O crowdsourcing na publicidade : a colaboração no processo de criação publicitária (no site mofilm)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25551 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo examinar o uso da ferramenta de crowdsourcing na publicidade, por meio da MOFILM - uma plataforma on-line de conteúdo gerado pelo usuário - visando compreender de que forma esse fenômeno surgiu e se desenvolveu tão intensivamente até o momento atual. O que gerou uma nova ferramenta de criação publicitária e transformou o relacionamento entre marcas, seus consumidores e agências de publicidade. Para a realização do estudo, foi elaborado, primeiramente, um diversificado referencial teórico-conceitual, reunindo autores que tratam de áreas da publicidade, integrando principalmente internet e mídia, entre outras áreas. Posteriormente, em conjunto com ampla pesquisa documental e exploração da técnica de observação participante, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas com membros dos diferentes grupos envolvidos no fenômeno, contextualizando o crowdsourcing no momento atual do mercado publicitário. A intensa expansão desse fenômeno - e os fatos apontados por essa pesquisa - comprovam a já inegável contribuição do crowdsourcing e sua consolidação como uma poderosa ferramenta dentro do processo de criação publicitária. |
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Thomsen, MaurícioJacks, Nilda Aparecida2010-09-04T04:21:11Z2010http://hdl.handle.net/10183/25551000754159Este trabalho tem como objetivo examinar o uso da ferramenta de crowdsourcing na publicidade, por meio da MOFILM - uma plataforma on-line de conteúdo gerado pelo usuário - visando compreender de que forma esse fenômeno surgiu e se desenvolveu tão intensivamente até o momento atual. O que gerou uma nova ferramenta de criação publicitária e transformou o relacionamento entre marcas, seus consumidores e agências de publicidade. Para a realização do estudo, foi elaborado, primeiramente, um diversificado referencial teórico-conceitual, reunindo autores que tratam de áreas da publicidade, integrando principalmente internet e mídia, entre outras áreas. Posteriormente, em conjunto com ampla pesquisa documental e exploração da técnica de observação participante, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas com membros dos diferentes grupos envolvidos no fenômeno, contextualizando o crowdsourcing no momento atual do mercado publicitário. A intensa expansão desse fenômeno - e os fatos apontados por essa pesquisa - comprovam a já inegável contribuição do crowdsourcing e sua consolidação como uma poderosa ferramenta dentro do processo de criação publicitária.This work aims to examine the use of crowdsourcing tool in advertising, through MOFILM - a user-generated content online platform - aiming to understand how this phenomenon arose and developed so intensively until nowadays. Generating a new advertising creation tool and transforming the relationship between brands, their consumers and advertising agencies. To do this research, it was elaborated, primarly, a diversified conceptual-theoretical reference, gathering authors that discuss about advertising areas, integrating internet and media mainly, among other areas. Posteriorly, with a broad documentary research and the exploration of participatory observation method, questionnaires have been applied and interviews have been done with members from different groups involved on the phenomenon, contextualizing crowdsourcing at the advertising field's present moment. The intense expansion of this phenomenon - and the facts indicated by this research - prove the already undeniable contribution of crowdsourcing and its settlement as a powerful tool to the advertising creation process.application/pdfporPublicidadeInteligência coletivaCrowdsourcingCrowdsourcingMOFILMCollaborationO crowdsourcing na publicidade : a colaboração no processo de criação publicitária (no site mofilm)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000754159.pdf000754159.pdfTexto completoapplication/pdf3936001http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25551/1/000754159.pdf6ec6667961a879f5b9294c49155d625cMD51TEXT000754159.pdf.txt000754159.pdf.txtExtracted Texttext/plain147280http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25551/2/000754159.pdf.txt15ae48429642f7e8bee51f0472ddab03MD52THUMBNAIL000754159.pdf.jpg000754159.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25551/3/000754159.pdf.jpga28892a66deb7eed3d0db73d75b748bcMD5310183/255512018-10-18 07:36:29.272oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25551Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:36:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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