A influência da leitura de imagens na produção textual de crianças em processo de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luísa Both Fernandes da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174373
Resumo: A leitura de imagem de livros de literatura infantil pode ser um importante recurso para auxiliar a criança em processo de alfabetização a enriquecer o seu texto escrito. O presente trabalho tem por objetivo analisar de que modo a leitura de imagem afeta e pode auxiliar o aluno na elaboração de uma narrativa escrita. Para isso, desenvolveu com uma turma de 2o ano do ensino fundamental duas propostas de produção de texto a fim de observar como a leitura de imagens de um livro de literatura infantil pode auxiliar a produção de textos narrativos de crianças em processo de alfabetização. Para isso, foram realizadas duas propostas de produção textual. A primeira proposta foi realizada com base em um início da narrativa escrita sem que as crianças tivessem acesso às imagens que contavam a história. E, a segunda proposta foi solicitada aos alunos tendo como atividade prévia a leitura das imagens de um livro de imagens de literatura infantil. A análise das produções demonstrou que a leitura de imagens influencia na produção de texto de diversas maneiras: riqueza da caracterização dos personagens, extensão e organização do texto e delimitação de título.
id UFRGS-2_0800289973ba979729e9a9e02dfebf80
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174373
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Luísa Both Fernandes daNunes, Marília Forgearini2018-04-04T02:26:24Z2017http://hdl.handle.net/10183/174373001062112A leitura de imagem de livros de literatura infantil pode ser um importante recurso para auxiliar a criança em processo de alfabetização a enriquecer o seu texto escrito. O presente trabalho tem por objetivo analisar de que modo a leitura de imagem afeta e pode auxiliar o aluno na elaboração de uma narrativa escrita. Para isso, desenvolveu com uma turma de 2o ano do ensino fundamental duas propostas de produção de texto a fim de observar como a leitura de imagens de um livro de literatura infantil pode auxiliar a produção de textos narrativos de crianças em processo de alfabetização. Para isso, foram realizadas duas propostas de produção textual. A primeira proposta foi realizada com base em um início da narrativa escrita sem que as crianças tivessem acesso às imagens que contavam a história. E, a segunda proposta foi solicitada aos alunos tendo como atividade prévia a leitura das imagens de um livro de imagens de literatura infantil. A análise das produções demonstrou que a leitura de imagens influencia na produção de texto de diversas maneiras: riqueza da caracterização dos personagens, extensão e organização do texto e delimitação de título.application/pdfporEducação infantilAlfabetizaçãoA influência da leitura de imagens na produção textual de crianças em processo de alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062112.pdf001062112.pdfTexto completoapplication/pdf1827095http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174373/1/001062112.pdfdee647450b9c309de3d6743eb2e6fe6cMD51TEXT001062112.pdf.txt001062112.pdf.txtExtracted Texttext/plain75437http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174373/2/001062112.pdf.txtf726be001d1bbac3eee310ca0807ca28MD52THUMBNAIL001062112.pdf.jpg001062112.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg934http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174373/3/001062112.pdf.jpga94f61e4bc3ac21aa7a3d78b63aec6fcMD5310183/1743732018-10-25 09:49:00.124oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174373Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A influência da leitura de imagens na produção textual de crianças em processo de alfabetização
title A influência da leitura de imagens na produção textual de crianças em processo de alfabetização
spellingShingle A influência da leitura de imagens na produção textual de crianças em processo de alfabetização
Silva, Luísa Both Fernandes da
Educação infantil
Alfabetização
title_short A influência da leitura de imagens na produção textual de crianças em processo de alfabetização
title_full A influência da leitura de imagens na produção textual de crianças em processo de alfabetização
title_fullStr A influência da leitura de imagens na produção textual de crianças em processo de alfabetização
title_full_unstemmed A influência da leitura de imagens na produção textual de crianças em processo de alfabetização
title_sort A influência da leitura de imagens na produção textual de crianças em processo de alfabetização
author Silva, Luísa Both Fernandes da
author_facet Silva, Luísa Both Fernandes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luísa Both Fernandes da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Marília Forgearini
contributor_str_mv Nunes, Marília Forgearini
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Alfabetização
topic Educação infantil
Alfabetização
description A leitura de imagem de livros de literatura infantil pode ser um importante recurso para auxiliar a criança em processo de alfabetização a enriquecer o seu texto escrito. O presente trabalho tem por objetivo analisar de que modo a leitura de imagem afeta e pode auxiliar o aluno na elaboração de uma narrativa escrita. Para isso, desenvolveu com uma turma de 2o ano do ensino fundamental duas propostas de produção de texto a fim de observar como a leitura de imagens de um livro de literatura infantil pode auxiliar a produção de textos narrativos de crianças em processo de alfabetização. Para isso, foram realizadas duas propostas de produção textual. A primeira proposta foi realizada com base em um início da narrativa escrita sem que as crianças tivessem acesso às imagens que contavam a história. E, a segunda proposta foi solicitada aos alunos tendo como atividade prévia a leitura das imagens de um livro de imagens de literatura infantil. A análise das produções demonstrou que a leitura de imagens influencia na produção de texto de diversas maneiras: riqueza da caracterização dos personagens, extensão e organização do texto e delimitação de título.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-04T02:26:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/174373
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001062112
url http://hdl.handle.net/10183/174373
identifier_str_mv 001062112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174373/1/001062112.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174373/2/001062112.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174373/3/001062112.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dee647450b9c309de3d6743eb2e6fe6c
f726be001d1bbac3eee310ca0807ca28
a94f61e4bc3ac21aa7a3d78b63aec6fc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224545450852352