O uso do jogo como apoio pedagógico no ensino de língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Juliana Silva de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/26000
Resumo: Apesar de muitas pessoas pensarem que jogar e brincar são somente passatempos, assumo, aqui, uma abordagem teórica que sirva de fundamentação para que o jogo seja visto como um aliado tanto para professores quanto para os alunos. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar o jogo como ferramenta de apoio a professores e alunos para solucionar dificuldades relacionadas à falta de motivação na sala de aula de língua estrangeira. Para isso, relato e analiso minha experiência de prática de ensino ao cursar a disciplina de Estágio de Docência em Língua Inglesa, que foi realizada através de cinco oficinas ministradas no Programa Mais Educação, na Escola Estadual Martins Costa Júnior, em Porto Alegre, RS, durante o mês de julho do corrente ano.
id UFRGS-2_06299ebbe5788248ab2d9513da7ff04e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26000
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Juliana Silva deFinger, Ingrid2010-09-28T04:19:26Z2009http://hdl.handle.net/10183/26000000755366Apesar de muitas pessoas pensarem que jogar e brincar são somente passatempos, assumo, aqui, uma abordagem teórica que sirva de fundamentação para que o jogo seja visto como um aliado tanto para professores quanto para os alunos. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar o jogo como ferramenta de apoio a professores e alunos para solucionar dificuldades relacionadas à falta de motivação na sala de aula de língua estrangeira. Para isso, relato e analiso minha experiência de prática de ensino ao cursar a disciplina de Estágio de Docência em Língua Inglesa, que foi realizada através de cinco oficinas ministradas no Programa Mais Educação, na Escola Estadual Martins Costa Júnior, em Porto Alegre, RS, durante o mês de julho do corrente ano.Although the games children play are seen as hobbies by many people, I adopt here a theoretical approach that may be useful as a basis so that games can be seen as an ally for both teachers and students. Accordingly, this work aims to analyze games as a support tool for teachers and students in order to solve problems related to the lack of motivation in a foreign language classroom. To do so, I report and analyze my experience of teaching practice when attending the subject Estágio de Docência em Língua Inglesa, which was performed by five workshops taught in the Programa Mais Educação at Escola Estadual Martins Costa Júnior, in Porto Alegre, RS, during the month of July of this year.application/pdfporLíngua portuguesaEnsino de línguasJogoBrincadeiraO uso do jogo como apoio pedagógico no ensino de língua estrangeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2009Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000755366.pdf000755366.pdfTexto completoapplication/pdf3073739http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26000/1/000755366.pdfac41fc89cbeb7effed03a9ff5da8f3c6MD51TEXT000755366.pdf.txt000755366.pdf.txtExtracted Texttext/plain53055http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26000/2/000755366.pdf.txtfb2c920bdccf5dd013510eecc34524b2MD52THUMBNAIL000755366.pdf.jpg000755366.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg858http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26000/3/000755366.pdf.jpg6093153578093143c2bd73c2ae7a9f3eMD5310183/260002022-08-06 04:47:41.483986oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26000Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:47:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso do jogo como apoio pedagógico no ensino de língua estrangeira
title O uso do jogo como apoio pedagógico no ensino de língua estrangeira
spellingShingle O uso do jogo como apoio pedagógico no ensino de língua estrangeira
Oliveira, Juliana Silva de
Língua portuguesa
Ensino de línguas
Jogo
Brincadeira
title_short O uso do jogo como apoio pedagógico no ensino de língua estrangeira
title_full O uso do jogo como apoio pedagógico no ensino de língua estrangeira
title_fullStr O uso do jogo como apoio pedagógico no ensino de língua estrangeira
title_full_unstemmed O uso do jogo como apoio pedagógico no ensino de língua estrangeira
title_sort O uso do jogo como apoio pedagógico no ensino de língua estrangeira
author Oliveira, Juliana Silva de
author_facet Oliveira, Juliana Silva de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Juliana Silva de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Finger, Ingrid
contributor_str_mv Finger, Ingrid
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa
Ensino de línguas
Jogo
Brincadeira
topic Língua portuguesa
Ensino de línguas
Jogo
Brincadeira
description Apesar de muitas pessoas pensarem que jogar e brincar são somente passatempos, assumo, aqui, uma abordagem teórica que sirva de fundamentação para que o jogo seja visto como um aliado tanto para professores quanto para os alunos. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar o jogo como ferramenta de apoio a professores e alunos para solucionar dificuldades relacionadas à falta de motivação na sala de aula de língua estrangeira. Para isso, relato e analiso minha experiência de prática de ensino ao cursar a disciplina de Estágio de Docência em Língua Inglesa, que foi realizada através de cinco oficinas ministradas no Programa Mais Educação, na Escola Estadual Martins Costa Júnior, em Porto Alegre, RS, durante o mês de julho do corrente ano.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-09-28T04:19:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/26000
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000755366
url http://hdl.handle.net/10183/26000
identifier_str_mv 000755366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26000/1/000755366.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26000/2/000755366.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26000/3/000755366.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ac41fc89cbeb7effed03a9ff5da8f3c6
fb2c920bdccf5dd013510eecc34524b2
6093153578093143c2bd73c2ae7a9f3e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224400030138368