Influência do número de pavimentos no grau de impacto ambiental de edifícios em concreto armado : estudo de caso
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/229394 |
Resumo: | Este trabalho visa o estudo comparativo do grau de impacto ambiental para uma edificação residencial variando o número de pavimentos, por meio de uma análise de Life-Cycle Assessment (LCA - Avaliação do ciclo de vida) considerando a estrutura de concreto armado. O estudo de caso contempla cinco modelos estruturais, com 10, 15, 20, 25 e 30 pavimentos, com o mesmo pavimento tipo. Os edifícios são dimensionados seguindo as normas brasileiras da ABNT pelo software de cálculo estrutural TQS. Com as edificações dimensionadas, a partir dos quantitativos de materiais, é realizada a quantificação dos impactos. Os dados da LCA são adaptados para um cenário de construção na cidade de Porto Alegre - RS. Os resultados mostram que os modelos com o maior número de pavimentos apresentam maior grau de impacto, no cenário analisado. |
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Cassinelli, Andremir LuanRios, Roberto DomingoGarcez, Mônica Regina2021-09-02T04:23:38Z2021http://hdl.handle.net/10183/229394001129569Este trabalho visa o estudo comparativo do grau de impacto ambiental para uma edificação residencial variando o número de pavimentos, por meio de uma análise de Life-Cycle Assessment (LCA - Avaliação do ciclo de vida) considerando a estrutura de concreto armado. O estudo de caso contempla cinco modelos estruturais, com 10, 15, 20, 25 e 30 pavimentos, com o mesmo pavimento tipo. Os edifícios são dimensionados seguindo as normas brasileiras da ABNT pelo software de cálculo estrutural TQS. Com as edificações dimensionadas, a partir dos quantitativos de materiais, é realizada a quantificação dos impactos. Os dados da LCA são adaptados para um cenário de construção na cidade de Porto Alegre - RS. Os resultados mostram que os modelos com o maior número de pavimentos apresentam maior grau de impacto, no cenário analisado.This paper aims at a comparative study of the degree of environmental impact for a residential building by varying the number of floors, through an analysis of Life-Cycle Assessment (LCA) considering the reinforced concrete structure. The case study includes five structural models, with 10, 15, 20, 25 and 30 floors, with the same typical floor plan. The buildings are designed following the Brazilian norms with the structural design software TQS. With the designed models, based on the quantitative of materials, the quantification of impacts is carried out. LCA data are adapted to a construction scenario in the city of Porto Alegre – RS. The results show that the models with the largest number of floors have a greater degree of impact, in the analyzed scenario.application/pdfporEstruturas de concreto armadoDimensionamento de pavimentosImpacto ambientalAvaliação do ciclo de vidaReinforced concrete structuresSustainabilitylife cycle assessmentInfluência do número de pavimentos no grau de impacto ambiental de edifícios em concreto armado : estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2021Engenharia Civilgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129569.pdf.txt001129569.pdf.txtExtracted Texttext/plain93489http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229394/2/001129569.pdf.txtefa9a3f1c0aabf7c63c04ff26f27a8b2MD52ORIGINAL001129569.pdfTexto completoapplication/pdf4919137http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229394/1/001129569.pdf2deb59aacf3c744505f79b7e43816900MD5110183/2293942021-09-19 04:29:41.628318oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229394Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:29:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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