A influência das transformações sociais e tecnológicas no brincar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Renata Maria Silva da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/142871
Resumo: Este trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade à distância traz como questionamento principal a influência das transformações sociais e tecnológicas na atividade lúdica infantil e a repercussão na escola desse contexto. Inicia resgatando um pouco da história da infância e do brincar desde o tempo primitivo, em que os jogos e brincadeiras faziam parte do cotidiano das pessoas, passando pela Idade Média, época em que as atividades lúdicas dos adultos não eram diferentes das atividades das crianças, e pela Idade Moderna, época em que devido ao surgimento das classes sociais apareceram espaços e tempo específicos para o trabalho e o lazer. Em seguida, relata que, com o passar dos anos, surgiram novos estudos e a visão do brincar foi sendo modificada. Piaget e Vygotsky estudaram e trouxeram informações importantes sobre a importância do lúdico para o desenvolvimento da criança. Atualmente, com o crescimento das cidades e a mudança da cultura familiar, há pouco ou nenhum espaço e tempo destinado ao lazer, por isso, torna-se maior ainda a responsabilidade da escola de propor ludicidade ao seu aluno, propondo-a de forma interdisciplinar e dialogando com o modo de brincar das gerações antecessoras dos alunos. Ao final desse trabalho, concluiu-se, dentre outras reflexões, que o professor deve ter uma intencionalidade ao propor o lúdico e intervir de acordo com as necessidades do grupo de alunos, porque as novas nuances sociais e tecnológicas, modificam o brincar e esse não pode extinguir-se para que nossas crianças tenham a garantia de um desenvolvimento saudável.
id UFRGS-2_095368af8ac69c005bb3a8c06fa8f9cf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142871
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Renata Maria Silva daGil, Natália de LacerdaCampos, Márcia Maciel de2016-06-21T02:10:22Z2011http://hdl.handle.net/10183/142871000993213Este trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade à distância traz como questionamento principal a influência das transformações sociais e tecnológicas na atividade lúdica infantil e a repercussão na escola desse contexto. Inicia resgatando um pouco da história da infância e do brincar desde o tempo primitivo, em que os jogos e brincadeiras faziam parte do cotidiano das pessoas, passando pela Idade Média, época em que as atividades lúdicas dos adultos não eram diferentes das atividades das crianças, e pela Idade Moderna, época em que devido ao surgimento das classes sociais apareceram espaços e tempo específicos para o trabalho e o lazer. Em seguida, relata que, com o passar dos anos, surgiram novos estudos e a visão do brincar foi sendo modificada. Piaget e Vygotsky estudaram e trouxeram informações importantes sobre a importância do lúdico para o desenvolvimento da criança. Atualmente, com o crescimento das cidades e a mudança da cultura familiar, há pouco ou nenhum espaço e tempo destinado ao lazer, por isso, torna-se maior ainda a responsabilidade da escola de propor ludicidade ao seu aluno, propondo-a de forma interdisciplinar e dialogando com o modo de brincar das gerações antecessoras dos alunos. Ao final desse trabalho, concluiu-se, dentre outras reflexões, que o professor deve ter uma intencionalidade ao propor o lúdico e intervir de acordo com as necessidades do grupo de alunos, porque as novas nuances sociais e tecnológicas, modificam o brincar e esse não pode extinguir-se para que nossas crianças tenham a garantia de um desenvolvimento saudável.application/pdfporJogos infantisTecnologiaInstituições sociaisAlunoEnsino fundamentalA influência das transformações sociais e tecnológicas no brincarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000993213.pdf000993213.pdfTexto completoapplication/pdf176421http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142871/1/000993213.pdfc734ad481bcec5fc7a85ac5d6d97ed31MD51TEXT000993213.pdf.txt000993213.pdf.txtExtracted Texttext/plain64440http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142871/2/000993213.pdf.txtdf8977265206efc67c116e9c36a68f1dMD52THUMBNAIL000993213.pdf.jpg000993213.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1031http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142871/3/000993213.pdf.jpg6a2ade340d9a5b6c6f55146b02496505MD5310183/1428712018-10-26 10:01:16.304oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142871Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:01:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A influência das transformações sociais e tecnológicas no brincar
title A influência das transformações sociais e tecnológicas no brincar
spellingShingle A influência das transformações sociais e tecnológicas no brincar
Silva, Renata Maria Silva da
Jogos infantis
Tecnologia
Instituições sociais
Aluno
Ensino fundamental
title_short A influência das transformações sociais e tecnológicas no brincar
title_full A influência das transformações sociais e tecnológicas no brincar
title_fullStr A influência das transformações sociais e tecnológicas no brincar
title_full_unstemmed A influência das transformações sociais e tecnológicas no brincar
title_sort A influência das transformações sociais e tecnológicas no brincar
author Silva, Renata Maria Silva da
author_facet Silva, Renata Maria Silva da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Renata Maria Silva da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gil, Natália de Lacerda
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Campos, Márcia Maciel de
contributor_str_mv Gil, Natália de Lacerda
Campos, Márcia Maciel de
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos infantis
Tecnologia
Instituições sociais
Aluno
Ensino fundamental
topic Jogos infantis
Tecnologia
Instituições sociais
Aluno
Ensino fundamental
description Este trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade à distância traz como questionamento principal a influência das transformações sociais e tecnológicas na atividade lúdica infantil e a repercussão na escola desse contexto. Inicia resgatando um pouco da história da infância e do brincar desde o tempo primitivo, em que os jogos e brincadeiras faziam parte do cotidiano das pessoas, passando pela Idade Média, época em que as atividades lúdicas dos adultos não eram diferentes das atividades das crianças, e pela Idade Moderna, época em que devido ao surgimento das classes sociais apareceram espaços e tempo específicos para o trabalho e o lazer. Em seguida, relata que, com o passar dos anos, surgiram novos estudos e a visão do brincar foi sendo modificada. Piaget e Vygotsky estudaram e trouxeram informações importantes sobre a importância do lúdico para o desenvolvimento da criança. Atualmente, com o crescimento das cidades e a mudança da cultura familiar, há pouco ou nenhum espaço e tempo destinado ao lazer, por isso, torna-se maior ainda a responsabilidade da escola de propor ludicidade ao seu aluno, propondo-a de forma interdisciplinar e dialogando com o modo de brincar das gerações antecessoras dos alunos. Ao final desse trabalho, concluiu-se, dentre outras reflexões, que o professor deve ter uma intencionalidade ao propor o lúdico e intervir de acordo com as necessidades do grupo de alunos, porque as novas nuances sociais e tecnológicas, modificam o brincar e esse não pode extinguir-se para que nossas crianças tenham a garantia de um desenvolvimento saudável.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-21T02:10:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/142871
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000993213
url http://hdl.handle.net/10183/142871
identifier_str_mv 000993213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142871/1/000993213.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142871/2/000993213.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142871/3/000993213.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c734ad481bcec5fc7a85ac5d6d97ed31
df8977265206efc67c116e9c36a68f1d
6a2ade340d9a5b6c6f55146b02496505
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447176439922688