Possibilidades do uso das tecnologias da informação e comunicação na Educação Física escolar : o ensino dos saberes conceituais técnicos do handebol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucca, Mateus Henrique Servilha de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Impolcetto, Fernanda Moreto, Ginciene, Guy
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/267110
Resumo: As discussões que permeiam a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) dentro do ambiente escolar tem despertado o interesse de pesquisadores e docentes nos últimos anos, trazendo reflexões no sentido de compreender como os recursos tecnológicos interagem com o processo de ensino e aprendizagem na Educação básica. Ainda que de forma tímida, a Educação Física escolar tem auxiliado a desmitificar o uso das TICs, com contribuições que visam uma apropriação crítica por professores e alunos. A elaboração de práticas pedagógicas que possibilitam o uso das TICs, permite compreender as expectativas dos alunos, a fim de ampliar as oportunidades de aprendizado. Essa pesquisa tem por objetivo investigar as possibilidades do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para o ensino dos saberes conceituais técnicos do handebol em uma unidade didática, para o ensino médio. A implementação contou com 22 aulas para 40 alunos do segundo ano do ensino médio. A investigação de natureza qualitativa, teve como método a pesquisa participante e como técnica para coleta de dados, a observação participante e o grupo focal. Os dados foram tratados por meio da análise das categorias de codificação. Os principais resultados observados, revelam que a utilização dos recursos tecnológicos como as redes sociais, a internet e o celular nas aulas, possibilitou desenvolver os conhecimentos acerca do tema sobre os saberes conceituais técnicos e sensibilizou a participação dos alunos. Conclui-se que a elaboração de unidades didáticas com a utilização das tecnologias durante as aulas de Educação Física escolar é um possível caminho para o desenvolvimento de competências e habilidades, colaborando para o processo de ensino e aprendizagem.
id UFRGS-2_08e5db2d3117219b08eb8d62f7fdfe4e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267110
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lucca, Mateus Henrique Servilha deImpolcetto, Fernanda MoretoGinciene, Guy2023-11-14T03:25:04Z20210103-1716http://hdl.handle.net/10183/267110001174104As discussões que permeiam a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) dentro do ambiente escolar tem despertado o interesse de pesquisadores e docentes nos últimos anos, trazendo reflexões no sentido de compreender como os recursos tecnológicos interagem com o processo de ensino e aprendizagem na Educação básica. Ainda que de forma tímida, a Educação Física escolar tem auxiliado a desmitificar o uso das TICs, com contribuições que visam uma apropriação crítica por professores e alunos. A elaboração de práticas pedagógicas que possibilitam o uso das TICs, permite compreender as expectativas dos alunos, a fim de ampliar as oportunidades de aprendizado. Essa pesquisa tem por objetivo investigar as possibilidades do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para o ensino dos saberes conceituais técnicos do handebol em uma unidade didática, para o ensino médio. A implementação contou com 22 aulas para 40 alunos do segundo ano do ensino médio. A investigação de natureza qualitativa, teve como método a pesquisa participante e como técnica para coleta de dados, a observação participante e o grupo focal. Os dados foram tratados por meio da análise das categorias de codificação. Os principais resultados observados, revelam que a utilização dos recursos tecnológicos como as redes sociais, a internet e o celular nas aulas, possibilitou desenvolver os conhecimentos acerca do tema sobre os saberes conceituais técnicos e sensibilizou a participação dos alunos. Conclui-se que a elaboração de unidades didáticas com a utilização das tecnologias durante as aulas de Educação Física escolar é um possível caminho para o desenvolvimento de competências e habilidades, colaborando para o processo de ensino e aprendizagem.The discussions that permeate the use of Information and Communication Technologies (ICT) within the school environment have aroused the interest of researchers and teachers in recent years, bringing reflections in order to understand how technological resources interact with the teaching and learning process in Basic education. Although timidly, school Physical Education has helped to demystify the use of ICTs, with contributions aimed at a critical appropriation by teachers and students. The development of pedagogical practices that allow the use of ICTs, allows understanding students' expectations in order to expand learning opportunities. This research aims to investigate the possibilities of using Information and Communication Technologies for the teaching of technical conceptual knowledge of handball in a didactic unit, for high school. The implementation had 22 classes for 40 second year high school students. The qualitative investigation had participatory research as a method and as a technique for data collection, participant observation and the focus group. Data were treated through the analysis of coding categories. The main results observed reveal that the use of technological resources such as social networks, the internet and the cell phone in classes, made it possible to develop knowledge about the subject on technical conceptual knowledge and sensitized the participation of students. It is concluded that the development of didactic units with the use of technologies during Physica l Education classes at school is a possible way to develop skills and abilities, contributing to the teaching and learning process.application/pdfporRevista Brasileira de Ciência e Movimento. Distrito Federal, Universidade Católica de Brasília/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Vol. 29, no.4 (2021), p. 1-18.Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Educação física escolarHandebolInformation and communication technologiesSportsSchool physical educationPossibilidades do uso das tecnologias da informação e comunicação na Educação Física escolar : o ensino dos saberes conceituais técnicos do handebolPossibilities of the use of information and communication technologies in school physical education : the teaching of handball conceptual knowledgeinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001174104.pdf.txt001174104.pdf.txtExtracted Texttext/plain42957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267110/2/001174104.pdf.txt7255f62bb515ca249e0fa0da034a50aeMD52ORIGINAL001174104.pdfTexto completoapplication/pdf651323http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267110/1/001174104.pdf4c35323c43a226b5d80e94dd5919741eMD5110183/2671102023-11-15 04:26:58.668715oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267110Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-15T06:26:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Possibilidades do uso das tecnologias da informação e comunicação na Educação Física escolar : o ensino dos saberes conceituais técnicos do handebol
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Possibilities of the use of information and communication technologies in school physical education : the teaching of handball conceptual knowledge
title Possibilidades do uso das tecnologias da informação e comunicação na Educação Física escolar : o ensino dos saberes conceituais técnicos do handebol
spellingShingle Possibilidades do uso das tecnologias da informação e comunicação na Educação Física escolar : o ensino dos saberes conceituais técnicos do handebol
Lucca, Mateus Henrique Servilha de
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação física escolar
Handebol
Information and communication technologies
Sports
School physical education
title_short Possibilidades do uso das tecnologias da informação e comunicação na Educação Física escolar : o ensino dos saberes conceituais técnicos do handebol
title_full Possibilidades do uso das tecnologias da informação e comunicação na Educação Física escolar : o ensino dos saberes conceituais técnicos do handebol
title_fullStr Possibilidades do uso das tecnologias da informação e comunicação na Educação Física escolar : o ensino dos saberes conceituais técnicos do handebol
title_full_unstemmed Possibilidades do uso das tecnologias da informação e comunicação na Educação Física escolar : o ensino dos saberes conceituais técnicos do handebol
title_sort Possibilidades do uso das tecnologias da informação e comunicação na Educação Física escolar : o ensino dos saberes conceituais técnicos do handebol
author Lucca, Mateus Henrique Servilha de
author_facet Lucca, Mateus Henrique Servilha de
Impolcetto, Fernanda Moreto
Ginciene, Guy
author_role author
author2 Impolcetto, Fernanda Moreto
Ginciene, Guy
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucca, Mateus Henrique Servilha de
Impolcetto, Fernanda Moreto
Ginciene, Guy
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação física escolar
Handebol
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação física escolar
Handebol
Information and communication technologies
Sports
School physical education
dc.subject.eng.fl_str_mv Information and communication technologies
Sports
School physical education
description As discussões que permeiam a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) dentro do ambiente escolar tem despertado o interesse de pesquisadores e docentes nos últimos anos, trazendo reflexões no sentido de compreender como os recursos tecnológicos interagem com o processo de ensino e aprendizagem na Educação básica. Ainda que de forma tímida, a Educação Física escolar tem auxiliado a desmitificar o uso das TICs, com contribuições que visam uma apropriação crítica por professores e alunos. A elaboração de práticas pedagógicas que possibilitam o uso das TICs, permite compreender as expectativas dos alunos, a fim de ampliar as oportunidades de aprendizado. Essa pesquisa tem por objetivo investigar as possibilidades do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para o ensino dos saberes conceituais técnicos do handebol em uma unidade didática, para o ensino médio. A implementação contou com 22 aulas para 40 alunos do segundo ano do ensino médio. A investigação de natureza qualitativa, teve como método a pesquisa participante e como técnica para coleta de dados, a observação participante e o grupo focal. Os dados foram tratados por meio da análise das categorias de codificação. Os principais resultados observados, revelam que a utilização dos recursos tecnológicos como as redes sociais, a internet e o celular nas aulas, possibilitou desenvolver os conhecimentos acerca do tema sobre os saberes conceituais técnicos e sensibilizou a participação dos alunos. Conclui-se que a elaboração de unidades didáticas com a utilização das tecnologias durante as aulas de Educação Física escolar é um possível caminho para o desenvolvimento de competências e habilidades, colaborando para o processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-14T03:25:04Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/267110
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-1716
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001174104
identifier_str_mv 0103-1716
001174104
url http://hdl.handle.net/10183/267110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Distrito Federal, Universidade Católica de Brasília/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Vol. 29, no.4 (2021), p. 1-18.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267110/2/001174104.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267110/1/001174104.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7255f62bb515ca249e0fa0da034a50ae
4c35323c43a226b5d80e94dd5919741e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225103954935808