Uma aula de história não narcísica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/218558 |
Resumo: | Trata-se de um ensaio teórico sobre a aula de História.A partir da disposição inicial de hesitar diante das práticas narrativas modernas, eurocêntricas e, notadamente, narcísicas, o artigo propõe tecerum caminho de desvio. O que requer problematizar a universalidadedo regime moderno de historicidade, para, desde uma posição perspectivista, em diálogo comNietzsche,Viveiros de Castro e Deleuze, pensaruma Aula Tentacular, não narcísica.Nessa aula,cujo conceito é pensado e dramatizadono artigo,questiona-se a limitaçãodo sentido à identidade entrematéria e imaginação, ligandoo trabalho do sentido aoimpensado. Depreende-seque as ações mais importantes para uma aula não narcísica consistem emhesitar e “estar à espreita” em relação aosmodoscomo acionamos espelhos perceptivos e comotornamos o passado narrativa. O objetivo de criarcondições parauma aula não narcísica também parte do diálogo com Bergson, supondo ser possível experimentar “um pouco de tempo em estado puro”, insistindo no caráter sempre contingente do tempo bloqueado sob a forma lógica decenários possíveis. O resultado é umaaula de Históriapor onde escorremo ilimitado do sentido, a multiplicidade da matéria e a pluralidade das temporalidades de povos, culturas ou modos de vida. |
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Pereira, Nilton MulletCunha, Gabriel Torelly Fraga Correa da2021-03-10T04:22:28Z20201983-1579http://hdl.handle.net/10183/218558001121366Trata-se de um ensaio teórico sobre a aula de História.A partir da disposição inicial de hesitar diante das práticas narrativas modernas, eurocêntricas e, notadamente, narcísicas, o artigo propõe tecerum caminho de desvio. O que requer problematizar a universalidadedo regime moderno de historicidade, para, desde uma posição perspectivista, em diálogo comNietzsche,Viveiros de Castro e Deleuze, pensaruma Aula Tentacular, não narcísica.Nessa aula,cujo conceito é pensado e dramatizadono artigo,questiona-se a limitaçãodo sentido à identidade entrematéria e imaginação, ligandoo trabalho do sentido aoimpensado. Depreende-seque as ações mais importantes para uma aula não narcísica consistem emhesitar e “estar à espreita” em relação aosmodoscomo acionamos espelhos perceptivos e comotornamos o passado narrativa. O objetivo de criarcondições parauma aula não narcísica também parte do diálogo com Bergson, supondo ser possível experimentar “um pouco de tempo em estado puro”, insistindo no caráter sempre contingente do tempo bloqueado sob a forma lógica decenários possíveis. O resultado é umaaula de Históriapor onde escorremo ilimitado do sentido, a multiplicidade da matéria e a pluralidade das temporalidades de povos, culturas ou modos de vida.This article is a theoretical essay about History class and itproposes to create a deviation, from the starting lay of hesitate against modern narrative practices, which are clearly narcissistic and Eurocentric. It requires problematize the historicity modern regime universality to think a “Aula Tentacular”, not a narcissistic, from a perspectivist position connected to Nietzsche, Viveiros de Castro andDeleuze. In this class, whose concept is thought and dramatized in this article, the limitation of identity between subject and imagination sense is questioned, connecting senses to something thoughtless. The knowledge was that the most important actions to make a non-narcissistic class are hesitating and “being in the look out” for the ways we start perceptive mirrors and make the past a narrative. The purpose of creating a class which is not narcissist is also related to Bergson, supposing that it is possible to try “a little of time in its pure state”, insisting in time as something contingent and blocked by the logic way of possible scenarios. The result of it is a History class full of unlimitedsense, multiplicity of the subjects and the folks, culture and lifestyle plurality.application/pdfporRevista Espaço do Currículo. João Pessoa, PB. Vol. 13, nesp (dez. 2020), p. 753-767HistóriaNon-narcissistic classPerspectivismAula TentacularTemporalitySenseUma aula de história não narcísicaA non-narcissistic history class info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121366.pdf.txt001121366.pdf.txtExtracted Texttext/plain74382http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218558/2/001121366.pdf.txtb08de9660ac985ba2a2b63809f523abbMD52ORIGINAL001121366.pdfTexto completoapplication/pdf291919http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218558/1/001121366.pdf9247c55131d0bff85b838295f4998121MD5110183/2185582023-01-13 06:04:04.073105oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218558Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-13T08:04:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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