As calçadas do centro histórico de Porto Alegre, e sua invisibilidade para o planejamento da cidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/215027 |
Resumo: | Esse trabalho consiste na análise da s ituação das calçadas do bairro Centro Histórico de Porto Alegre. F ez - se um recorte espacial a fim de trabalhar com as ruas centrais onde encontramos o núcleo de comércio e serviços. Com o objetivo de levantar as condições das calçadas e os entraves encontrados pelo pedestre. Nesse sentido , buscamos compreender todas as problemáticas que estão prese ntes nessa região, contextualizada dentro das questões do espaço urbano. Para o desenvolvimento desse estudo propõe - se uma revisão bibliográfica, investigação quanto a responsabilidade das calçadas e análise da legislação. Caminhar é inerente ao ser humano e por mais que andar a pé não seja o meio de locomoção principal , em algum momento de nosso dia somos pedestres, e a mobilidade ativa recebe pouca atenção do poder público. A mobilidade urbana tornou - se um desafio para a gestão das cidades , e para isso é preciso pensar a mobilidade de forma sistêmica , integrando todos os modais e valorizando o transporte público. Dentro desse estudo , procurou - se trazer a perspectiva do pedestre . E para sua locomoção , as calçadas são preponderantes, com uma função básica de ligar a cidade trazendo segurança ao transeunte. |
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Noronha, Janaína Isolde de CamposSoares, Paulo Roberto Rodrigues2020-11-13T04:21:32Z2020http://hdl.handle.net/10183/215027001119352Esse trabalho consiste na análise da s ituação das calçadas do bairro Centro Histórico de Porto Alegre. F ez - se um recorte espacial a fim de trabalhar com as ruas centrais onde encontramos o núcleo de comércio e serviços. Com o objetivo de levantar as condições das calçadas e os entraves encontrados pelo pedestre. Nesse sentido , buscamos compreender todas as problemáticas que estão prese ntes nessa região, contextualizada dentro das questões do espaço urbano. Para o desenvolvimento desse estudo propõe - se uma revisão bibliográfica, investigação quanto a responsabilidade das calçadas e análise da legislação. Caminhar é inerente ao ser humano e por mais que andar a pé não seja o meio de locomoção principal , em algum momento de nosso dia somos pedestres, e a mobilidade ativa recebe pouca atenção do poder público. A mobilidade urbana tornou - se um desafio para a gestão das cidades , e para isso é preciso pensar a mobilidade de forma sistêmica , integrando todos os modais e valorizando o transporte público. Dentro desse estudo , procurou - se trazer a perspectiva do pedestre . E para sua locomoção , as calçadas são preponderantes, com uma função básica de ligar a cidade trazendo segurança ao transeunte.This work analyse the situation of the historical downtown sidewalks of Porto Alegre. To this, a spacial cut was made in order to work with the central city streets where the commercial core and services are localized, aiming to find the conditions of the sidewalks and the obstacles found by the pedestrians. We seek to understand all the problems that are present in this region, contextualizing those within the issues of urban space. For the development of this study, a bibliographical review was made, as w ell as an investigation regards the responsability of the sidewalks and an analysis of the legislation. Walk is inherent to the human being and even when walking is not the main form of locomotion, at some point in our days we are pedestrians and active mo bility receives little attention from the public power. Urban mobility has become a city management challenge, and in this way it is necessary to think of mobility in a systemic way, integrating all the mobility modalities and valuing the public transport. This study search to bring the pedestrian perspective, whose locomotion uses the sidewalks in a preponderant way. In this way, sidewalks have a basic function of connecting the city bringing safety to the pedestrians.application/pdfporGeografia urbanaMobilidade urbanaEspaço urbanoPedestreCalçadasPorto Alegre (RS)MobilityPedestrianSidewalksUrban spacePorto Alegre Historic CenterAs calçadas do centro histórico de Porto Alegre, e sua invisibilidade para o planejamento da cidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2020Geografia: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001119352.pdf.txt001119352.pdf.txtExtracted Texttext/plain104186http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215027/2/001119352.pdf.txt91dee646fcbd4ab22a603186354f8f9bMD52ORIGINAL001119352.pdfTexto completoapplication/pdf2411294http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215027/1/001119352.pdf948332f684b622135fe976a09bc09b40MD5110183/2150272023-05-05 03:22:08.843686oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215027Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-05T06:22:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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