O uso do jogo como apoio pedagógico no ensino de língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/26000 |
Resumo: | Apesar de muitas pessoas pensarem que jogar e brincar são somente passatempos, assumo, aqui, uma abordagem teórica que sirva de fundamentação para que o jogo seja visto como um aliado tanto para professores quanto para os alunos. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar o jogo como ferramenta de apoio a professores e alunos para solucionar dificuldades relacionadas à falta de motivação na sala de aula de língua estrangeira. Para isso, relato e analiso minha experiência de prática de ensino ao cursar a disciplina de Estágio de Docência em Língua Inglesa, que foi realizada através de cinco oficinas ministradas no Programa Mais Educação, na Escola Estadual Martins Costa Júnior, em Porto Alegre, RS, durante o mês de julho do corrente ano. |
id |
UFRGS-2_06299ebbe5788248ab2d9513da7ff04e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26000 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Juliana Silva deFinger, Ingrid2010-09-28T04:19:26Z2009http://hdl.handle.net/10183/26000000755366Apesar de muitas pessoas pensarem que jogar e brincar são somente passatempos, assumo, aqui, uma abordagem teórica que sirva de fundamentação para que o jogo seja visto como um aliado tanto para professores quanto para os alunos. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar o jogo como ferramenta de apoio a professores e alunos para solucionar dificuldades relacionadas à falta de motivação na sala de aula de língua estrangeira. Para isso, relato e analiso minha experiência de prática de ensino ao cursar a disciplina de Estágio de Docência em Língua Inglesa, que foi realizada através de cinco oficinas ministradas no Programa Mais Educação, na Escola Estadual Martins Costa Júnior, em Porto Alegre, RS, durante o mês de julho do corrente ano.Although the games children play are seen as hobbies by many people, I adopt here a theoretical approach that may be useful as a basis so that games can be seen as an ally for both teachers and students. Accordingly, this work aims to analyze games as a support tool for teachers and students in order to solve problems related to the lack of motivation in a foreign language classroom. To do so, I report and analyze my experience of teaching practice when attending the subject Estágio de Docência em Língua Inglesa, which was performed by five workshops taught in the Programa Mais Educação at Escola Estadual Martins Costa Júnior, in Porto Alegre, RS, during the month of July of this year.application/pdfporLíngua portuguesaEnsino de línguasJogoBrincadeiraO uso do jogo como apoio pedagógico no ensino de língua estrangeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2009Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000755366.pdf000755366.pdfTexto completoapplication/pdf3073739http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26000/1/000755366.pdfac41fc89cbeb7effed03a9ff5da8f3c6MD51TEXT000755366.pdf.txt000755366.pdf.txtExtracted Texttext/plain53055http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26000/2/000755366.pdf.txtfb2c920bdccf5dd013510eecc34524b2MD52THUMBNAIL000755366.pdf.jpg000755366.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg858http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26000/3/000755366.pdf.jpg6093153578093143c2bd73c2ae7a9f3eMD5310183/260002022-08-06 04:47:41.483986oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26000Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:47:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso do jogo como apoio pedagógico no ensino de língua estrangeira |
title |
O uso do jogo como apoio pedagógico no ensino de língua estrangeira |
spellingShingle |
O uso do jogo como apoio pedagógico no ensino de língua estrangeira Oliveira, Juliana Silva de Língua portuguesa Ensino de línguas Jogo Brincadeira |
title_short |
O uso do jogo como apoio pedagógico no ensino de língua estrangeira |
title_full |
O uso do jogo como apoio pedagógico no ensino de língua estrangeira |
title_fullStr |
O uso do jogo como apoio pedagógico no ensino de língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
O uso do jogo como apoio pedagógico no ensino de língua estrangeira |
title_sort |
O uso do jogo como apoio pedagógico no ensino de língua estrangeira |
author |
Oliveira, Juliana Silva de |
author_facet |
Oliveira, Juliana Silva de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Juliana Silva de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Finger, Ingrid |
contributor_str_mv |
Finger, Ingrid |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa Ensino de línguas Jogo Brincadeira |
topic |
Língua portuguesa Ensino de línguas Jogo Brincadeira |
description |
Apesar de muitas pessoas pensarem que jogar e brincar são somente passatempos, assumo, aqui, uma abordagem teórica que sirva de fundamentação para que o jogo seja visto como um aliado tanto para professores quanto para os alunos. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar o jogo como ferramenta de apoio a professores e alunos para solucionar dificuldades relacionadas à falta de motivação na sala de aula de língua estrangeira. Para isso, relato e analiso minha experiência de prática de ensino ao cursar a disciplina de Estágio de Docência em Língua Inglesa, que foi realizada através de cinco oficinas ministradas no Programa Mais Educação, na Escola Estadual Martins Costa Júnior, em Porto Alegre, RS, durante o mês de julho do corrente ano. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-09-28T04:19:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/26000 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000755366 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/26000 |
identifier_str_mv |
000755366 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26000/1/000755366.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26000/2/000755366.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26000/3/000755366.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ac41fc89cbeb7effed03a9ff5da8f3c6 fb2c920bdccf5dd013510eecc34524b2 6093153578093143c2bd73c2ae7a9f3e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224400030138368 |