Percepções discentes acerca da desordem informacional : um estudo exploratório no ensino fundamenta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manara, Leonardo Maihub
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Fonseca, Carlos Ventura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/270349
Resumo: Enquadrada no que pode ser chamado de desordem informacional, a larga disseminação de informações falsas, especialmente a partir da internet, vem se configurando como um desafio colocado para diferentes países, com impactos severos em diversas esferas da vida humana. Esse contexto vem sendo estudado e abordado à luz de diferentes referenciais e sob uma ampla gama de propostas e intervenções. Este texto buscou investigar, sistematizar, discutir e apresentar as percepções de estudantes do Ensino Fundamental acerca do fenômeno da desordem informacional e do compartilhamento de informações falsas. O estudo se realizou no contexto de aulas regulares, na disciplina de Ciências da Natureza, com a participação de 38 estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal da região serrana do Rio Grande do Sul. Para atender os objetivos de pesquisa, partindo de uma orientação qualitativa e exploratória, as respostas dos estudantes a questionários e atividades realizadas em aula foram submetidas à análise de conteúdo. Os nossos resultados sugerem que os participantes utilizam critérios similares aos descritos pela literatura para o julgamento da credibilidade de informações, mostram-se advertidos a respeito da desinformação, concebem a intenção de manipular o principal motivo para o compartilhamento de informações falsas, e que o combate à sua disseminação cabe, principalmente, aos usuários e às plataformas de comunicação. Mesmo que muito ainda precise ser explorado, ressalta-se o possívelbenefício de enriquecer os currículos educativos com propostas que tratem objetivamente da desinformação, no sentido de desenvolver habilidades de Media Literacye avaliação da credibilidade.
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spelling Manara, Leonardo MaihubFonseca, Carlos Ventura2023-12-19T03:24:40Z20232238-8079http://hdl.handle.net/10183/270349001193446Enquadrada no que pode ser chamado de desordem informacional, a larga disseminação de informações falsas, especialmente a partir da internet, vem se configurando como um desafio colocado para diferentes países, com impactos severos em diversas esferas da vida humana. Esse contexto vem sendo estudado e abordado à luz de diferentes referenciais e sob uma ampla gama de propostas e intervenções. Este texto buscou investigar, sistematizar, discutir e apresentar as percepções de estudantes do Ensino Fundamental acerca do fenômeno da desordem informacional e do compartilhamento de informações falsas. O estudo se realizou no contexto de aulas regulares, na disciplina de Ciências da Natureza, com a participação de 38 estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal da região serrana do Rio Grande do Sul. Para atender os objetivos de pesquisa, partindo de uma orientação qualitativa e exploratória, as respostas dos estudantes a questionários e atividades realizadas em aula foram submetidas à análise de conteúdo. Os nossos resultados sugerem que os participantes utilizam critérios similares aos descritos pela literatura para o julgamento da credibilidade de informações, mostram-se advertidos a respeito da desinformação, concebem a intenção de manipular o principal motivo para o compartilhamento de informações falsas, e que o combate à sua disseminação cabe, principalmente, aos usuários e às plataformas de comunicação. Mesmo que muito ainda precise ser explorado, ressalta-se o possívelbenefício de enriquecer os currículos educativos com propostas que tratem objetivamente da desinformação, no sentido de desenvolver habilidades de Media Literacye avaliação da credibilidade.Framed within what can be called informational disorder, the widespread dissemination of false information, especially from the internet, has emerged as a challenge for different countries, with severe impacts on different spheres of human life. This context has been studied and approached in the light of different references and under a wide range of proposals and interventions. This text sought to investigate, systematize, discuss and present the perceptions of elementary school students regarding the phenomenon of information disorder and the sharing of false information. The study was carried out in the context of regular classes, in the discipline of Natural Sciences, with the participation of 38 students in the seventh year of ElementarySchool, in a municipal public school in the Serra Gaúcha region of Rio Grande do Sul. To achieve the research objectives, through a qualitative and exploratory orientation, student responses to questionnaires and activities carried out in class were subjected to content analysis. Our results suggest that participants use criteria similar to those described in the literature to judge the credibility of information, are aware of disinformation, perceive the intention to manipulate as the main reason for sharing false information, and that combating its dissemination is mainly up to users and communication platforms. Even though much remains to be explored, the possible benefit of enriching educational curricula with proposals that objectively deal with disinformation stands out, in order to develop Media Literacy skills and credibility assessment.application/pdfporTear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Canoas, Revista do Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE) do IFRS Campus Porto Alegre e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da UFRGS. Vol. 12, n. 2 (2023), p. 1-18Fake newsInternetScience EducationDisinformationStudent perceptionsPercepções discentes acerca da desordem informacional : um estudo exploratório no ensino fundamentaStudent Perceptions on Information Disorder : an Exploratory Study in Elementary Schooinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001193446.pdf.txt001193446.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270349/2/001193446.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001193446.pdfTexto completoapplication/pdf6638355http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270349/1/001193446.pdf19fa5056d076c0f94cd37a521cfe3d54MD5110183/2703492023-12-20 04:22:07.525314oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270349Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-20T06:22:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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