Incorporação de flocos reciclados de polietileno em ligante asfáltico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/205826 |
Resumo: | É crescente a preocupação com o crescimento da produção de resíduos sólidos, principalmente os plásticos. Diversas áreas de conhecimento vêm desenvolvendo práticas que incorporem a reutilização e/ou reciclagem de embalagens plásticas, na pavimentação isto não é diferente. Autores propõe que utilizar resíduos de determinados tipos de polímeros podem trazer benefícios principalmente em relação à deformação permanente das misturas asfálticas por trazer acréscimos à sua rigidez. Este trabalho estudou a modificação de um cimento asfáltico de petróleo, tipo CAP 50/70, com adição de resíduos plásticos nos teores de 0,5% PEAD (polietileno de alta densidade), 0,5% PEBD (polietileno de baixa densidade), 1,0% PEAD, 1,0% PEBD e 2% PEAD/PEBD na proporção 80/20 de acordo com a massa de ligante. A incorporação ocorreu utilizando-se um moinho piloto de alto cisalhamento. Os resultados dos ensaios de Penetração, Ponto de Amolecimento, Viscosidade Brookfield e Separação de Fase mostraram que o procedimento de mistura foi eficiente, porém não foi capaz de promover a total interação entre os flocos de polietileno e o ligante, observação feita principalmente no teor de 2,0% PEAD/PEBD. A inserção de resíduos diminuiu a penetração encontrada em todos os teores em comparação ao CAP 50/70 sem modificação e ao serem comparados com os valores mínimos especificados para os AMP 55/75 e AMP 60/85 as amostras com 1,0% de PEAD e 2,0% PEAD/PEBD não se enquadraram. Diferente do esperado, a temperatura do ponto de amolecimento não apresentou acréscimos significativos, mas todos os teores ficaram dentro do especificado para o CAP 50/70. Quanto a viscosidade, observou-se que os teores 0,5%PEAD, 0,5%PEBD e 1,0%PEBD não apresentaram diferenças significativas, o mesmo vale para as amostras sem resíduo e com 1,0% PEAD ao serem comparadas entre si. Em relação ao ensaio de separação de fase os resultados ficaram dentro do limite de 3ºC de diferença entre as amostras de topo e base, indicando que mesmo com a dificuldade de incorporação o material pode ser utilizado. Ainda são necessários ensaios que avaliem a morfologia dos materiais e em amostragens em maiores volumes. No entanto, já é possível sugerir a utilização de aditivos que melhorem a interação polietileno-ligante para que a dispersão do material não gere problemas futuros. Destaca-se também a importância de análises químicas para compreender quais os reais benefícios da modificação proposta. |
id |
UFRGS-2_09c4e713700876611546fd1bca73186f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205826 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fontoura, EduardaBrito, Lélio Antonio Teixeira2020-02-13T04:22:30Z2019http://hdl.handle.net/10183/205826001111531É crescente a preocupação com o crescimento da produção de resíduos sólidos, principalmente os plásticos. Diversas áreas de conhecimento vêm desenvolvendo práticas que incorporem a reutilização e/ou reciclagem de embalagens plásticas, na pavimentação isto não é diferente. Autores propõe que utilizar resíduos de determinados tipos de polímeros podem trazer benefícios principalmente em relação à deformação permanente das misturas asfálticas por trazer acréscimos à sua rigidez. Este trabalho estudou a modificação de um cimento asfáltico de petróleo, tipo CAP 50/70, com adição de resíduos plásticos nos teores de 0,5% PEAD (polietileno de alta densidade), 0,5% PEBD (polietileno de baixa densidade), 1,0% PEAD, 1,0% PEBD e 2% PEAD/PEBD na proporção 80/20 de acordo com a massa de ligante. A incorporação ocorreu utilizando-se um moinho piloto de alto cisalhamento. Os resultados dos ensaios de Penetração, Ponto de Amolecimento, Viscosidade Brookfield e Separação de Fase mostraram que o procedimento de mistura foi eficiente, porém não foi capaz de promover a total interação entre os flocos de polietileno e o ligante, observação feita principalmente no teor de 2,0% PEAD/PEBD. A inserção de resíduos diminuiu a penetração encontrada em todos os teores em comparação ao CAP 50/70 sem modificação e ao serem comparados com os valores mínimos especificados para os AMP 55/75 e AMP 60/85 as amostras com 1,0% de PEAD e 2,0% PEAD/PEBD não se enquadraram. Diferente do esperado, a temperatura do ponto de amolecimento não apresentou acréscimos significativos, mas todos os teores ficaram dentro do especificado para o CAP 50/70. Quanto a viscosidade, observou-se que os teores 0,5%PEAD, 0,5%PEBD e 1,0%PEBD não apresentaram diferenças significativas, o mesmo vale para as amostras sem resíduo e com 1,0% PEAD ao serem comparadas entre si. Em relação ao ensaio de separação de fase os resultados ficaram dentro do limite de 3ºC de diferença entre as amostras de topo e base, indicando que mesmo com a dificuldade de incorporação o material pode ser utilizado. Ainda são necessários ensaios que avaliem a morfologia dos materiais e em amostragens em maiores volumes. No entanto, já é possível sugerir a utilização de aditivos que melhorem a interação polietileno-ligante para que a dispersão do material não gere problemas futuros. Destaca-se também a importância de análises químicas para compreender quais os reais benefícios da modificação proposta.application/pdfporEngenharia civilResíduos plásticosCimento asfáltico de petróleoIncorporação de flocos reciclados de polietileno em ligante asfálticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2019Engenharia Civilgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001111531.pdf.txt001111531.pdf.txtExtracted Texttext/plain46910http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205826/2/001111531.pdf.txtbd828e03a7a7c0338f5a04154297531dMD52ORIGINAL001111531.pdfTexto completoapplication/pdf865541http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205826/1/001111531.pdf2670175376613cbd2ef4e7a08f19dbc0MD5110183/2058262020-02-14 05:16:24.422983oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205826Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-02-14T07:16:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Incorporação de flocos reciclados de polietileno em ligante asfáltico |
title |
Incorporação de flocos reciclados de polietileno em ligante asfáltico |
spellingShingle |
Incorporação de flocos reciclados de polietileno em ligante asfáltico Fontoura, Eduarda Engenharia civil Resíduos plásticos Cimento asfáltico de petróleo |
title_short |
Incorporação de flocos reciclados de polietileno em ligante asfáltico |
title_full |
Incorporação de flocos reciclados de polietileno em ligante asfáltico |
title_fullStr |
Incorporação de flocos reciclados de polietileno em ligante asfáltico |
title_full_unstemmed |
Incorporação de flocos reciclados de polietileno em ligante asfáltico |
title_sort |
Incorporação de flocos reciclados de polietileno em ligante asfáltico |
author |
Fontoura, Eduarda |
author_facet |
Fontoura, Eduarda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontoura, Eduarda |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Brito, Lélio Antonio Teixeira |
contributor_str_mv |
Brito, Lélio Antonio Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia civil Resíduos plásticos Cimento asfáltico de petróleo |
topic |
Engenharia civil Resíduos plásticos Cimento asfáltico de petróleo |
description |
É crescente a preocupação com o crescimento da produção de resíduos sólidos, principalmente os plásticos. Diversas áreas de conhecimento vêm desenvolvendo práticas que incorporem a reutilização e/ou reciclagem de embalagens plásticas, na pavimentação isto não é diferente. Autores propõe que utilizar resíduos de determinados tipos de polímeros podem trazer benefícios principalmente em relação à deformação permanente das misturas asfálticas por trazer acréscimos à sua rigidez. Este trabalho estudou a modificação de um cimento asfáltico de petróleo, tipo CAP 50/70, com adição de resíduos plásticos nos teores de 0,5% PEAD (polietileno de alta densidade), 0,5% PEBD (polietileno de baixa densidade), 1,0% PEAD, 1,0% PEBD e 2% PEAD/PEBD na proporção 80/20 de acordo com a massa de ligante. A incorporação ocorreu utilizando-se um moinho piloto de alto cisalhamento. Os resultados dos ensaios de Penetração, Ponto de Amolecimento, Viscosidade Brookfield e Separação de Fase mostraram que o procedimento de mistura foi eficiente, porém não foi capaz de promover a total interação entre os flocos de polietileno e o ligante, observação feita principalmente no teor de 2,0% PEAD/PEBD. A inserção de resíduos diminuiu a penetração encontrada em todos os teores em comparação ao CAP 50/70 sem modificação e ao serem comparados com os valores mínimos especificados para os AMP 55/75 e AMP 60/85 as amostras com 1,0% de PEAD e 2,0% PEAD/PEBD não se enquadraram. Diferente do esperado, a temperatura do ponto de amolecimento não apresentou acréscimos significativos, mas todos os teores ficaram dentro do especificado para o CAP 50/70. Quanto a viscosidade, observou-se que os teores 0,5%PEAD, 0,5%PEBD e 1,0%PEBD não apresentaram diferenças significativas, o mesmo vale para as amostras sem resíduo e com 1,0% PEAD ao serem comparadas entre si. Em relação ao ensaio de separação de fase os resultados ficaram dentro do limite de 3ºC de diferença entre as amostras de topo e base, indicando que mesmo com a dificuldade de incorporação o material pode ser utilizado. Ainda são necessários ensaios que avaliem a morfologia dos materiais e em amostragens em maiores volumes. No entanto, já é possível sugerir a utilização de aditivos que melhorem a interação polietileno-ligante para que a dispersão do material não gere problemas futuros. Destaca-se também a importância de análises químicas para compreender quais os reais benefícios da modificação proposta. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-02-13T04:22:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/205826 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001111531 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/205826 |
identifier_str_mv |
001111531 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205826/2/001111531.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205826/1/001111531.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bd828e03a7a7c0338f5a04154297531d 2670175376613cbd2ef4e7a08f19dbc0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447261634625536 |