O conhecimento de genética e a capacidade de articulação com temas de interesse público de alunos do Ensino Médio de escolas públicas de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Landau , Luane Jandira Bueno
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/240362
Resumo: A partir do avanço científico com relação a novas técnicas em biotecnologia e engenharia genética, novas possibilidades do fazer científico vêm à tona e devem ser discutidas em sociedade. Nesse sentido, o ensino de genética na escola deve estar voltado para fornecer as ferramentas necessárias para que os alunos possam discutir sobre essas temáticas e tomar decisões a partir do entendimento dos argumentos científicos. Assim, este trabalho se propôs a avaliar os conhecimentos de genética e de algumas de suas aplicações entre alunos do E.M. de três escolas públicas da cidade de Porto Alegre: uma Escola Pública Federal, uma Escola Técnica Estadual da área Central e uma Escola Estadual de Ensino Médio de bairro central. Para isso, um questionário individual foi respondido por alunos do terceiro ano que consistiu em questões objetivas e dissertativas acerca das temáticas de genética e suas tecnologias. As respostas discursivas foram analisadas a partir de três momentos: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados obtidos. Para cada uma das categorias consideradas corretas, foi atribuída uma pontuação de acordo com o peso da questão quando as questões testaram os conhecimentos dos alunos. Adicionalmente, os dados de respostas objetivas foram contados a partir de um percentual de acertos e erros. Um total de 56 alunos participaram da pesquisa, sendo 18 alunos da Escola Pública Federal, 12 alunos da Escola Estadual de Ensino Médio de bairro central e 26 alunos da Escola Técnica Estadual da área Central. A média de desempenho geral dos alunos no questionário ficou de 46,2% ± 18,57% acertos. Os alunos da Escola Pública Federal tiveram média superior em diversas questões, quando comparados aos alunos das demais escolas, além de um desempenho geral significativamente mais alto do que a da Escola Técnica Estadual da área Central, o que pode estar relacionado à maior formação e menor carga horária dos professores da escola. De forma geral, os alunos das três escolas apresentaram um baixo desempenho no questionário, menor do que o esperado. Também apresentaram pouco domínio sobre os conceitos básicos de genética, como gene, DNA, cromossomos e alelos, não sabendo relacionar suas ordens de grandeza. As respostas dos alunos tenderam a ser deterministas, no sentido de relacionar a genética diretamente com as características dos seres vivos. Além disso, as respostas também demonstraram que houve influência antropocêntrica principalmente no que diz respeito às questões que tratam da genética dos seres. Grande parte dos alunos relatou nunca ter ouvido falar sobre técnicas como Sequenciamento deGenomas e Terapia Gênica respectivamente; além disso, 71,4% dos alunos indicaram que aborto é pouco relacionado à genética e não tem causas genéticas. As duas fontes mais indicadas pelos alunos de consulta aos conteúdos de genética são a escola e a internet, o que aumenta a importância da discussão de fontes online que sejam confiáveis e de conteúdo verdadeiramente científico. Em suma, demonstrou-se que os alunos não conseguiram responder corretamente às questões, apresentando dificuldades tanto em conceitos gerais de genética quanto em relação às tecnologias relacionadas à disciplina.
id UFRGS-2_09f486bc674ab829d42cf8bf8f02a7b3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240362
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Landau , Luane Jandira BuenoDeprá, Maríndia2022-06-15T04:46:35Z2019http://hdl.handle.net/10183/240362001130241A partir do avanço científico com relação a novas técnicas em biotecnologia e engenharia genética, novas possibilidades do fazer científico vêm à tona e devem ser discutidas em sociedade. Nesse sentido, o ensino de genética na escola deve estar voltado para fornecer as ferramentas necessárias para que os alunos possam discutir sobre essas temáticas e tomar decisões a partir do entendimento dos argumentos científicos. Assim, este trabalho se propôs a avaliar os conhecimentos de genética e de algumas de suas aplicações entre alunos do E.M. de três escolas públicas da cidade de Porto Alegre: uma Escola Pública Federal, uma Escola Técnica Estadual da área Central e uma Escola Estadual de Ensino Médio de bairro central. Para isso, um questionário individual foi respondido por alunos do terceiro ano que consistiu em questões objetivas e dissertativas acerca das temáticas de genética e suas tecnologias. As respostas discursivas foram analisadas a partir de três momentos: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados obtidos. Para cada uma das categorias consideradas corretas, foi atribuída uma pontuação de acordo com o peso da questão quando as questões testaram os conhecimentos dos alunos. Adicionalmente, os dados de respostas objetivas foram contados a partir de um percentual de acertos e erros. Um total de 56 alunos participaram da pesquisa, sendo 18 alunos da Escola Pública Federal, 12 alunos da Escola Estadual de Ensino Médio de bairro central e 26 alunos da Escola Técnica Estadual da área Central. A média de desempenho geral dos alunos no questionário ficou de 46,2% ± 18,57% acertos. Os alunos da Escola Pública Federal tiveram média superior em diversas questões, quando comparados aos alunos das demais escolas, além de um desempenho geral significativamente mais alto do que a da Escola Técnica Estadual da área Central, o que pode estar relacionado à maior formação e menor carga horária dos professores da escola. De forma geral, os alunos das três escolas apresentaram um baixo desempenho no questionário, menor do que o esperado. Também apresentaram pouco domínio sobre os conceitos básicos de genética, como gene, DNA, cromossomos e alelos, não sabendo relacionar suas ordens de grandeza. As respostas dos alunos tenderam a ser deterministas, no sentido de relacionar a genética diretamente com as características dos seres vivos. Além disso, as respostas também demonstraram que houve influência antropocêntrica principalmente no que diz respeito às questões que tratam da genética dos seres. Grande parte dos alunos relatou nunca ter ouvido falar sobre técnicas como Sequenciamento deGenomas e Terapia Gênica respectivamente; além disso, 71,4% dos alunos indicaram que aborto é pouco relacionado à genética e não tem causas genéticas. As duas fontes mais indicadas pelos alunos de consulta aos conteúdos de genética são a escola e a internet, o que aumenta a importância da discussão de fontes online que sejam confiáveis e de conteúdo verdadeiramente científico. Em suma, demonstrou-se que os alunos não conseguiram responder corretamente às questões, apresentando dificuldades tanto em conceitos gerais de genética quanto em relação às tecnologias relacionadas à disciplina.application/pdfporEnsino de biologiaEnsino médioGenéticaO conhecimento de genética e a capacidade de articulação com temas de interesse público de alunos do Ensino Médio de escolas públicas de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2019Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001130241.pdf.txt001130241.pdf.txtExtracted Texttext/plain131524http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240362/2/001130241.pdf.txt1a55b10d1097011766bd5dda5609f582MD52ORIGINAL001130241.pdfTexto completoapplication/pdf1570759http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240362/1/001130241.pdf89fa0c0012d49d4b458e01c0b9d59be3MD5110183/2403622022-06-16 04:41:26.007364oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240362Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-16T07:41:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O conhecimento de genética e a capacidade de articulação com temas de interesse público de alunos do Ensino Médio de escolas públicas de Porto Alegre
title O conhecimento de genética e a capacidade de articulação com temas de interesse público de alunos do Ensino Médio de escolas públicas de Porto Alegre
spellingShingle O conhecimento de genética e a capacidade de articulação com temas de interesse público de alunos do Ensino Médio de escolas públicas de Porto Alegre
Landau , Luane Jandira Bueno
Ensino de biologia
Ensino médio
Genética
title_short O conhecimento de genética e a capacidade de articulação com temas de interesse público de alunos do Ensino Médio de escolas públicas de Porto Alegre
title_full O conhecimento de genética e a capacidade de articulação com temas de interesse público de alunos do Ensino Médio de escolas públicas de Porto Alegre
title_fullStr O conhecimento de genética e a capacidade de articulação com temas de interesse público de alunos do Ensino Médio de escolas públicas de Porto Alegre
title_full_unstemmed O conhecimento de genética e a capacidade de articulação com temas de interesse público de alunos do Ensino Médio de escolas públicas de Porto Alegre
title_sort O conhecimento de genética e a capacidade de articulação com temas de interesse público de alunos do Ensino Médio de escolas públicas de Porto Alegre
author Landau , Luane Jandira Bueno
author_facet Landau , Luane Jandira Bueno
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Landau , Luane Jandira Bueno
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Deprá, Maríndia
contributor_str_mv Deprá, Maríndia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de biologia
Ensino médio
Genética
topic Ensino de biologia
Ensino médio
Genética
description A partir do avanço científico com relação a novas técnicas em biotecnologia e engenharia genética, novas possibilidades do fazer científico vêm à tona e devem ser discutidas em sociedade. Nesse sentido, o ensino de genética na escola deve estar voltado para fornecer as ferramentas necessárias para que os alunos possam discutir sobre essas temáticas e tomar decisões a partir do entendimento dos argumentos científicos. Assim, este trabalho se propôs a avaliar os conhecimentos de genética e de algumas de suas aplicações entre alunos do E.M. de três escolas públicas da cidade de Porto Alegre: uma Escola Pública Federal, uma Escola Técnica Estadual da área Central e uma Escola Estadual de Ensino Médio de bairro central. Para isso, um questionário individual foi respondido por alunos do terceiro ano que consistiu em questões objetivas e dissertativas acerca das temáticas de genética e suas tecnologias. As respostas discursivas foram analisadas a partir de três momentos: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados obtidos. Para cada uma das categorias consideradas corretas, foi atribuída uma pontuação de acordo com o peso da questão quando as questões testaram os conhecimentos dos alunos. Adicionalmente, os dados de respostas objetivas foram contados a partir de um percentual de acertos e erros. Um total de 56 alunos participaram da pesquisa, sendo 18 alunos da Escola Pública Federal, 12 alunos da Escola Estadual de Ensino Médio de bairro central e 26 alunos da Escola Técnica Estadual da área Central. A média de desempenho geral dos alunos no questionário ficou de 46,2% ± 18,57% acertos. Os alunos da Escola Pública Federal tiveram média superior em diversas questões, quando comparados aos alunos das demais escolas, além de um desempenho geral significativamente mais alto do que a da Escola Técnica Estadual da área Central, o que pode estar relacionado à maior formação e menor carga horária dos professores da escola. De forma geral, os alunos das três escolas apresentaram um baixo desempenho no questionário, menor do que o esperado. Também apresentaram pouco domínio sobre os conceitos básicos de genética, como gene, DNA, cromossomos e alelos, não sabendo relacionar suas ordens de grandeza. As respostas dos alunos tenderam a ser deterministas, no sentido de relacionar a genética diretamente com as características dos seres vivos. Além disso, as respostas também demonstraram que houve influência antropocêntrica principalmente no que diz respeito às questões que tratam da genética dos seres. Grande parte dos alunos relatou nunca ter ouvido falar sobre técnicas como Sequenciamento deGenomas e Terapia Gênica respectivamente; além disso, 71,4% dos alunos indicaram que aborto é pouco relacionado à genética e não tem causas genéticas. As duas fontes mais indicadas pelos alunos de consulta aos conteúdos de genética são a escola e a internet, o que aumenta a importância da discussão de fontes online que sejam confiáveis e de conteúdo verdadeiramente científico. Em suma, demonstrou-se que os alunos não conseguiram responder corretamente às questões, apresentando dificuldades tanto em conceitos gerais de genética quanto em relação às tecnologias relacionadas à disciplina.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-15T04:46:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/240362
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001130241
url http://hdl.handle.net/10183/240362
identifier_str_mv 001130241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240362/2/001130241.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240362/1/001130241.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1a55b10d1097011766bd5dda5609f582
89fa0c0012d49d4b458e01c0b9d59be3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224635497316352