Estruturação da mercadoria das emissoras comerciais sob a convergência : apontamentos para uma economia política da indústria radiofônica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraretto, Luiz Artur
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/111841
Resumo: Com base na economia política da comunicação, este artigo identifica as alterações ocorridas, ao longo do tempo, na conformação da mercadoria oferecida pelas emissoras comerciais. Apoia-se na argumentação de Dallas Smythe (1983) a respeito da configuração da audiência como tal e na proposta de periodização da história do rádio brasileiro apresentada em trabalho anterior. Cotejando a proposição do pesquisador canadense com as alterações sofridas pelo meio e pelo sistema capitalista desde a década de 1970, oferece elementos para complementar aquela noção, a saber o papel da identidade da emissora e do relacionamento com a marca. Busca, deste modo, apresentar subsídios para a compreensão do negócio radiofônico na contemporaneidade, quando a convergência passa a predominar como estratégia mercadológica.
id UFRGS-2_0a3dcc5d4eb468009d8123bd24eb55b6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/111841
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ferraretto, Luiz Artur2015-03-07T01:57:15Z20141415-0549http://hdl.handle.net/10183/111841000953719Com base na economia política da comunicação, este artigo identifica as alterações ocorridas, ao longo do tempo, na conformação da mercadoria oferecida pelas emissoras comerciais. Apoia-se na argumentação de Dallas Smythe (1983) a respeito da configuração da audiência como tal e na proposta de periodização da história do rádio brasileiro apresentada em trabalho anterior. Cotejando a proposição do pesquisador canadense com as alterações sofridas pelo meio e pelo sistema capitalista desde a década de 1970, oferece elementos para complementar aquela noção, a saber o papel da identidade da emissora e do relacionamento com a marca. Busca, deste modo, apresentar subsídios para a compreensão do negócio radiofônico na contemporaneidade, quando a convergência passa a predominar como estratégia mercadológica.Based on the political economy of communication, this work attempts to define the alterations that have occurred throughout time, in the framework of the merchandise offered by commercial broadcasting stations. It is based on the arguments of Dallas Smythe (1983) in relation to the configuration of the audience as such, as well as on the proposal for the periodization of the history of Brazilian radio broadcasting presented in a previous paper (Ferraretto, 2012). This paper intends to offer elements to complement this notion, taking into account the proposition made by the Canadian researcher, with the alterations which have been caused by the environment and by the capitalist system since the 70s, that is, the role of the identity of broadcasting stations and the relation with the brand. In this way, the work allows for the comprehension of the radio broadcasting business in contemporaneity, when the convergence starts to predominate as a marketing strategy.application/pdfporRevista FAMECOS : mídia, cultura e tecnologia. Vol. 21, n. 3 (set./dez. 2014); p. 943-965Rádio (Comunicação)MarcaCommercial radiosMerchandiseIdentityEstruturação da mercadoria das emissoras comerciais sob a convergência : apontamentos para uma economia política da indústria radiofônicaThe structuring of the merchandise of commercial broadcasting stations within a convergence : notes for a political economy of radio industriesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000953719.pdf000953719.pdfTexto completoapplication/pdf495118http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111841/1/000953719.pdf0c2436a6f6269d080079441898ceb0f1MD51TEXT000953719.pdf.txt000953719.pdf.txtExtracted Texttext/plain49412http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111841/2/000953719.pdf.txtee92230855c12ae29f37038df1609c3cMD52THUMBNAIL000953719.pdf.jpg000953719.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2379http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111841/3/000953719.pdf.jpg01a0d5ae9c377510e3fb8522dcefe76fMD5310183/1118412018-10-24 08:52:40.2oai:www.lume.ufrgs.br:10183/111841Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T11:52:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estruturação da mercadoria das emissoras comerciais sob a convergência : apontamentos para uma economia política da indústria radiofônica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The structuring of the merchandise of commercial broadcasting stations within a convergence : notes for a political economy of radio industries
title Estruturação da mercadoria das emissoras comerciais sob a convergência : apontamentos para uma economia política da indústria radiofônica
spellingShingle Estruturação da mercadoria das emissoras comerciais sob a convergência : apontamentos para uma economia política da indústria radiofônica
Ferraretto, Luiz Artur
Rádio (Comunicação)
Marca
Commercial radios
Merchandise
Identity
title_short Estruturação da mercadoria das emissoras comerciais sob a convergência : apontamentos para uma economia política da indústria radiofônica
title_full Estruturação da mercadoria das emissoras comerciais sob a convergência : apontamentos para uma economia política da indústria radiofônica
title_fullStr Estruturação da mercadoria das emissoras comerciais sob a convergência : apontamentos para uma economia política da indústria radiofônica
title_full_unstemmed Estruturação da mercadoria das emissoras comerciais sob a convergência : apontamentos para uma economia política da indústria radiofônica
title_sort Estruturação da mercadoria das emissoras comerciais sob a convergência : apontamentos para uma economia política da indústria radiofônica
author Ferraretto, Luiz Artur
author_facet Ferraretto, Luiz Artur
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferraretto, Luiz Artur
dc.subject.por.fl_str_mv Rádio (Comunicação)
Marca
topic Rádio (Comunicação)
Marca
Commercial radios
Merchandise
Identity
dc.subject.eng.fl_str_mv Commercial radios
Merchandise
Identity
description Com base na economia política da comunicação, este artigo identifica as alterações ocorridas, ao longo do tempo, na conformação da mercadoria oferecida pelas emissoras comerciais. Apoia-se na argumentação de Dallas Smythe (1983) a respeito da configuração da audiência como tal e na proposta de periodização da história do rádio brasileiro apresentada em trabalho anterior. Cotejando a proposição do pesquisador canadense com as alterações sofridas pelo meio e pelo sistema capitalista desde a década de 1970, oferece elementos para complementar aquela noção, a saber o papel da identidade da emissora e do relacionamento com a marca. Busca, deste modo, apresentar subsídios para a compreensão do negócio radiofônico na contemporaneidade, quando a convergência passa a predominar como estratégia mercadológica.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-07T01:57:15Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/111841
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-0549
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000953719
identifier_str_mv 1415-0549
000953719
url http://hdl.handle.net/10183/111841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista FAMECOS : mídia, cultura e tecnologia. Vol. 21, n. 3 (set./dez. 2014); p. 943-965
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111841/1/000953719.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111841/2/000953719.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111841/3/000953719.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0c2436a6f6269d080079441898ceb0f1
ee92230855c12ae29f37038df1609c3c
01a0d5ae9c377510e3fb8522dcefe76f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487281301979136