A influência das transformações sociais e tecnológicas no brincar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/142871 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade à distância traz como questionamento principal a influência das transformações sociais e tecnológicas na atividade lúdica infantil e a repercussão na escola desse contexto. Inicia resgatando um pouco da história da infância e do brincar desde o tempo primitivo, em que os jogos e brincadeiras faziam parte do cotidiano das pessoas, passando pela Idade Média, época em que as atividades lúdicas dos adultos não eram diferentes das atividades das crianças, e pela Idade Moderna, época em que devido ao surgimento das classes sociais apareceram espaços e tempo específicos para o trabalho e o lazer. Em seguida, relata que, com o passar dos anos, surgiram novos estudos e a visão do brincar foi sendo modificada. Piaget e Vygotsky estudaram e trouxeram informações importantes sobre a importância do lúdico para o desenvolvimento da criança. Atualmente, com o crescimento das cidades e a mudança da cultura familiar, há pouco ou nenhum espaço e tempo destinado ao lazer, por isso, torna-se maior ainda a responsabilidade da escola de propor ludicidade ao seu aluno, propondo-a de forma interdisciplinar e dialogando com o modo de brincar das gerações antecessoras dos alunos. Ao final desse trabalho, concluiu-se, dentre outras reflexões, que o professor deve ter uma intencionalidade ao propor o lúdico e intervir de acordo com as necessidades do grupo de alunos, porque as novas nuances sociais e tecnológicas, modificam o brincar e esse não pode extinguir-se para que nossas crianças tenham a garantia de um desenvolvimento saudável. |
id |
UFRGS-2_095368af8ac69c005bb3a8c06fa8f9cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142871 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Renata Maria Silva daGil, Natália de LacerdaCampos, Márcia Maciel de2016-06-21T02:10:22Z2011http://hdl.handle.net/10183/142871000993213Este trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade à distância traz como questionamento principal a influência das transformações sociais e tecnológicas na atividade lúdica infantil e a repercussão na escola desse contexto. Inicia resgatando um pouco da história da infância e do brincar desde o tempo primitivo, em que os jogos e brincadeiras faziam parte do cotidiano das pessoas, passando pela Idade Média, época em que as atividades lúdicas dos adultos não eram diferentes das atividades das crianças, e pela Idade Moderna, época em que devido ao surgimento das classes sociais apareceram espaços e tempo específicos para o trabalho e o lazer. Em seguida, relata que, com o passar dos anos, surgiram novos estudos e a visão do brincar foi sendo modificada. Piaget e Vygotsky estudaram e trouxeram informações importantes sobre a importância do lúdico para o desenvolvimento da criança. Atualmente, com o crescimento das cidades e a mudança da cultura familiar, há pouco ou nenhum espaço e tempo destinado ao lazer, por isso, torna-se maior ainda a responsabilidade da escola de propor ludicidade ao seu aluno, propondo-a de forma interdisciplinar e dialogando com o modo de brincar das gerações antecessoras dos alunos. Ao final desse trabalho, concluiu-se, dentre outras reflexões, que o professor deve ter uma intencionalidade ao propor o lúdico e intervir de acordo com as necessidades do grupo de alunos, porque as novas nuances sociais e tecnológicas, modificam o brincar e esse não pode extinguir-se para que nossas crianças tenham a garantia de um desenvolvimento saudável.application/pdfporJogos infantisTecnologiaInstituições sociaisAlunoEnsino fundamentalA influência das transformações sociais e tecnológicas no brincarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000993213.pdf000993213.pdfTexto completoapplication/pdf176421http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142871/1/000993213.pdfc734ad481bcec5fc7a85ac5d6d97ed31MD51TEXT000993213.pdf.txt000993213.pdf.txtExtracted Texttext/plain64440http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142871/2/000993213.pdf.txtdf8977265206efc67c116e9c36a68f1dMD52THUMBNAIL000993213.pdf.jpg000993213.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1031http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142871/3/000993213.pdf.jpg6a2ade340d9a5b6c6f55146b02496505MD5310183/1428712018-10-26 10:01:16.304oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142871Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:01:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A influência das transformações sociais e tecnológicas no brincar |
title |
A influência das transformações sociais e tecnológicas no brincar |
spellingShingle |
A influência das transformações sociais e tecnológicas no brincar Silva, Renata Maria Silva da Jogos infantis Tecnologia Instituições sociais Aluno Ensino fundamental |
title_short |
A influência das transformações sociais e tecnológicas no brincar |
title_full |
A influência das transformações sociais e tecnológicas no brincar |
title_fullStr |
A influência das transformações sociais e tecnológicas no brincar |
title_full_unstemmed |
A influência das transformações sociais e tecnológicas no brincar |
title_sort |
A influência das transformações sociais e tecnológicas no brincar |
author |
Silva, Renata Maria Silva da |
author_facet |
Silva, Renata Maria Silva da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Renata Maria Silva da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gil, Natália de Lacerda |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Campos, Márcia Maciel de |
contributor_str_mv |
Gil, Natália de Lacerda Campos, Márcia Maciel de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos infantis Tecnologia Instituições sociais Aluno Ensino fundamental |
topic |
Jogos infantis Tecnologia Instituições sociais Aluno Ensino fundamental |
description |
Este trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade à distância traz como questionamento principal a influência das transformações sociais e tecnológicas na atividade lúdica infantil e a repercussão na escola desse contexto. Inicia resgatando um pouco da história da infância e do brincar desde o tempo primitivo, em que os jogos e brincadeiras faziam parte do cotidiano das pessoas, passando pela Idade Média, época em que as atividades lúdicas dos adultos não eram diferentes das atividades das crianças, e pela Idade Moderna, época em que devido ao surgimento das classes sociais apareceram espaços e tempo específicos para o trabalho e o lazer. Em seguida, relata que, com o passar dos anos, surgiram novos estudos e a visão do brincar foi sendo modificada. Piaget e Vygotsky estudaram e trouxeram informações importantes sobre a importância do lúdico para o desenvolvimento da criança. Atualmente, com o crescimento das cidades e a mudança da cultura familiar, há pouco ou nenhum espaço e tempo destinado ao lazer, por isso, torna-se maior ainda a responsabilidade da escola de propor ludicidade ao seu aluno, propondo-a de forma interdisciplinar e dialogando com o modo de brincar das gerações antecessoras dos alunos. Ao final desse trabalho, concluiu-se, dentre outras reflexões, que o professor deve ter uma intencionalidade ao propor o lúdico e intervir de acordo com as necessidades do grupo de alunos, porque as novas nuances sociais e tecnológicas, modificam o brincar e esse não pode extinguir-se para que nossas crianças tenham a garantia de um desenvolvimento saudável. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-21T02:10:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/142871 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000993213 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/142871 |
identifier_str_mv |
000993213 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142871/1/000993213.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142871/2/000993213.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142871/3/000993213.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c734ad481bcec5fc7a85ac5d6d97ed31 df8977265206efc67c116e9c36a68f1d 6a2ade340d9a5b6c6f55146b02496505 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447176439922688 |