Análise conceitual sobre a criatividade e processo criativo em publicidade a partir de quatro autores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Glauche, Bruno Augusto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147542
Resumo: O trabalho apresenta uma descrição e análise de conceitos de quatro autores, buscando representar as posições de cada um. Esses autores são: Fayga Ostrower, Roberto Dualibi, Roberto Menna Barreto e Wassily Kandinsky. Descreveu-se os principais conceitos dos autores. A partir desse trabalho, realizou-se uma análise. Essa foi feita em três partes. Em um primeiro momento, contrapôs-se os conceitos dos autores e conceitos-chave da temática. Após dividiu-se os autores em posições. Por fim, questões e aproximações foram levantadas, considerando a ênfase na criação publicitária. Os objetivos desse processo foram entender, conhecer e sistematizar relações entre os conceitos e as posições que os autores tem sobre o tema, bem como descrever os principais conceitos de cada um e a partir disso problematizá-los. Chegando-se a duas correntes: uma que valoriza um aparato de estruturas que serão seu foco no processo criativo e outra tendo enfoque sobre o ser humano e suas capacidades cognitivas, com o potencial criativo todo centrado nesse. A relação com o inconsciente foi definidora, já que a visão técnica deposita nesse conceito a responsabilidade pelas ideias, sem maior desenvolvimento.
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spelling Glauche, Bruno AugustoKowarick, Adriana Coelho Borges2016-08-23T02:15:06Z2016http://hdl.handle.net/10183/147542000999031O trabalho apresenta uma descrição e análise de conceitos de quatro autores, buscando representar as posições de cada um. Esses autores são: Fayga Ostrower, Roberto Dualibi, Roberto Menna Barreto e Wassily Kandinsky. Descreveu-se os principais conceitos dos autores. A partir desse trabalho, realizou-se uma análise. Essa foi feita em três partes. Em um primeiro momento, contrapôs-se os conceitos dos autores e conceitos-chave da temática. Após dividiu-se os autores em posições. Por fim, questões e aproximações foram levantadas, considerando a ênfase na criação publicitária. Os objetivos desse processo foram entender, conhecer e sistematizar relações entre os conceitos e as posições que os autores tem sobre o tema, bem como descrever os principais conceitos de cada um e a partir disso problematizá-los. Chegando-se a duas correntes: uma que valoriza um aparato de estruturas que serão seu foco no processo criativo e outra tendo enfoque sobre o ser humano e suas capacidades cognitivas, com o potencial criativo todo centrado nesse. A relação com o inconsciente foi definidora, já que a visão técnica deposita nesse conceito a responsabilidade pelas ideias, sem maior desenvolvimento.This work presents a description and analysis of concepts of four authors seaking to represent the positions of each one. These authors are: Fayga Ostrower, Roberto Dualibi, Roberto Menna Barreto e Wassily Kandinsky. First, describes the main concepts of the authors, after analyzes this corpus. There are three parts in this analysis, put in contact the concepts of the authors with the key-concepts of the theme. Then, the authors are sorted in different positions. At last, questions and aproximations are raised, considering the advertising creation focus. The project goals are understand, comprehend and sistemize relations between the authors concepts and positions over the Thema, as well as describe the main concepts of each one. With these in hands raise discution over and coming across two views, one thats values an device of structures which will be their focus in a creative process conception. The other one has a focus over the human being and his cognitive capacities with a criative potencial human centered. Also, the relation with the uncounscious is crucial, as the technic centered view relies on this concept to fundament the ideias’ birth, with no further explanation about this source.application/pdfporCriação publicitáriaCriatividadeCriativityCreationCreative processesAdvertising creationAnálise conceitual sobre a criatividade e processo criativo em publicidade a partir de quatro autoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000999031.pdf000999031.pdfTexto completoapplication/pdf592968http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147542/1/000999031.pdf248c41569e0f948a43366e67af4d197eMD51TEXT000999031.pdf.txt000999031.pdf.txtExtracted Texttext/plain119781http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147542/2/000999031.pdf.txtef42fd47fcd5b745b8e4f0028b0f52dfMD52THUMBNAIL000999031.pdf.jpg000999031.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1075http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147542/3/000999031.pdf.jpga691aa4963f73ed714142957c69ef7d1MD5310183/1475422018-10-29 08:38:12.248oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147542Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:38:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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