A dimensão educativa no trabalho das agentes penitenciárias no “Madre Pelletier”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rigo, Lucivânia Salete
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/67842
Resumo: O presente estudo tem como foco, abordar a dimensão educativa do trabalho das Agentes Penitenciárias na Penitenciária Feminina Madre Pelletier em Porto Alegre RS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. Realizou-se observação participante e entrevistas semiestruturadas com cinco agentes penitenciárias. Buscou-se compreender se, e como, as agentes percebem a dimensão educativa do seu trabalho. Os conceitos centrais que sustentam a análise, situam-se no campo da Educação, com ênfase em processos educativos não-escolares (em especial Freire e Makarenko), em estudos feministas (Lagarde e Espinoza) e nas políticas públicas nacionais para a Segurança Pública (Soares). As análises das entrevistas indicam que as agentes apresentam características de um modelo transgressor de mulher. Suas concepções acerca do trabalho e da educação, as possibilidades e as limitações para realizar ações educativas intencionais, estão marcadas por suas experiências de vida e de formação e pelo estereótipo da profissão. Percebe-se, também, que “o educativo”, do trabalho realizado pelas agentes desta penitenciária está fortemente associado às relações de gênero e à estrutura física peculiar da mesma.
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