O sigilo de 100 anos em tempos de Lei de Acesso à Informação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/261985 |
Resumo: | A Lei de Acesso à Informação (LAI) colocou a transparência e a publicidade em evidência enquanto princípios norteadores da administração pública, restringindo o sigilo à exceção em se tratando de acesso à informações públicas. Pouco mais de 10 (dez) anos depois de sua promulgação, houve casos em que determinadas informações foram colocadas em sigilo pelo prazo máximo permitido pela LAI, qual seja, o de 100 (cem) anos. A restrição do acesso à informação pode ser entendida enquanto proteção da sociedade e do Estado ou proteção às liberdades e garantias individuais mas, costuma ser também característica típica de regimes ditatoriais, de modo que este trabalho se propôs a investigar qual a pertinência do sigilo de 100 anos em um Estado Democrático de Direito. A análise é baseada em método dedutivo argumentativo e parte do contexto histórico normativo do direito de acesso à informação e do sigilo no cenário internacional de direitos fundamentais; da construção destes conceitos no ordenamento constitucional brasileiro e da relevância do sigilo na ditadura civil-militar. Em segundo momento, o trabalho se debruça sobre as disposições da Lei de Acesso à Informação acerca da publicidade e do sigilo e também sobre o percurso legislativo que culminou na existência do sigilo de 100 anos. Por fim, a partir da análise de justificativa para o sigilo de 100 anos em casos concretos, buscou-se averiguar a inadequação do sigilo, de modo que restou a compreensão de que o sigilo de 100 anos é, em um Estado Democrático de Direito, um afronte ao princípio constitucional da publicidade, especialmente em uma democracia fragilizada por períodos de exceção e pela opacidade de governos que se excedem às prerrogativas constitucionais. |
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Miranda, Moara Curubeto Lona deBaggio, Roberta Camineiro2023-07-11T03:30:34Z2023http://hdl.handle.net/10183/261985001169766A Lei de Acesso à Informação (LAI) colocou a transparência e a publicidade em evidência enquanto princípios norteadores da administração pública, restringindo o sigilo à exceção em se tratando de acesso à informações públicas. Pouco mais de 10 (dez) anos depois de sua promulgação, houve casos em que determinadas informações foram colocadas em sigilo pelo prazo máximo permitido pela LAI, qual seja, o de 100 (cem) anos. A restrição do acesso à informação pode ser entendida enquanto proteção da sociedade e do Estado ou proteção às liberdades e garantias individuais mas, costuma ser também característica típica de regimes ditatoriais, de modo que este trabalho se propôs a investigar qual a pertinência do sigilo de 100 anos em um Estado Democrático de Direito. A análise é baseada em método dedutivo argumentativo e parte do contexto histórico normativo do direito de acesso à informação e do sigilo no cenário internacional de direitos fundamentais; da construção destes conceitos no ordenamento constitucional brasileiro e da relevância do sigilo na ditadura civil-militar. Em segundo momento, o trabalho se debruça sobre as disposições da Lei de Acesso à Informação acerca da publicidade e do sigilo e também sobre o percurso legislativo que culminou na existência do sigilo de 100 anos. Por fim, a partir da análise de justificativa para o sigilo de 100 anos em casos concretos, buscou-se averiguar a inadequação do sigilo, de modo que restou a compreensão de que o sigilo de 100 anos é, em um Estado Democrático de Direito, um afronte ao princípio constitucional da publicidade, especialmente em uma democracia fragilizada por períodos de exceção e pela opacidade de governos que se excedem às prerrogativas constitucionais.La Ley de Acceso a la Información (LAI) destacó la transparencia y la publicidad como principios rectores de la gestión pública, restringiendo el secreto a excepciones cuando se trata de acceder a la información pública. A poco más de 10 (diez) años de su promulgación, hubo casos en que cierta información se mantuvo confidencial por el plazo máximo permitido por la LAI, es decir, 100 (cien) años. La restricción del acceso a la información puede entenderse como protección de la sociedad y del Estado o protección de las libertades y garantías individuales, pero también suele ser una característica típica de los regímenes dictatoriales, por lo que este trabajo se propuso indagar sobre la pertinencia del secreto de 100 años. en un Estado Democrático de Derecho. El análisis se basa en un método argumentativo deductivo y parte del contexto histórico normativo del derecho de acceso a la información y el secreto en el escenario internacional de los derechos fundamentales; la construcción de estos conceptos en el orden constitucional brasileño y la relevancia del secreto en la dictadura cívico-militar. En segundo lugar, el trabajo se centra en las disposiciones de la Ley de Acceso a la Información en materia de publicidad y secreto y también en el curso legislativo que culminó con la existencia del secreto durante 100 años. Finalmente, con base en el análisis de justificación de los 100 años de secreto en casos específicos, se buscó constatar la insuficiencia del secreto, de modo que quedó el entendimiento de que los 100 años de secreto son, en un Estado Democrático de Derecho, una afrenta a la el principio constitucional de publicidad, especialmente en una democracia debilitada por los períodos de excepción y por la opacidad de los gobiernos que exceden las prerrogativas constitucionales.application/pdfporPrincípio da publicidadeLei de acesso à informaçãoTransparência públicaSecreto de 100 añosLey de Acceso a la InformaciónPublicidadO sigilo de 100 anos em tempos de Lei de Acesso à Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de DireitoPorto Alegre, BR-RS2023Ciências Jurídicas e Sociaisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001169766.pdf.txt001169766.pdf.txtExtracted Texttext/plain198376http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261985/2/001169766.pdf.txtf2131534244bd358e450754a75658a2eMD52ORIGINAL001169766.pdfTexto completoapplication/pdf645428http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261985/1/001169766.pdf5797111fc64626e052611ecbb2f6d753MD5110183/2619852023-07-12 03:35:28.07544oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261985Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-12T06:35:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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