A simbiose entre texto e gramática sob um olhar enunciativo : uma proposta para o ensino de língua portuguesa na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Elisa Rates
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/183773
Resumo: Ancorado nas concepções de língua e de linguagem às quais se pode chegar a partir da leitura da obra de Émile Benveniste, este estudo tem a pretensão de propor um olhar enunciativo para o Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica, voltado para as séries finais do Ensino Fundamental e para as séries do Ensino Médio. A proposta aqui desenvolvida é embasada na concepção de que língua e gramática são indissociáveis e de que a língua não existe senão em seu funcionamento. Entende-se portanto que, como a função da aula de português é estudar a língua, as reflexões acerca dela devem convergir para o seu uso; logicamente, também se entende que estudar uma língua é estudar uma gramática, que, assim como aquela, só tem existência no uso. Conforme a teoria enunciativa, apropriamo-nos da língua num ato individual de utilização e a atualizamos em discurso a fim de produzir sentido a um interlocutor, em determinada instância discursiva e em determinada cultura. Sendo assim, o objeto pelo qual se deve estudar o uso da língua é o discurso. Concebe-se aqui, junto com Knack (2012), que o texto é produto de um ato enunciativo, ou seja, o próprio discurso; portanto, é ele o grande foco da aula de português na Escola Básica. Em detrimento disso, este estudo também se fia nas diretrizes para o ensino de língua propostas pelos Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul, já que elas, além de defenderem o uso da língua e o texto como eixos norteadores da aula de língua portuguesa, sustentam-se em concepções de língua e linguagem que vão ao encontro das concepções enunciativas orientadoras deste trabalho. O que se faz no final é argumentar sobre o que a imbricação entre texto e gramática sob um olhar enunciativo tem a acrescentar às propostas apresentadas pelos Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul.
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spelling Vieira, Elisa RatesSilva, Carmen Luci da Costa2018-10-20T03:16:09Z2014http://hdl.handle.net/10183/183773000956312Ancorado nas concepções de língua e de linguagem às quais se pode chegar a partir da leitura da obra de Émile Benveniste, este estudo tem a pretensão de propor um olhar enunciativo para o Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica, voltado para as séries finais do Ensino Fundamental e para as séries do Ensino Médio. A proposta aqui desenvolvida é embasada na concepção de que língua e gramática são indissociáveis e de que a língua não existe senão em seu funcionamento. Entende-se portanto que, como a função da aula de português é estudar a língua, as reflexões acerca dela devem convergir para o seu uso; logicamente, também se entende que estudar uma língua é estudar uma gramática, que, assim como aquela, só tem existência no uso. Conforme a teoria enunciativa, apropriamo-nos da língua num ato individual de utilização e a atualizamos em discurso a fim de produzir sentido a um interlocutor, em determinada instância discursiva e em determinada cultura. Sendo assim, o objeto pelo qual se deve estudar o uso da língua é o discurso. Concebe-se aqui, junto com Knack (2012), que o texto é produto de um ato enunciativo, ou seja, o próprio discurso; portanto, é ele o grande foco da aula de português na Escola Básica. Em detrimento disso, este estudo também se fia nas diretrizes para o ensino de língua propostas pelos Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul, já que elas, além de defenderem o uso da língua e o texto como eixos norteadores da aula de língua portuguesa, sustentam-se em concepções de língua e linguagem que vão ao encontro das concepções enunciativas orientadoras deste trabalho. O que se faz no final é argumentar sobre o que a imbricação entre texto e gramática sob um olhar enunciativo tem a acrescentar às propostas apresentadas pelos Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul.Fundamentado en las concepciones de lengua y de lenguaje a las que se puede llegar a partir de la obra de Émile Benveniste, este estudio tiene el objetivo de proponer un análisis enunciativo de la Enseñanza de Lengua Portuguesa en la Educación Básica, enfocado en los años finales de la Enseñanza Primaria y en la Enseñanza Secundaria. La propuesta aquí desarrollada se basa en la concepción de que la lengua y la gramática son indisociables y de que la lengua no existe más que en su empleo. Se entiende por lo tanto que, como la función de una clase de portugués es estudiar la lengua, las reflexiones sobre esta deben convergir en su uso; lógicamente, también se entiende que estudiar una lengua es estudiar una gramática, que, así como aquella, solo existe en el uso. De acuerdo con la teoría enunciativa, nos apropiamos de la lengua en un acto individual de utilización y la actualizamos en discurso con la finalidad de producir sentido para un interlocutor, en determinada instancia discursiva y en determinada cultura. Siendo así, el objeto por medio del cual se debe estudiar el uso de la lengua es el discurso Aquí se concibe, según Knack (2012), que el texto es producto de un acto enunciativo, por lo tanto, él es el gran foco de la clase de portugués en la Escuela Primaria. En detrimento de eso, este estudio también sigue las directrices para la enseñanza de lengua propuestas por las Referencias Curriculares de Rio Grande do Sul, ya que, además de defender el uso de la lengua y el texto como ejes orientadores de la clase de lengua portuguesa, se sostienen en concepciones de lengua y lenguaje que están en sintonía con las concepciones enunciativas que me orientan en este trabajo. Lo que se hace al final es argumentar sobre lo que la imbricación de texto y gramática, del punto de vista enunciativo, tiene para aportar a las propuestas presentadas por las Referencias Curriculares de Rio Grande do Sul.application/pdfporEnunciaçãoGramáticaLíngua portuguesaEnsino e aprendizagemLenguaEnunciaciónTextoGramáticaEnseñanzaA simbiose entre texto e gramática sob um olhar enunciativo : uma proposta para o ensino de língua portuguesa na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2014Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000956312.pdfTexto completoapplication/pdf784298http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183773/1/000956312.pdfe11e7c52a2f5f2b65e314e0fad466d49MD51TEXT000956312.pdf.txt000956312.pdf.txtExtracted Texttext/plain214536http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183773/2/000956312.pdf.txt7872427bd54c90596d8a495b67faaeb2MD52THUMBNAIL000956312.pdf.jpg000956312.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg835http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183773/3/000956312.pdf.jpgc9cc71d484dacfc9ee4be993e88c67a5MD5310183/1837732022-08-06 04:55:15.885791oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183773Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:55:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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