolvem junto à equipe composta por docentes da Universidade e de escolas públicas de educação básica da região, colegas de diferentes cursos e participantes nas ações abertas à comunidade. Conclui-se que, em seu conjunto, estas experiências oportunizam a construção das aprendizagens necessárias aos estudantes do ponto de vista de uma formação acadêmica plural.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-30T03:22:59Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/256467
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2238-0167
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001163980
identifier_str_mv 2238-0167
001163980
url http://hdl.handle.net/10183/256467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista da Extensão. Porto Alegre. N. 24 (jul. 2022), p. 43-50
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256467/2/001163980.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256467/1/001163980.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv be1a4ce75b0b3d57254e75a42ab68005
d0333283462feb8406c4954a1ba9356e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817725159847493632