“Pica-pau” : um olhar sensível na produção de conhecimento e cultura da criança.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Deise Hann
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/142845
Resumo: Este trabalho tem por finalidade investigar se existem possíveis influências do desenho animado Pica-Pau no comportamento das crianças. A pesquisa apoiou-se em análises referentes ao comportamento infantil diante desse desenho animado em suas atividades cotidianas. Para produzir o material empírico, foram utilizadas como instrumentos de pesquisa entrevistas orais com 7 alunos, sendo 4 meninas e 3 meninos, de uma turma de 4ª série do ensino fundamental. Os resultados mostram que existem grandes influências por parte da indústria cultural, pois a grande maioria dos alunos já adquiriu algum produto do personagem Pica-Pau. Entretanto se tratando das possíveis influências no comportamento das crianças, constatei que não tiveram, a não ser quatro dos sete alunos entrevistados que costumam imitar a risada do Pica-Pau em diferentes atividades do cotidiano, mas concluo que tal fato não causa nenhuma consequência tanto positiva quanto negativa, a não ser sobre as diferentes aprendizagens que as crianças obtiveram que variam de acordo com a capacidade de análise e de consciência crítica de cada um.
id UFRGS-2_0703d0cba49cf18a381f3e54050fb9ff
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142845
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Monteiro, Deise HannAlmeida, Dóris BittencourtCosta, Márcia Caetano2016-06-21T02:10:11Z2010http://hdl.handle.net/10183/142845000993802Este trabalho tem por finalidade investigar se existem possíveis influências do desenho animado Pica-Pau no comportamento das crianças. A pesquisa apoiou-se em análises referentes ao comportamento infantil diante desse desenho animado em suas atividades cotidianas. Para produzir o material empírico, foram utilizadas como instrumentos de pesquisa entrevistas orais com 7 alunos, sendo 4 meninas e 3 meninos, de uma turma de 4ª série do ensino fundamental. Os resultados mostram que existem grandes influências por parte da indústria cultural, pois a grande maioria dos alunos já adquiriu algum produto do personagem Pica-Pau. Entretanto se tratando das possíveis influências no comportamento das crianças, constatei que não tiveram, a não ser quatro dos sete alunos entrevistados que costumam imitar a risada do Pica-Pau em diferentes atividades do cotidiano, mas concluo que tal fato não causa nenhuma consequência tanto positiva quanto negativa, a não ser sobre as diferentes aprendizagens que as crianças obtiveram que variam de acordo com a capacidade de análise e de consciência crítica de cada um.application/pdfporAlunoEnsino fundamentalComportamentoIndústria culturalDesenho animadoÉtica“Pica-pau” : um olhar sensível na produção de conhecimento e cultura da criança.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000993802.pdf000993802.pdfTexto completoapplication/pdf356530http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142845/1/000993802.pdff4001a36a6ff3b0f06c3edbdc49d8e1aMD51TEXT000993802.pdf.txt000993802.pdf.txtExtracted Texttext/plain74640http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142845/2/000993802.pdf.txtac3f87fb685b61d70c3e3bc824fd8e56MD52THUMBNAIL000993802.pdf.jpg000993802.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg951http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142845/3/000993802.pdf.jpg978418c8166a2fcc690ba025b9ef84e9MD5310183/1428452018-10-26 10:01:39.353oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142845Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:01:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Pica-pau” : um olhar sensível na produção de conhecimento e cultura da criança.
title “Pica-pau” : um olhar sensível na produção de conhecimento e cultura da criança.
spellingShingle “Pica-pau” : um olhar sensível na produção de conhecimento e cultura da criança.
Monteiro, Deise Hann
Aluno
Ensino fundamental
Comportamento
Indústria cultural
Desenho animado
Ética
title_short “Pica-pau” : um olhar sensível na produção de conhecimento e cultura da criança.
title_full “Pica-pau” : um olhar sensível na produção de conhecimento e cultura da criança.
title_fullStr “Pica-pau” : um olhar sensível na produção de conhecimento e cultura da criança.
title_full_unstemmed “Pica-pau” : um olhar sensível na produção de conhecimento e cultura da criança.
title_sort “Pica-pau” : um olhar sensível na produção de conhecimento e cultura da criança.
author Monteiro, Deise Hann
author_facet Monteiro, Deise Hann
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Deise Hann
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Dóris Bittencourt
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Costa, Márcia Caetano
contributor_str_mv Almeida, Dóris Bittencourt
Costa, Márcia Caetano
dc.subject.por.fl_str_mv Aluno
Ensino fundamental
Comportamento
Indústria cultural
Desenho animado
Ética
topic Aluno
Ensino fundamental
Comportamento
Indústria cultural
Desenho animado
Ética
description Este trabalho tem por finalidade investigar se existem possíveis influências do desenho animado Pica-Pau no comportamento das crianças. A pesquisa apoiou-se em análises referentes ao comportamento infantil diante desse desenho animado em suas atividades cotidianas. Para produzir o material empírico, foram utilizadas como instrumentos de pesquisa entrevistas orais com 7 alunos, sendo 4 meninas e 3 meninos, de uma turma de 4ª série do ensino fundamental. Os resultados mostram que existem grandes influências por parte da indústria cultural, pois a grande maioria dos alunos já adquiriu algum produto do personagem Pica-Pau. Entretanto se tratando das possíveis influências no comportamento das crianças, constatei que não tiveram, a não ser quatro dos sete alunos entrevistados que costumam imitar a risada do Pica-Pau em diferentes atividades do cotidiano, mas concluo que tal fato não causa nenhuma consequência tanto positiva quanto negativa, a não ser sobre as diferentes aprendizagens que as crianças obtiveram que variam de acordo com a capacidade de análise e de consciência crítica de cada um.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-21T02:10:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/142845
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000993802
url http://hdl.handle.net/10183/142845
identifier_str_mv 000993802
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142845/1/000993802.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142845/2/000993802.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142845/3/000993802.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f4001a36a6ff3b0f06c3edbdc49d8e1a
ac3f87fb685b61d70c3e3bc824fd8e56
978418c8166a2fcc690ba025b9ef84e9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447175863205888