Estruturação da mercadoria das emissoras comerciais sob a convergência : apontamentos para uma economia política da indústria radiofônica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/111841 |
Resumo: | Com base na economia política da comunicação, este artigo identifica as alterações ocorridas, ao longo do tempo, na conformação da mercadoria oferecida pelas emissoras comerciais. Apoia-se na argumentação de Dallas Smythe (1983) a respeito da configuração da audiência como tal e na proposta de periodização da história do rádio brasileiro apresentada em trabalho anterior. Cotejando a proposição do pesquisador canadense com as alterações sofridas pelo meio e pelo sistema capitalista desde a década de 1970, oferece elementos para complementar aquela noção, a saber o papel da identidade da emissora e do relacionamento com a marca. Busca, deste modo, apresentar subsídios para a compreensão do negócio radiofônico na contemporaneidade, quando a convergência passa a predominar como estratégia mercadológica. |
id |
UFRGS-2_0a3dcc5d4eb468009d8123bd24eb55b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/111841 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferraretto, Luiz Artur2015-03-07T01:57:15Z20141415-0549http://hdl.handle.net/10183/111841000953719Com base na economia política da comunicação, este artigo identifica as alterações ocorridas, ao longo do tempo, na conformação da mercadoria oferecida pelas emissoras comerciais. Apoia-se na argumentação de Dallas Smythe (1983) a respeito da configuração da audiência como tal e na proposta de periodização da história do rádio brasileiro apresentada em trabalho anterior. Cotejando a proposição do pesquisador canadense com as alterações sofridas pelo meio e pelo sistema capitalista desde a década de 1970, oferece elementos para complementar aquela noção, a saber o papel da identidade da emissora e do relacionamento com a marca. Busca, deste modo, apresentar subsídios para a compreensão do negócio radiofônico na contemporaneidade, quando a convergência passa a predominar como estratégia mercadológica.Based on the political economy of communication, this work attempts to define the alterations that have occurred throughout time, in the framework of the merchandise offered by commercial broadcasting stations. It is based on the arguments of Dallas Smythe (1983) in relation to the configuration of the audience as such, as well as on the proposal for the periodization of the history of Brazilian radio broadcasting presented in a previous paper (Ferraretto, 2012). This paper intends to offer elements to complement this notion, taking into account the proposition made by the Canadian researcher, with the alterations which have been caused by the environment and by the capitalist system since the 70s, that is, the role of the identity of broadcasting stations and the relation with the brand. In this way, the work allows for the comprehension of the radio broadcasting business in contemporaneity, when the convergence starts to predominate as a marketing strategy.application/pdfporRevista FAMECOS : mídia, cultura e tecnologia. Vol. 21, n. 3 (set./dez. 2014); p. 943-965Rádio (Comunicação)MarcaCommercial radiosMerchandiseIdentityEstruturação da mercadoria das emissoras comerciais sob a convergência : apontamentos para uma economia política da indústria radiofônicaThe structuring of the merchandise of commercial broadcasting stations within a convergence : notes for a political economy of radio industriesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000953719.pdf000953719.pdfTexto completoapplication/pdf495118http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111841/1/000953719.pdf0c2436a6f6269d080079441898ceb0f1MD51TEXT000953719.pdf.txt000953719.pdf.txtExtracted Texttext/plain49412http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111841/2/000953719.pdf.txtee92230855c12ae29f37038df1609c3cMD52THUMBNAIL000953719.pdf.jpg000953719.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2379http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111841/3/000953719.pdf.jpg01a0d5ae9c377510e3fb8522dcefe76fMD5310183/1118412018-10-24 08:52:40.2oai:www.lume.ufrgs.br:10183/111841Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T11:52:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estruturação da mercadoria das emissoras comerciais sob a convergência : apontamentos para uma economia política da indústria radiofônica |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The structuring of the merchandise of commercial broadcasting stations within a convergence : notes for a political economy of radio industries |
title |
Estruturação da mercadoria das emissoras comerciais sob a convergência : apontamentos para uma economia política da indústria radiofônica |
spellingShingle |
Estruturação da mercadoria das emissoras comerciais sob a convergência : apontamentos para uma economia política da indústria radiofônica Ferraretto, Luiz Artur Rádio (Comunicação) Marca Commercial radios Merchandise Identity |
title_short |
Estruturação da mercadoria das emissoras comerciais sob a convergência : apontamentos para uma economia política da indústria radiofônica |
title_full |
Estruturação da mercadoria das emissoras comerciais sob a convergência : apontamentos para uma economia política da indústria radiofônica |
title_fullStr |
Estruturação da mercadoria das emissoras comerciais sob a convergência : apontamentos para uma economia política da indústria radiofônica |
title_full_unstemmed |
Estruturação da mercadoria das emissoras comerciais sob a convergência : apontamentos para uma economia política da indústria radiofônica |
title_sort |
Estruturação da mercadoria das emissoras comerciais sob a convergência : apontamentos para uma economia política da indústria radiofônica |
author |
Ferraretto, Luiz Artur |
author_facet |
Ferraretto, Luiz Artur |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferraretto, Luiz Artur |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rádio (Comunicação) Marca |
topic |
Rádio (Comunicação) Marca Commercial radios Merchandise Identity |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Commercial radios Merchandise Identity |
description |
Com base na economia política da comunicação, este artigo identifica as alterações ocorridas, ao longo do tempo, na conformação da mercadoria oferecida pelas emissoras comerciais. Apoia-se na argumentação de Dallas Smythe (1983) a respeito da configuração da audiência como tal e na proposta de periodização da história do rádio brasileiro apresentada em trabalho anterior. Cotejando a proposição do pesquisador canadense com as alterações sofridas pelo meio e pelo sistema capitalista desde a década de 1970, oferece elementos para complementar aquela noção, a saber o papel da identidade da emissora e do relacionamento com a marca. Busca, deste modo, apresentar subsídios para a compreensão do negócio radiofônico na contemporaneidade, quando a convergência passa a predominar como estratégia mercadológica. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-07T01:57:15Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/111841 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1415-0549 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000953719 |
identifier_str_mv |
1415-0549 000953719 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/111841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista FAMECOS : mídia, cultura e tecnologia. Vol. 21, n. 3 (set./dez. 2014); p. 943-965 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111841/1/000953719.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111841/2/000953719.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111841/3/000953719.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0c2436a6f6269d080079441898ceb0f1 ee92230855c12ae29f37038df1609c3c 01a0d5ae9c377510e3fb8522dcefe76f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798487281301979136 |