A influência da leitura de imagens na produção textual de crianças em processo de alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/174373 |
Resumo: | A leitura de imagem de livros de literatura infantil pode ser um importante recurso para auxiliar a criança em processo de alfabetização a enriquecer o seu texto escrito. O presente trabalho tem por objetivo analisar de que modo a leitura de imagem afeta e pode auxiliar o aluno na elaboração de uma narrativa escrita. Para isso, desenvolveu com uma turma de 2o ano do ensino fundamental duas propostas de produção de texto a fim de observar como a leitura de imagens de um livro de literatura infantil pode auxiliar a produção de textos narrativos de crianças em processo de alfabetização. Para isso, foram realizadas duas propostas de produção textual. A primeira proposta foi realizada com base em um início da narrativa escrita sem que as crianças tivessem acesso às imagens que contavam a história. E, a segunda proposta foi solicitada aos alunos tendo como atividade prévia a leitura das imagens de um livro de imagens de literatura infantil. A análise das produções demonstrou que a leitura de imagens influencia na produção de texto de diversas maneiras: riqueza da caracterização dos personagens, extensão e organização do texto e delimitação de título. |
id |
UFRGS-2_0800289973ba979729e9a9e02dfebf80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174373 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Luísa Both Fernandes daNunes, Marília Forgearini2018-04-04T02:26:24Z2017http://hdl.handle.net/10183/174373001062112A leitura de imagem de livros de literatura infantil pode ser um importante recurso para auxiliar a criança em processo de alfabetização a enriquecer o seu texto escrito. O presente trabalho tem por objetivo analisar de que modo a leitura de imagem afeta e pode auxiliar o aluno na elaboração de uma narrativa escrita. Para isso, desenvolveu com uma turma de 2o ano do ensino fundamental duas propostas de produção de texto a fim de observar como a leitura de imagens de um livro de literatura infantil pode auxiliar a produção de textos narrativos de crianças em processo de alfabetização. Para isso, foram realizadas duas propostas de produção textual. A primeira proposta foi realizada com base em um início da narrativa escrita sem que as crianças tivessem acesso às imagens que contavam a história. E, a segunda proposta foi solicitada aos alunos tendo como atividade prévia a leitura das imagens de um livro de imagens de literatura infantil. A análise das produções demonstrou que a leitura de imagens influencia na produção de texto de diversas maneiras: riqueza da caracterização dos personagens, extensão e organização do texto e delimitação de título.application/pdfporEducação infantilAlfabetizaçãoA influência da leitura de imagens na produção textual de crianças em processo de alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062112.pdf001062112.pdfTexto completoapplication/pdf1827095http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174373/1/001062112.pdfdee647450b9c309de3d6743eb2e6fe6cMD51TEXT001062112.pdf.txt001062112.pdf.txtExtracted Texttext/plain75437http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174373/2/001062112.pdf.txtf726be001d1bbac3eee310ca0807ca28MD52THUMBNAIL001062112.pdf.jpg001062112.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg934http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174373/3/001062112.pdf.jpga94f61e4bc3ac21aa7a3d78b63aec6fcMD5310183/1743732018-10-25 09:49:00.124oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174373Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A influência da leitura de imagens na produção textual de crianças em processo de alfabetização |
title |
A influência da leitura de imagens na produção textual de crianças em processo de alfabetização |
spellingShingle |
A influência da leitura de imagens na produção textual de crianças em processo de alfabetização Silva, Luísa Both Fernandes da Educação infantil Alfabetização |
title_short |
A influência da leitura de imagens na produção textual de crianças em processo de alfabetização |
title_full |
A influência da leitura de imagens na produção textual de crianças em processo de alfabetização |
title_fullStr |
A influência da leitura de imagens na produção textual de crianças em processo de alfabetização |
title_full_unstemmed |
A influência da leitura de imagens na produção textual de crianças em processo de alfabetização |
title_sort |
A influência da leitura de imagens na produção textual de crianças em processo de alfabetização |
author |
Silva, Luísa Both Fernandes da |
author_facet |
Silva, Luísa Both Fernandes da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Luísa Both Fernandes da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nunes, Marília Forgearini |
contributor_str_mv |
Nunes, Marília Forgearini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Alfabetização |
topic |
Educação infantil Alfabetização |
description |
A leitura de imagem de livros de literatura infantil pode ser um importante recurso para auxiliar a criança em processo de alfabetização a enriquecer o seu texto escrito. O presente trabalho tem por objetivo analisar de que modo a leitura de imagem afeta e pode auxiliar o aluno na elaboração de uma narrativa escrita. Para isso, desenvolveu com uma turma de 2o ano do ensino fundamental duas propostas de produção de texto a fim de observar como a leitura de imagens de um livro de literatura infantil pode auxiliar a produção de textos narrativos de crianças em processo de alfabetização. Para isso, foram realizadas duas propostas de produção textual. A primeira proposta foi realizada com base em um início da narrativa escrita sem que as crianças tivessem acesso às imagens que contavam a história. E, a segunda proposta foi solicitada aos alunos tendo como atividade prévia a leitura das imagens de um livro de imagens de literatura infantil. A análise das produções demonstrou que a leitura de imagens influencia na produção de texto de diversas maneiras: riqueza da caracterização dos personagens, extensão e organização do texto e delimitação de título. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-04-04T02:26:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/174373 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001062112 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/174373 |
identifier_str_mv |
001062112 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174373/1/001062112.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174373/2/001062112.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174373/3/001062112.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dee647450b9c309de3d6743eb2e6fe6c f726be001d1bbac3eee310ca0807ca28 a94f61e4bc3ac21aa7a3d78b63aec6fc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447211880742912 |