Análise da associação entre o teor de enxofre no diesel e a saúde respiratória no Rio Grande do Sul entre 2012 e 2019
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/274629 |
Resumo: | Os últimos dois séculos foram marcados por diversos avanços nos campos tecno lógico, industrial e agrícola, onde os combustíveis fósseis desempenham papel pre ponderante. Este desenvolvimento, ainda que bem sucedido, foi acompanhado pelo surgimento de alterações ambientais, em especial, atmosféricas. Os óxidos de enxo fre (SOx) são emitidos, principalmente, pela queima de combustíveis fósseis e estão associados a problemas respiratórios em diferentes graus. A fim de mitigar os efeitos nocivos, normativas são constantemente atualizadas em nível internacional e nacional, onde, no Brasil, essas atualizações seguem em conformidade com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Em particular, o diesel é o deri vado de petróleo mais consumido no Brasil e, consequentemente, acarreta em quanti dade considerável de emissões de poluentes, inclusive SOx. Este estudo investigou o impacto das alterações regulatórias do teor de enxofre no diesel na saúde respiratória da população do Rio Grande do Sul ao longo de oito anos (2012-2019). A análise con siderou as vendas de diesel no setor rodoviário e a dinâmica entre os diferentes tipos de diesel comercializados (S10, S500 e S1800). Observou-se uma redução significativa de mais de 70% no conteúdo mássico total de enxofre mesmo com a manutenção do volume de vendas no mesmo período. Concomitantemente, houve uma redução nas taxas de internações por doenças respiratórias no SUS. Foram encontradas correlações fortes e significativas (p < 0,05) entre as internações e a quantidade estimada de enxo fre no diesel, tanto em nível estadual quanto mesorregional. Os resultados sugerem a eficácia das medidas de redução do teor de enxofre no diesel, refletidas na significativa diminuição das taxas de internações hospitalares por doenças respiratórias. |
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Aydos, Luiza FichtnerFernandes, Pedro Rafael Bolognese2024-04-11T06:26:18Z2024http://hdl.handle.net/10183/274629001200256Os últimos dois séculos foram marcados por diversos avanços nos campos tecno lógico, industrial e agrícola, onde os combustíveis fósseis desempenham papel pre ponderante. Este desenvolvimento, ainda que bem sucedido, foi acompanhado pelo surgimento de alterações ambientais, em especial, atmosféricas. Os óxidos de enxo fre (SOx) são emitidos, principalmente, pela queima de combustíveis fósseis e estão associados a problemas respiratórios em diferentes graus. A fim de mitigar os efeitos nocivos, normativas são constantemente atualizadas em nível internacional e nacional, onde, no Brasil, essas atualizações seguem em conformidade com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Em particular, o diesel é o deri vado de petróleo mais consumido no Brasil e, consequentemente, acarreta em quanti dade considerável de emissões de poluentes, inclusive SOx. Este estudo investigou o impacto das alterações regulatórias do teor de enxofre no diesel na saúde respiratória da população do Rio Grande do Sul ao longo de oito anos (2012-2019). A análise con siderou as vendas de diesel no setor rodoviário e a dinâmica entre os diferentes tipos de diesel comercializados (S10, S500 e S1800). Observou-se uma redução significativa de mais de 70% no conteúdo mássico total de enxofre mesmo com a manutenção do volume de vendas no mesmo período. Concomitantemente, houve uma redução nas taxas de internações por doenças respiratórias no SUS. Foram encontradas correlações fortes e significativas (p < 0,05) entre as internações e a quantidade estimada de enxo fre no diesel, tanto em nível estadual quanto mesorregional. Os resultados sugerem a eficácia das medidas de redução do teor de enxofre no diesel, refletidas na significativa diminuição das taxas de internações hospitalares por doenças respiratórias.Over the past two centuries numerous advancements in technology, industry, and agriculture have been made, with fossil fuels playing a pivotal role. While these deve lopments have been successful, they have also led to environmental changes, especially in the atmosphere. Sulfur oxides (SOx), primarily produced by the combustion of fossil fuels, are linked to various degrees of respiratory issues. To mitigate the harmful ef fects, regulations are continually updated on both international and national levels. In Brazil, these updates are in line with the National Agency of Petroleum, Natural Gas, and Biofuels (ANP). Diesel, being the most consumed petroleum derivative in Brazil, results in a significant amount of pollutant emissions, including SOx. This study exa mined the impact of regulatory changes in diesel’s sulfur content on the respiratory health of the population in Rio Grande do Sul over an eight-year period (2012-2019). The analysis took into account diesel sales in the road transportation sector and the dy namics among different types of commercialized diesel (S10, S500, and S1800). Despite maintaining the sales volume, a significant reduction of over 70% in the total mass sul fur content was observed. A decrease in hospitalization rates for respiratory diseases has been observed in the Brazilian Unified Health System (SUS). Significant (p < 0,05) and strong correlations were found between hospitalizations and the estimated quan tity of sulfur in diesel, both at the state and mesoregional levels. The results suggest that measures aiming the reduction of sulfur content in diesel are effective, as eviden ced by the significant decrease in hospitalization rates for respiratory diseases.application/pdfporÓleo dieselEnxofrePoluição do arDoenças respiratóriasDieselSulfur oxidesANPAtmospheric pollutionRespiratory problemsAir qualityAnálise da associação entre o teor de enxofre no diesel e a saúde respiratória no Rio Grande do Sul entre 2012 e 2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2024Engenharia Químicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001200256.pdf.txt001200256.pdf.txtExtracted Texttext/plain135762http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274629/2/001200256.pdf.txt83a4c86f3f03012f3eeee0ae2816eaeaMD52ORIGINAL001200256.pdfTexto completoapplication/pdf558599http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274629/1/001200256.pdfeea647257373627d04205fc258dad01bMD5110183/2746292024-08-17 06:40:40.547438oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274629Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-08-17T09:40:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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