Educação estatística : uma proposta de ensino para a educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Herzog, Rodrigo Castelo Branco
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/183769
Resumo: O ensino de Estatística na Educação Básica constitui-se um desafio na Licenciatura em Matemática, bem como para os professores que já estão inseridos no mercado de trabalho. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), publicados a partir de 1997 pelo Ministério da Educação, a Estatística está incluída na disciplina de Matemática. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática que sirva como subsídio para o ensino de noções de probabilidade, tanto no enfoque clássico, como no enfoque frequentista. Foi realizada uma breve revisão sobre a história da estatística e da probabilidade e quando houve a união destas duas ciências, convergindo para o que conhecemos hoje em dia por estocástica. Os PCNs, o Tratamento de Informação, o letramento estatístico, a estocástica e a alfabetização funcional foram comentados na revisão de literatura. A sequencia didática apresentada partiu de um jogo de dados chamado O jogo “7 da sorte”. A proposta de ensino sugeriu a divisão da turma em doze grupos, que com a participação efetiva e colaborativa de toda a turma, fazendo o lançamento de dois dados, trezentas vezes, mediante regras definidas. Na proposta a seguir o professor apresenta resultados de um milhão de arremessos de dois dados, simulados por meio do software Winstats. A partir desta situação foram construídos os conceitos de espaço amostral, evento impossível, probabilidade clássica e probabilidade no enfoque frequentista.
id UFRGS-2_063d1008f093547531882b6a3e521991
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183769
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Herzog, Rodrigo Castelo BrancoMoraes, João Feliz Duarte de2018-10-20T03:16:06Z2016http://hdl.handle.net/10183/183769001020216O ensino de Estatística na Educação Básica constitui-se um desafio na Licenciatura em Matemática, bem como para os professores que já estão inseridos no mercado de trabalho. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), publicados a partir de 1997 pelo Ministério da Educação, a Estatística está incluída na disciplina de Matemática. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática que sirva como subsídio para o ensino de noções de probabilidade, tanto no enfoque clássico, como no enfoque frequentista. Foi realizada uma breve revisão sobre a história da estatística e da probabilidade e quando houve a união destas duas ciências, convergindo para o que conhecemos hoje em dia por estocástica. Os PCNs, o Tratamento de Informação, o letramento estatístico, a estocástica e a alfabetização funcional foram comentados na revisão de literatura. A sequencia didática apresentada partiu de um jogo de dados chamado O jogo “7 da sorte”. A proposta de ensino sugeriu a divisão da turma em doze grupos, que com a participação efetiva e colaborativa de toda a turma, fazendo o lançamento de dois dados, trezentas vezes, mediante regras definidas. Na proposta a seguir o professor apresenta resultados de um milhão de arremessos de dois dados, simulados por meio do software Winstats. A partir desta situação foram construídos os conceitos de espaço amostral, evento impossível, probabilidade clássica e probabilidade no enfoque frequentista.The teaching of Statistics in Pre-tertiary education is a challenge in Licentiate Degree of Mathematics, as well to teachers which are inserted in job market. According to the National Curricular Parameters (PCN’s), published since 1997 by Ministry of Education, the Statistics is included in Mathematics’ subject. This monograph aims to present a didactical sequence that serves as a subsidy for the teaching of basic notions of probability, both in classic and frequentist approach. It was performed a brief revision about the history of statistics and probability and when occurred the union of this two sciences, converging to which is known nowadays by statistics. The PCN’s, the information processing, the statistical literacy as well the stochastic and functional literacy was remembered in this revision. From the presented didactical sequence, it was developed a dice game called “The lucky seven” game. The teaching proposal indicates the class division in twelve groups, in with the effective and collaborative participation of all the class play two dices, three hundred times, through defined rules. Next, the teacher presents the results after one million rolls, simulated by Winstats software. After this situation, there were introduced notions of sample space, impossible event, classic probability and frequentist probability.application/pdfporSéries temporaisEducationStatistical LiteracyStochasticProbabilityEducação estatística : uma proposta de ensino para a educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2016Estatística: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001020216.pdfTexto completoapplication/pdf1067896http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183769/1/001020216.pdf5f8563fc578f115fc8d65d7d2b478a8fMD51TEXT001020216.pdf.txt001020216.pdf.txtExtracted Texttext/plain65641http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183769/2/001020216.pdf.txte09dca593c866ce1329581624c042160MD52THUMBNAIL001020216.pdf.jpg001020216.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1268http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183769/3/001020216.pdf.jpg896a0fa1e3cb679a117d6b02c68f0891MD5310183/1837692022-02-22 05:05:21.233029oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183769Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:05:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação estatística : uma proposta de ensino para a educação básica
title Educação estatística : uma proposta de ensino para a educação básica
spellingShingle Educação estatística : uma proposta de ensino para a educação básica
Herzog, Rodrigo Castelo Branco
Séries temporais
Education
Statistical Literacy
Stochastic
Probability
title_short Educação estatística : uma proposta de ensino para a educação básica
title_full Educação estatística : uma proposta de ensino para a educação básica
title_fullStr Educação estatística : uma proposta de ensino para a educação básica
title_full_unstemmed Educação estatística : uma proposta de ensino para a educação básica
title_sort Educação estatística : uma proposta de ensino para a educação básica
author Herzog, Rodrigo Castelo Branco
author_facet Herzog, Rodrigo Castelo Branco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Herzog, Rodrigo Castelo Branco
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moraes, João Feliz Duarte de
contributor_str_mv Moraes, João Feliz Duarte de
dc.subject.por.fl_str_mv Séries temporais
topic Séries temporais
Education
Statistical Literacy
Stochastic
Probability
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Statistical Literacy
Stochastic
Probability
description O ensino de Estatística na Educação Básica constitui-se um desafio na Licenciatura em Matemática, bem como para os professores que já estão inseridos no mercado de trabalho. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), publicados a partir de 1997 pelo Ministério da Educação, a Estatística está incluída na disciplina de Matemática. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática que sirva como subsídio para o ensino de noções de probabilidade, tanto no enfoque clássico, como no enfoque frequentista. Foi realizada uma breve revisão sobre a história da estatística e da probabilidade e quando houve a união destas duas ciências, convergindo para o que conhecemos hoje em dia por estocástica. Os PCNs, o Tratamento de Informação, o letramento estatístico, a estocástica e a alfabetização funcional foram comentados na revisão de literatura. A sequencia didática apresentada partiu de um jogo de dados chamado O jogo “7 da sorte”. A proposta de ensino sugeriu a divisão da turma em doze grupos, que com a participação efetiva e colaborativa de toda a turma, fazendo o lançamento de dois dados, trezentas vezes, mediante regras definidas. Na proposta a seguir o professor apresenta resultados de um milhão de arremessos de dois dados, simulados por meio do software Winstats. A partir desta situação foram construídos os conceitos de espaço amostral, evento impossível, probabilidade clássica e probabilidade no enfoque frequentista.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-20T03:16:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/183769
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001020216
url http://hdl.handle.net/10183/183769
identifier_str_mv 001020216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183769/1/001020216.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183769/2/001020216.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183769/3/001020216.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5f8563fc578f115fc8d65d7d2b478a8f
e09dca593c866ce1329581624c042160
896a0fa1e3cb679a117d6b02c68f0891
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224560988651520