O enfoque cognitivo-ecológico no design ubimus : da metáfora da listra aos sons do CAp
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/224215 |
Resumo: | Apresentamos e discutimos resultados de duas aplicações do enfoque cognitivo-ecológico em música ubíqua: no design de interação e no design instrucional. A descrição dos procedimentos utilizados na validação da metáfora da listra visa analisar as limitações e as vantagens da aplicação da perspectiva ecológica no desenvolvimento de recursos tecnológicos para o apoio à criatividade no contexto da educação informal. Também foram adotadas práticas ecocomposicionais dentro do contexto do ensino formal. Relatamos os procedimentos e os resultados obtidos em um estudo qualitativo longitudinal envolvendo alunos do ensino médio. Concluímos que o enfoque ecológico tem forte potencial de aplicação nas práticas criativas cotidianas. A proposta do presente trabalho constitui a primeira aproximação analítica ao ciclo completo de design educacional em ubimus. |
id |
UFRGS-2_0574b26bd1a9cdd183918638a3deb5c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224215 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Keller, DamiánLima, Maria Helena de2021-07-21T04:23:18Z20182317-9937http://hdl.handle.net/10183/224215001099052Apresentamos e discutimos resultados de duas aplicações do enfoque cognitivo-ecológico em música ubíqua: no design de interação e no design instrucional. A descrição dos procedimentos utilizados na validação da metáfora da listra visa analisar as limitações e as vantagens da aplicação da perspectiva ecológica no desenvolvimento de recursos tecnológicos para o apoio à criatividade no contexto da educação informal. Também foram adotadas práticas ecocomposicionais dentro do contexto do ensino formal. Relatamos os procedimentos e os resultados obtidos em um estudo qualitativo longitudinal envolvendo alunos do ensino médio. Concluímos que o enfoque ecológico tem forte potencial de aplicação nas práticas criativas cotidianas. A proposta do presente trabalho constitui a primeira aproximação analítica ao ciclo completo de design educacional em ubimus.We document the results of the application of the ecologically grounded approach within two areas of ubiquitous music: interaction design and instructional design. Through a description of the procedures used in the validation of the stripe metaphor, we aim to analyze the limitations and advantages of the use of the ecological perspective when implementing technological support for creative action targeting informal education. The results highlight the impact on everyday creative practices. The ecocompositional perspective was also applied to a formal education project. We report the procedures and results obtained through a qualitative longitudinal study targeting high-school students. This work constitutes the first analysis of a complete educational design cycle in ubimus.application/pdfporRevista Vórtex. Curitiba : Escola de Música e Belas Artes do Paraná/UNESPAR, 2018. Vol. 6, n.2 (2018); p.01-20.Música ubíquaPesquisa artísticaCriatividade musicalDesign de interaçãoInteraction designInstructional designEcologically grounded creative practiceEveryday musical creativityO enfoque cognitivo-ecológico no design ubimus : da metáfora da listra aos sons do CApinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001099052.pdf.txt001099052.pdf.txtExtracted Texttext/plain61352http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224215/2/001099052.pdf.txtcdd0189a56d850a078b07f58adedd840MD52ORIGINAL001099052.pdfTexto completoapplication/pdf453202http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224215/1/001099052.pdf3253998c21ffddb0f0cd8f5f841d78feMD5110183/2242152021-08-18 04:28:20.215698oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224215Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:28:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O enfoque cognitivo-ecológico no design ubimus : da metáfora da listra aos sons do CAp |
title |
O enfoque cognitivo-ecológico no design ubimus : da metáfora da listra aos sons do CAp |
spellingShingle |
O enfoque cognitivo-ecológico no design ubimus : da metáfora da listra aos sons do CAp Keller, Damián Música ubíqua Pesquisa artística Criatividade musical Design de interação Interaction design Instructional design Ecologically grounded creative practice Everyday musical creativity |
title_short |
O enfoque cognitivo-ecológico no design ubimus : da metáfora da listra aos sons do CAp |
title_full |
O enfoque cognitivo-ecológico no design ubimus : da metáfora da listra aos sons do CAp |
title_fullStr |
O enfoque cognitivo-ecológico no design ubimus : da metáfora da listra aos sons do CAp |
title_full_unstemmed |
O enfoque cognitivo-ecológico no design ubimus : da metáfora da listra aos sons do CAp |
title_sort |
O enfoque cognitivo-ecológico no design ubimus : da metáfora da listra aos sons do CAp |
author |
Keller, Damián |
author_facet |
Keller, Damián Lima, Maria Helena de |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Maria Helena de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Keller, Damián Lima, Maria Helena de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música ubíqua Pesquisa artística Criatividade musical Design de interação |
topic |
Música ubíqua Pesquisa artística Criatividade musical Design de interação Interaction design Instructional design Ecologically grounded creative practice Everyday musical creativity |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Interaction design Instructional design Ecologically grounded creative practice Everyday musical creativity |
description |
Apresentamos e discutimos resultados de duas aplicações do enfoque cognitivo-ecológico em música ubíqua: no design de interação e no design instrucional. A descrição dos procedimentos utilizados na validação da metáfora da listra visa analisar as limitações e as vantagens da aplicação da perspectiva ecológica no desenvolvimento de recursos tecnológicos para o apoio à criatividade no contexto da educação informal. Também foram adotadas práticas ecocomposicionais dentro do contexto do ensino formal. Relatamos os procedimentos e os resultados obtidos em um estudo qualitativo longitudinal envolvendo alunos do ensino médio. Concluímos que o enfoque ecológico tem forte potencial de aplicação nas práticas criativas cotidianas. A proposta do presente trabalho constitui a primeira aproximação analítica ao ciclo completo de design educacional em ubimus. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-21T04:23:18Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/224215 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2317-9937 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001099052 |
identifier_str_mv |
2317-9937 001099052 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/224215 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Vórtex. Curitiba : Escola de Música e Belas Artes do Paraná/UNESPAR, 2018. Vol. 6, n.2 (2018); p.01-20. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224215/2/001099052.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224215/1/001099052.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cdd0189a56d850a078b07f58adedd840 3253998c21ffddb0f0cd8f5f841d78fe |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447752598880256 |