Importância de vivências em extensão, pesquisa e ensino para a formação acadêmica e em contexto de pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/256467 |
Resumo: | O presente artigo traz reflexões sobre a troca de experiências e as oportunidades de aprendizagem para bolsistas do Programa de Extensão Universitária Educação Infantil na Roda, tanto no modelo presencial, quanto no contexto pandêmico da Covid-19. O texto enfatiza as oportunidades formativas oferecidas pelo Programa, que se apoiam no tripé da ação da Universidade, constituído pelo ensino, a pesquisa e a extensão. A metodologia utilizada foi a investigação qualitativa com análise documental e de legislação, além do estudo dos referenciais teóricos sobre o papel da extensão universitária, da pesquisa acadêmica e do ensino na formação de estudantes. Destacam-se as oportunidades de aprendi-zagem oferecidas no âmbito do Programa, que se desenvolvem junto à equipe composta por docentes da Universidade e de escolas públicas de educação básica da região, colegas de diferentes cursos e participantes nas ações abertas à comunidade. Conclui-se que, em seu conjunto, estas experiências oportunizam a construção das aprendizagens necessárias aos estudantes do ponto de vista de uma formação acadêmica plural. |
id |
UFRGS-2_055533f4cd399105ebfad6b4ce3b16be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256467 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Flores, Maria Luiza Rodrigues2023-03-30T03:22:59Z20222238-0167http://hdl.handle.net/10183/256467001163980O presente artigo traz reflexões sobre a troca de experiências e as oportunidades de aprendizagem para bolsistas do Programa de Extensão Universitária Educação Infantil na Roda, tanto no modelo presencial, quanto no contexto pandêmico da Covid-19. O texto enfatiza as oportunidades formativas oferecidas pelo Programa, que se apoiam no tripé da ação da Universidade, constituído pelo ensino, a pesquisa e a extensão. A metodologia utilizada foi a investigação qualitativa com análise documental e de legislação, além do estudo dos referenciais teóricos sobre o papel da extensão universitária, da pesquisa acadêmica e do ensino na formação de estudantes. Destacam-se as oportunidades de aprendi-zagem oferecidas no âmbito do Programa, que se desenvolvem junto à equipe composta por docentes da Universidade e de escolas públicas de educação básica da região, colegas de diferentes cursos e participantes nas ações abertas à comunidade. Conclui-se que, em seu conjunto, estas experiências oportunizam a construção das aprendizagens necessárias aos estudantes do ponto de vista de uma formação acadêmica plural.Este artículo trae reflexiones sobre el intercambio de experiencias y oportunidades de aprendizaje para los becarios del Programa de Extensión Universitaria Educação Infantil na Roda, tanto en el modelo presencial como en el contexto de la pandemia de Covid-19. El texto destaca las oportunidades de formación que ofrece el Programa, las cuales se sustentan en el trípode de acción de la Universidad, constituido por la docencia, la investigación y la extensión. La metodología utilizada fue una investi-gación cualitativa con análisis documental y legislativo, además del estudio de referentes teóricos sobre el papel de la extensión universitaria, la investigación académica y la docencia en la formación de los estudiantes. Se destacan las oportunidades de aprendizaje que se ofrecen en el ámbito del Programa, las cuales se desarrollan en conjunto con un equipo conformado por profesores de la Universidad y de escuelas primarias públicas de la región, compañeros de distintas carreras y participantes de acciones abiertas a la comunidad. Se concluye que, en su conjunto, estas experiencias brindan oportunidades para la construcción de los aprendizajes necesarios para los estudiantes desde el punto de vista de una formación académica plural.application/pdfporRevista da Extensão. Porto Alegre. N. 24 (jul. 2022), p. 43-50Extensão universitáriaPesquisa educacionalFormação acadêmicaPandemia de COVID-19 (2020-)Extensión universitariaDocenciaInvestigaciónFormación académicaPandemiaImportância de vivências em extensão, pesquisa e ensino para a formação acadêmica e em contexto de pandemiainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001163980.pdf.txt001163980.pdf.txtExtracted Texttext/plain25442http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256467/2/001163980.pdf.txtbe1a4ce75b0b3d57254e75a42ab68005MD52ORIGINAL001163980.pdfTexto completoapplication/pdf274991http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256467/1/001163980.pdfd0333283462feb8406c4954a1ba9356eMD5110183/2564672024-01-18 04:21:57.482744oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256467Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2024-01-18T06:21:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Importância de vivências em extensão, pesquisa e ensino para a formação acadêmica e em contexto de pandemia |
title |
Importância de vivências em extensão, pesquisa e ensino para a formação acadêmica e em contexto de pandemia |
spellingShingle |
Importância de vivências em extensão, pesquisa e ensino para a formação acadêmica e em contexto de pandemia Flores, Maria Luiza Rodrigues Extensão universitária Pesquisa educacional Formação acadêmica Pandemia de COVID-19 (2020-) Extensión universitaria Docencia Investigación Formación académica Pandemia |
title_short |
Importância de vivências em extensão, pesquisa e ensino para a formação acadêmica e em contexto de pandemia |
title_full |
Importância de vivências em extensão, pesquisa e ensino para a formação acadêmica e em contexto de pandemia |
title_fullStr |
Importância de vivências em extensão, pesquisa e ensino para a formação acadêmica e em contexto de pandemia |
title_full_unstemmed |
Importância de vivências em extensão, pesquisa e ensino para a formação acadêmica e em contexto de pandemia |
title_sort |
Importância de vivências em extensão, pesquisa e ensino para a formação acadêmica e em contexto de pandemia |
author |
Flores, Maria Luiza Rodrigues |
author_facet |
Flores, Maria Luiza Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flores, Maria Luiza Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Extensão universitária Pesquisa educacional Formação acadêmica Pandemia de COVID-19 (2020-) |
topic |
Extensão universitária Pesquisa educacional Formação acadêmica Pandemia de COVID-19 (2020-) Extensión universitaria Docencia Investigación Formación académica Pandemia |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Extensión universitaria Docencia Investigación Formación académica Pandemia |
description |
O presente artigo traz reflexões sobre a troca de experiências e as oportunidades de aprendizagem para bolsistas do Programa de Extensão Universitária Educação Infantil na Roda, tanto no modelo presencial, quanto no contexto pandêmico da Covid-19. O texto enfatiza as oportunidades formativas oferecidas pelo Programa, que se apoiam no tripé da ação da Universidade, constituído pelo ensino, a pesquisa e a extensão. A metodologia utilizada foi a investigação qualitativa com análise documental e de legislação, além do estudo dos referenciais teóricos sobre o papel da extensão universitária, da pesquisa acadêmica e do ensino na formação de estudantes. Destacam-se as oportunidades de aprendi-zagem oferecidas no âmbito do Programa, que se desenvolvem junto à equipe composta por docentes da Universidade e de escolas públicas de educação básica da região, colegas de diferentes cursos e participantes nas ações abertas à comunidade. Conclui-se que, em seu conjunto, estas experiências oportunizam a construção das aprendizagens necessárias aos estudantes do ponto de vista de uma formação acadêmica plural. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-30T03:22:59Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/256467 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2238-0167 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001163980 |
identifier_str_mv |
2238-0167 001163980 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/256467 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista da Extensão. Porto Alegre. N. 24 (jul. 2022), p. 43-50 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256467/2/001163980.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256467/1/001163980.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
be1a4ce75b0b3d57254e75a42ab68005 d0333283462feb8406c4954a1ba9356e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725159847493632 |