The peer aggressive and reactive behaviors questionnaire (PARB-Q) : evidence of validity in the Brazilian context

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borsa, Juliane Callegaro
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Bandeira, Denise Ruschel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/250669
Resumo: Objetivo: Avaliar as propriedades psicométricas do Questionário de Comportamentos Agressivos e Reativos entre Pares (Q-CARP), versão brasileira, instrumento de autorrelato composto por duas escalas independentes que avaliam os comportamentos agressivos e as reações das crianças frente à agressão dos seus pares. Método: Participaram do estudo 727 crianças com idade entre 8 e 13 anos, estudantes do ensino fundamental (52% meninos). Análises fatoriais exploratórias e confirmatórias foram realizadas com o objetivo de avaliar a estrutura fatorial do instrumento. Resultados: O Q-CARP foi consistente com a versão original. Os resultados das análises fatoriais exploratórias indicaram solução de um fator para a primeira escala (Escala de Comportamentos Agressivos) e de três fatores (Reação Agressiva, Busca de Apoio e Reação Internalizada) para a Escala de Reação à Agressão. As análises fatoriais confirmatórias revelaram bons índices para ambas as escalas. Conclusão: Os resultados das análises estatísticas sugeriram adequadas propriedades psicométricas e satisfatórios índices de validade e fidedignidade para a versão brasileira do Q-CARP, configurando-se como uma ferramenta útil para avaliar os comportamentos agressivos de crianças e, também, suas reações frente à agressão de seus pares.
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spelling Borsa, Juliane CallegaroBandeira, Denise Ruschel2022-11-04T04:37:26Z20142238-0019http://hdl.handle.net/10183/250669001005281Objetivo: Avaliar as propriedades psicométricas do Questionário de Comportamentos Agressivos e Reativos entre Pares (Q-CARP), versão brasileira, instrumento de autorrelato composto por duas escalas independentes que avaliam os comportamentos agressivos e as reações das crianças frente à agressão dos seus pares. Método: Participaram do estudo 727 crianças com idade entre 8 e 13 anos, estudantes do ensino fundamental (52% meninos). Análises fatoriais exploratórias e confirmatórias foram realizadas com o objetivo de avaliar a estrutura fatorial do instrumento. Resultados: O Q-CARP foi consistente com a versão original. Os resultados das análises fatoriais exploratórias indicaram solução de um fator para a primeira escala (Escala de Comportamentos Agressivos) e de três fatores (Reação Agressiva, Busca de Apoio e Reação Internalizada) para a Escala de Reação à Agressão. As análises fatoriais confirmatórias revelaram bons índices para ambas as escalas. Conclusão: Os resultados das análises estatísticas sugeriram adequadas propriedades psicométricas e satisfatórios índices de validade e fidedignidade para a versão brasileira do Q-CARP, configurando-se como uma ferramenta útil para avaliar os comportamentos agressivos de crianças e, também, suas reações frente à agressão de seus pares.Objective: To evaluate the psychometric properties of the Brazilian version of the Peer Aggressive and Reactive Behaviors Questionnaire (PARB-Q), a self-report instrument comprising two independent scales that assess aggressive behavior and reactions to peer aggression. Method: A total of 727 elementary schoolchildren aged 8-13 years (52% boys) were included. Exploratory and confirmatory factor analyses were used to evaluate the factor structure. Results: The Brazilian version of the PARB-Q was consistent with the original version. The results of the exploratory factor analyses (EFA) indicated a one-factor solution for the first scale (Peer Aggression Scale) and a three-factor solution (Reactive Aggression, Seeking Teacher Support, and Internalizing Reaction) for the Reaction to Peer Aggression Scale. The confirmatory analyses for both scales yielded good fit indices. Conclusion: The results of the statistical analyses suggested adequate psychometric properties and satisfactory validity and reliability of the Brazilian version of the PARB-Q, making it a useful tool for assessing aggressive behavior as well as children’s reactions to aggression by their peers.application/pdfporTrends in psychiatry and psychotherapy. Porto Alegre. Vol. 36, n. 2 (abr./jun. 2014), p. 89-100.Comportamento agressivoCriançaPsicometriaTraduçãoPsicologia : Testes e medidas : BrasilAssessmentAggressionChildValidationQuestionnaireThe peer aggressive and reactive behaviors questionnaire (PARB-Q) : evidence of validity in the Brazilian contextQuestionário de comportamentos agressivos e reativos entre pares (Q-CARP) : vidências de validade para o contexto brasileiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001005281.pdf.txt001005281.pdf.txtExtracted Texttext/plain54161http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250669/2/001005281.pdf.txt4d9bdbe8aa3d6fa40c4bcef0b562ed25MD52ORIGINAL001005281.pdfTexto completo (inglês)application/pdf408345http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250669/1/001005281.pdf8a43d905c668f0b3d669c7ca9344a308MD5110183/2506692022-11-05 04:50:46.166337oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250669Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-05T07:50:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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