Plástico verde : identificando os valores pessoais por trás do consumo do produto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Giovana Cesa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/72802
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre os principais valores pessoais que estão por trás da compra de produtos que apresentam plástico verde na embalagem. Para tanto, foram realizadas cinco entrevistas individuais, pessoais, em profundidade, semi-estruturadas e com pessoas previamente selecionadas. O estudo apoiou-se na técnica de Laddering para identificação e compreensão dos valores dos consumidores. A análise de dados foi realizada pelo ponto de vista qualitativo, utilizando o modelo de hierarquia de valor apresentado por Woodruff e Gardial (1996). Após o término das entrevistas, foram analisadas e interpretadas todas as respostas, construindo um mapa hierárquico de valor, composto pelos atributos dos produtos que apresentam plástico verde na embalagem, as consequências destes atributos no consumo e, por fim, os valores pessoais desejados por meio da concretização da compra. Com o resultado, foram identificados cinco valores finais: desejo de se sentir participativo; desejo de se sentir responsável; desejo de se sentir colaborativo; desejo de se sentir menos culpado e desejo de se sentir “bem”. Essas cinco categorias de valor expressam os objetivos dos entrevistados ao consumir produtos que apresentem plástico verde na embalagem.
id UFRGS-2_06aadb240a76489a839adbbe6e6bf6c8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72802
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Correia, Giovana CesaSantos, Cristiane Pizzutti dos2013-06-29T01:48:37Z2012http://hdl.handle.net/10183/72802000886177Este trabalho apresenta um estudo sobre os principais valores pessoais que estão por trás da compra de produtos que apresentam plástico verde na embalagem. Para tanto, foram realizadas cinco entrevistas individuais, pessoais, em profundidade, semi-estruturadas e com pessoas previamente selecionadas. O estudo apoiou-se na técnica de Laddering para identificação e compreensão dos valores dos consumidores. A análise de dados foi realizada pelo ponto de vista qualitativo, utilizando o modelo de hierarquia de valor apresentado por Woodruff e Gardial (1996). Após o término das entrevistas, foram analisadas e interpretadas todas as respostas, construindo um mapa hierárquico de valor, composto pelos atributos dos produtos que apresentam plástico verde na embalagem, as consequências destes atributos no consumo e, por fim, os valores pessoais desejados por meio da concretização da compra. Com o resultado, foram identificados cinco valores finais: desejo de se sentir participativo; desejo de se sentir responsável; desejo de se sentir colaborativo; desejo de se sentir menos culpado e desejo de se sentir “bem”. Essas cinco categorias de valor expressam os objetivos dos entrevistados ao consumir produtos que apresentem plástico verde na embalagem.application/pdfporValores pessoaisPlásticosSustentabilidadePlástico verde : identificando os valores pessoais por trás do consumo do produtoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2012/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000886177.pdf000886177.pdfTexto completoapplication/pdf1085257http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72802/1/000886177.pdffe2c5bded9002f0e27c81ac8ac051d2fMD51TEXT000886177.pdf.txt000886177.pdf.txtExtracted Texttext/plain113906http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72802/2/000886177.pdf.txt9b7ccd638ccead3e2bee2e72f3a321cfMD52THUMBNAIL000886177.pdf.jpg000886177.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1254http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72802/3/000886177.pdf.jpgbe36c2a6a00847ef8a00d51def9ed640MD5310183/728022018-10-17 07:49:38.864oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72802Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:49:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Plástico verde : identificando os valores pessoais por trás do consumo do produto
title Plástico verde : identificando os valores pessoais por trás do consumo do produto
spellingShingle Plástico verde : identificando os valores pessoais por trás do consumo do produto
Correia, Giovana Cesa
Valores pessoais
Plásticos
Sustentabilidade
title_short Plástico verde : identificando os valores pessoais por trás do consumo do produto
title_full Plástico verde : identificando os valores pessoais por trás do consumo do produto
title_fullStr Plástico verde : identificando os valores pessoais por trás do consumo do produto
title_full_unstemmed Plástico verde : identificando os valores pessoais por trás do consumo do produto
title_sort Plástico verde : identificando os valores pessoais por trás do consumo do produto
author Correia, Giovana Cesa
author_facet Correia, Giovana Cesa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Giovana Cesa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Cristiane Pizzutti dos
contributor_str_mv Santos, Cristiane Pizzutti dos
dc.subject.por.fl_str_mv Valores pessoais
Plásticos
Sustentabilidade
topic Valores pessoais
Plásticos
Sustentabilidade
description Este trabalho apresenta um estudo sobre os principais valores pessoais que estão por trás da compra de produtos que apresentam plástico verde na embalagem. Para tanto, foram realizadas cinco entrevistas individuais, pessoais, em profundidade, semi-estruturadas e com pessoas previamente selecionadas. O estudo apoiou-se na técnica de Laddering para identificação e compreensão dos valores dos consumidores. A análise de dados foi realizada pelo ponto de vista qualitativo, utilizando o modelo de hierarquia de valor apresentado por Woodruff e Gardial (1996). Após o término das entrevistas, foram analisadas e interpretadas todas as respostas, construindo um mapa hierárquico de valor, composto pelos atributos dos produtos que apresentam plástico verde na embalagem, as consequências destes atributos no consumo e, por fim, os valores pessoais desejados por meio da concretização da compra. Com o resultado, foram identificados cinco valores finais: desejo de se sentir participativo; desejo de se sentir responsável; desejo de se sentir colaborativo; desejo de se sentir menos culpado e desejo de se sentir “bem”. Essas cinco categorias de valor expressam os objetivos dos entrevistados ao consumir produtos que apresentem plástico verde na embalagem.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-06-29T01:48:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/72802
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000886177
url http://hdl.handle.net/10183/72802
identifier_str_mv 000886177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72802/1/000886177.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72802/2/000886177.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72802/3/000886177.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fe2c5bded9002f0e27c81ac8ac051d2f
9b7ccd638ccead3e2bee2e72f3a321cf
be36c2a6a00847ef8a00d51def9ed640
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224449303773184