O enfoque cognitivo-ecológico no design ubimus : da metáfora da listra aos sons do CAp

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Keller, Damián
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lima, Maria Helena de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/224215
Resumo: Apresentamos e discutimos resultados de duas aplicações do enfoque cognitivo-ecológico em música ubíqua: no design de interação e no design instrucional. A descrição dos procedimentos utilizados na validação da metáfora da listra visa analisar as limitações e as vantagens da aplicação da perspectiva ecológica no desenvolvimento de recursos tecnológicos para o apoio à criatividade no contexto da educação informal. Também foram adotadas práticas ecocomposicionais dentro do contexto do ensino formal. Relatamos os procedimentos e os resultados obtidos em um estudo qualitativo longitudinal envolvendo alunos do ensino médio. Concluímos que o enfoque ecológico tem forte potencial de aplicação nas práticas criativas cotidianas. A proposta do presente trabalho constitui a primeira aproximação analítica ao ciclo completo de design educacional em ubimus.
id UFRGS-2_0574b26bd1a9cdd183918638a3deb5c5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224215
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Keller, DamiánLima, Maria Helena de2021-07-21T04:23:18Z20182317-9937http://hdl.handle.net/10183/224215001099052Apresentamos e discutimos resultados de duas aplicações do enfoque cognitivo-ecológico em música ubíqua: no design de interação e no design instrucional. A descrição dos procedimentos utilizados na validação da metáfora da listra visa analisar as limitações e as vantagens da aplicação da perspectiva ecológica no desenvolvimento de recursos tecnológicos para o apoio à criatividade no contexto da educação informal. Também foram adotadas práticas ecocomposicionais dentro do contexto do ensino formal. Relatamos os procedimentos e os resultados obtidos em um estudo qualitativo longitudinal envolvendo alunos do ensino médio. Concluímos que o enfoque ecológico tem forte potencial de aplicação nas práticas criativas cotidianas. A proposta do presente trabalho constitui a primeira aproximação analítica ao ciclo completo de design educacional em ubimus.We document the results of the application of the ecologically grounded approach within two areas of ubiquitous music: interaction design and instructional design. Through a description of the procedures used in the validation of the stripe metaphor, we aim to analyze the limitations and advantages of the use of the ecological perspective when implementing technological support for creative action targeting informal education. The results highlight the impact on everyday creative practices. The ecocompositional perspective was also applied to a formal education project. We report the procedures and results obtained through a qualitative longitudinal study targeting high-school students. This work constitutes the first analysis of a complete educational design cycle in ubimus.application/pdfporRevista Vórtex. Curitiba : Escola de Música e Belas Artes do Paraná/UNESPAR, 2018. Vol. 6, n.2 (2018); p.01-20.Música ubíquaPesquisa artísticaCriatividade musicalDesign de interaçãoInteraction designInstructional designEcologically grounded creative practiceEveryday musical creativityO enfoque cognitivo-ecológico no design ubimus : da metáfora da listra aos sons do CApinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001099052.pdf.txt001099052.pdf.txtExtracted Texttext/plain61352http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224215/2/001099052.pdf.txtcdd0189a56d850a078b07f58adedd840MD52ORIGINAL001099052.pdfTexto completoapplication/pdf453202http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224215/1/001099052.pdf3253998c21ffddb0f0cd8f5f841d78feMD5110183/2242152021-08-18 04:28:20.215698oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224215Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:28:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O enfoque cognitivo-ecológico no design ubimus : da metáfora da listra aos sons do CAp
title O enfoque cognitivo-ecológico no design ubimus : da metáfora da listra aos sons do CAp
spellingShingle O enfoque cognitivo-ecológico no design ubimus : da metáfora da listra aos sons do CAp
Keller, Damián
Música ubíqua
Pesquisa artística
Criatividade musical
Design de interação
Interaction design
Instructional design
Ecologically grounded creative practice
Everyday musical creativity
title_short O enfoque cognitivo-ecológico no design ubimus : da metáfora da listra aos sons do CAp
title_full O enfoque cognitivo-ecológico no design ubimus : da metáfora da listra aos sons do CAp
title_fullStr O enfoque cognitivo-ecológico no design ubimus : da metáfora da listra aos sons do CAp
title_full_unstemmed O enfoque cognitivo-ecológico no design ubimus : da metáfora da listra aos sons do CAp
title_sort O enfoque cognitivo-ecológico no design ubimus : da metáfora da listra aos sons do CAp
author Keller, Damián
author_facet Keller, Damián
Lima, Maria Helena de
author_role author
author2 Lima, Maria Helena de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Keller, Damián
Lima, Maria Helena de
dc.subject.por.fl_str_mv Música ubíqua
Pesquisa artística
Criatividade musical
Design de interação
topic Música ubíqua
Pesquisa artística
Criatividade musical
Design de interação
Interaction design
Instructional design
Ecologically grounded creative practice
Everyday musical creativity
dc.subject.eng.fl_str_mv Interaction design
Instructional design
Ecologically grounded creative practice
Everyday musical creativity
description Apresentamos e discutimos resultados de duas aplicações do enfoque cognitivo-ecológico em música ubíqua: no design de interação e no design instrucional. A descrição dos procedimentos utilizados na validação da metáfora da listra visa analisar as limitações e as vantagens da aplicação da perspectiva ecológica no desenvolvimento de recursos tecnológicos para o apoio à criatividade no contexto da educação informal. Também foram adotadas práticas ecocomposicionais dentro do contexto do ensino formal. Relatamos os procedimentos e os resultados obtidos em um estudo qualitativo longitudinal envolvendo alunos do ensino médio. Concluímos que o enfoque ecológico tem forte potencial de aplicação nas práticas criativas cotidianas. A proposta do presente trabalho constitui a primeira aproximação analítica ao ciclo completo de design educacional em ubimus.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-21T04:23:18Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/224215
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2317-9937
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001099052
identifier_str_mv 2317-9937
001099052
url http://hdl.handle.net/10183/224215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Vórtex. Curitiba : Escola de Música e Belas Artes do Paraná/UNESPAR, 2018. Vol. 6, n.2 (2018); p.01-20.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224215/2/001099052.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224215/1/001099052.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cdd0189a56d850a078b07f58adedd840
3253998c21ffddb0f0cd8f5f841d78fe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447752598880256