Plástico verde : identificando os valores pessoais por trás do consumo do produto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/72802 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo sobre os principais valores pessoais que estão por trás da compra de produtos que apresentam plástico verde na embalagem. Para tanto, foram realizadas cinco entrevistas individuais, pessoais, em profundidade, semi-estruturadas e com pessoas previamente selecionadas. O estudo apoiou-se na técnica de Laddering para identificação e compreensão dos valores dos consumidores. A análise de dados foi realizada pelo ponto de vista qualitativo, utilizando o modelo de hierarquia de valor apresentado por Woodruff e Gardial (1996). Após o término das entrevistas, foram analisadas e interpretadas todas as respostas, construindo um mapa hierárquico de valor, composto pelos atributos dos produtos que apresentam plástico verde na embalagem, as consequências destes atributos no consumo e, por fim, os valores pessoais desejados por meio da concretização da compra. Com o resultado, foram identificados cinco valores finais: desejo de se sentir participativo; desejo de se sentir responsável; desejo de se sentir colaborativo; desejo de se sentir menos culpado e desejo de se sentir “bem”. Essas cinco categorias de valor expressam os objetivos dos entrevistados ao consumir produtos que apresentem plástico verde na embalagem. |
id |
UFRGS-2_06aadb240a76489a839adbbe6e6bf6c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72802 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Correia, Giovana CesaSantos, Cristiane Pizzutti dos2013-06-29T01:48:37Z2012http://hdl.handle.net/10183/72802000886177Este trabalho apresenta um estudo sobre os principais valores pessoais que estão por trás da compra de produtos que apresentam plástico verde na embalagem. Para tanto, foram realizadas cinco entrevistas individuais, pessoais, em profundidade, semi-estruturadas e com pessoas previamente selecionadas. O estudo apoiou-se na técnica de Laddering para identificação e compreensão dos valores dos consumidores. A análise de dados foi realizada pelo ponto de vista qualitativo, utilizando o modelo de hierarquia de valor apresentado por Woodruff e Gardial (1996). Após o término das entrevistas, foram analisadas e interpretadas todas as respostas, construindo um mapa hierárquico de valor, composto pelos atributos dos produtos que apresentam plástico verde na embalagem, as consequências destes atributos no consumo e, por fim, os valores pessoais desejados por meio da concretização da compra. Com o resultado, foram identificados cinco valores finais: desejo de se sentir participativo; desejo de se sentir responsável; desejo de se sentir colaborativo; desejo de se sentir menos culpado e desejo de se sentir “bem”. Essas cinco categorias de valor expressam os objetivos dos entrevistados ao consumir produtos que apresentem plástico verde na embalagem.application/pdfporValores pessoaisPlásticosSustentabilidadePlástico verde : identificando os valores pessoais por trás do consumo do produtoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2012/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000886177.pdf000886177.pdfTexto completoapplication/pdf1085257http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72802/1/000886177.pdffe2c5bded9002f0e27c81ac8ac051d2fMD51TEXT000886177.pdf.txt000886177.pdf.txtExtracted Texttext/plain113906http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72802/2/000886177.pdf.txt9b7ccd638ccead3e2bee2e72f3a321cfMD52THUMBNAIL000886177.pdf.jpg000886177.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1254http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72802/3/000886177.pdf.jpgbe36c2a6a00847ef8a00d51def9ed640MD5310183/728022018-10-17 07:49:38.864oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72802Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:49:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Plástico verde : identificando os valores pessoais por trás do consumo do produto |
title |
Plástico verde : identificando os valores pessoais por trás do consumo do produto |
spellingShingle |
Plástico verde : identificando os valores pessoais por trás do consumo do produto Correia, Giovana Cesa Valores pessoais Plásticos Sustentabilidade |
title_short |
Plástico verde : identificando os valores pessoais por trás do consumo do produto |
title_full |
Plástico verde : identificando os valores pessoais por trás do consumo do produto |
title_fullStr |
Plástico verde : identificando os valores pessoais por trás do consumo do produto |
title_full_unstemmed |
Plástico verde : identificando os valores pessoais por trás do consumo do produto |
title_sort |
Plástico verde : identificando os valores pessoais por trás do consumo do produto |
author |
Correia, Giovana Cesa |
author_facet |
Correia, Giovana Cesa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Giovana Cesa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Cristiane Pizzutti dos |
contributor_str_mv |
Santos, Cristiane Pizzutti dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Valores pessoais Plásticos Sustentabilidade |
topic |
Valores pessoais Plásticos Sustentabilidade |
description |
Este trabalho apresenta um estudo sobre os principais valores pessoais que estão por trás da compra de produtos que apresentam plástico verde na embalagem. Para tanto, foram realizadas cinco entrevistas individuais, pessoais, em profundidade, semi-estruturadas e com pessoas previamente selecionadas. O estudo apoiou-se na técnica de Laddering para identificação e compreensão dos valores dos consumidores. A análise de dados foi realizada pelo ponto de vista qualitativo, utilizando o modelo de hierarquia de valor apresentado por Woodruff e Gardial (1996). Após o término das entrevistas, foram analisadas e interpretadas todas as respostas, construindo um mapa hierárquico de valor, composto pelos atributos dos produtos que apresentam plástico verde na embalagem, as consequências destes atributos no consumo e, por fim, os valores pessoais desejados por meio da concretização da compra. Com o resultado, foram identificados cinco valores finais: desejo de se sentir participativo; desejo de se sentir responsável; desejo de se sentir colaborativo; desejo de se sentir menos culpado e desejo de se sentir “bem”. Essas cinco categorias de valor expressam os objetivos dos entrevistados ao consumir produtos que apresentem plástico verde na embalagem. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-06-29T01:48:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/72802 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000886177 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/72802 |
identifier_str_mv |
000886177 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72802/1/000886177.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72802/2/000886177.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72802/3/000886177.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fe2c5bded9002f0e27c81ac8ac051d2f 9b7ccd638ccead3e2bee2e72f3a321cf be36c2a6a00847ef8a00d51def9ed640 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224449303773184 |