Infância e cibercultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Patrícia Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/107916
Resumo: Este texto tem como objetivo caracterizar as marcas de gênero presentes em sites de jogos eletrônicos – particularmente aqueles produzidos com o intuito de contribuir para processos de alfabetização. Para tanto, faz-se uma discussão teórica de três conceitos: infância, gênero e cibercultura. A importância deste trabalho está relacionada com uma relação de infância e cibercultura cada vez mais presente em nossa sociedade, em que as crianças, estão cada vez mais vinculadas e imersas no virtual. Metodologicamente, foram selecionados dois sites infantis que vêm sendo utilizados no processo de alfabetização. Acredita-se que os resultados apresentados serão relevantes para compreender que outras pedagogias se efetivam em artefatos ditos “educativos” – sobretudo considerando a possibilidade de se descrever, igualmente, quais conceitos de “educação” e de “alfabetização” são postos em circulação hoje na rede para meninos e meninas.
id UFRGS-2_0829391c594039110bb3fa447e0d1145
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107916
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Patrícia SantosMarcello, Fabiana de Amorim2014-12-09T02:16:07Z2013http://hdl.handle.net/10183/107916000945849Este texto tem como objetivo caracterizar as marcas de gênero presentes em sites de jogos eletrônicos – particularmente aqueles produzidos com o intuito de contribuir para processos de alfabetização. Para tanto, faz-se uma discussão teórica de três conceitos: infância, gênero e cibercultura. A importância deste trabalho está relacionada com uma relação de infância e cibercultura cada vez mais presente em nossa sociedade, em que as crianças, estão cada vez mais vinculadas e imersas no virtual. Metodologicamente, foram selecionados dois sites infantis que vêm sendo utilizados no processo de alfabetização. Acredita-se que os resultados apresentados serão relevantes para compreender que outras pedagogias se efetivam em artefatos ditos “educativos” – sobretudo considerando a possibilidade de se descrever, igualmente, quais conceitos de “educação” e de “alfabetização” são postos em circulação hoje na rede para meninos e meninas.application/pdfporGêneroInfânciaCiberculturaAlfabetizaçãoInfância e ciberculturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoEspecialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarizaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000945849.pdf000945849.pdfTexto completoapplication/pdf591001http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107916/1/000945849.pdf789c0e33a7e84d00029e6afd4ee5a54fMD51TEXT000945849.pdf.txt000945849.pdf.txtExtracted Texttext/plain26940http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107916/2/000945849.pdf.txt95e832230218b015efa6c6119b6b4b0fMD52THUMBNAIL000945849.pdf.jpg000945849.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1621http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107916/3/000945849.pdf.jpgd95beefa0137c0590ce00cc994586d2bMD5310183/1079162018-10-22 08:37:28.983oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107916Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:37:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Infância e cibercultura
title Infância e cibercultura
spellingShingle Infância e cibercultura
Machado, Patrícia Santos
Gênero
Infância
Cibercultura
Alfabetização
title_short Infância e cibercultura
title_full Infância e cibercultura
title_fullStr Infância e cibercultura
title_full_unstemmed Infância e cibercultura
title_sort Infância e cibercultura
author Machado, Patrícia Santos
author_facet Machado, Patrícia Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Patrícia Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcello, Fabiana de Amorim
contributor_str_mv Marcello, Fabiana de Amorim
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Infância
Cibercultura
Alfabetização
topic Gênero
Infância
Cibercultura
Alfabetização
description Este texto tem como objetivo caracterizar as marcas de gênero presentes em sites de jogos eletrônicos – particularmente aqueles produzidos com o intuito de contribuir para processos de alfabetização. Para tanto, faz-se uma discussão teórica de três conceitos: infância, gênero e cibercultura. A importância deste trabalho está relacionada com uma relação de infância e cibercultura cada vez mais presente em nossa sociedade, em que as crianças, estão cada vez mais vinculadas e imersas no virtual. Metodologicamente, foram selecionados dois sites infantis que vêm sendo utilizados no processo de alfabetização. Acredita-se que os resultados apresentados serão relevantes para compreender que outras pedagogias se efetivam em artefatos ditos “educativos” – sobretudo considerando a possibilidade de se descrever, igualmente, quais conceitos de “educação” e de “alfabetização” são postos em circulação hoje na rede para meninos e meninas.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-09T02:16:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/107916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000945849
url http://hdl.handle.net/10183/107916
identifier_str_mv 000945849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107916/1/000945849.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107916/2/000945849.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107916/3/000945849.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 789c0e33a7e84d00029e6afd4ee5a54f
95e832230218b015efa6c6119b6b4b0f
d95beefa0137c0590ce00cc994586d2b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447137791508480