Prevenção pela equipe de enfermagem de eventos adversos relacionados aos erros de medicação : revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hessel, Thiago
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/129032
Resumo: O presente estudo teve como objetivo descrever as estratégias adotadas pela Equipe de Enfermagem para prevenção de eventos adversos ligados a erros de medicação em âmbito hospitalar. Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura orientada pela questão: quais são as atividades desenvolvidas pela Equipe de Enfermagem para prevenir os eventos adversos ligados a erros de medicação no âmbito hospitalar. As buscas foram realizadas nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), na Cumulative Index of Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), na SciVerse Scopus da Elsevier e na Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), no período de 2004 a 2014.Os descritores utilizados foram erros de medicação/medication errors, enfermagem/Nursing, segurança do paciente/patient safety, aprendizagem/learning e os termos eventos adversos/adverse events, educação da segurança/safety education. A amostra foi formada por 36 artigos, predominado estudos com abordagem qualitativa (39%), publicados com maior frequência no ano de 2014 (19,4%) e de origem americana (36%). Nos 36 artigos estudados foram identificados cinco temas, os quais foram: educação na saúde; implementação de escalas e/ou instrumentos na gestão de medicamentos; desenvolvimento de habilidades em comunicação interprofissional na gestão de medicamentos; percepção e manejo do erro de medicação; implementação de zonas seguras de não interrupção no preparo de medicação. A partir da análise destes estudos, conclui-se que há o aumento de estudos que relatam e avaliam ações a serem desenvolvidas pela equipe de enfermagem para prevenir erros de medicação. O grande número de estudos estrangeiros comparado aos poucos brasileiros sugere a importância de desenvolvimento de novos estudos que sejam aplicáveis a realidade do Sistema Único de Saúde e do processo de trabalho da enfermagem brasileira.
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As buscas foram realizadas nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), na Cumulative Index of Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), na SciVerse Scopus da Elsevier e na Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), no período de 2004 a 2014.Os descritores utilizados foram erros de medicação/medication errors, enfermagem/Nursing, segurança do paciente/patient safety, aprendizagem/learning e os termos eventos adversos/adverse events, educação da segurança/safety education. A amostra foi formada por 36 artigos, predominado estudos com abordagem qualitativa (39%), publicados com maior frequência no ano de 2014 (19,4%) e de origem americana (36%). Nos 36 artigos estudados foram identificados cinco temas, os quais foram: educação na saúde; implementação de escalas e/ou instrumentos na gestão de medicamentos; desenvolvimento de habilidades em comunicação interprofissional na gestão de medicamentos; percepção e manejo do erro de medicação; implementação de zonas seguras de não interrupção no preparo de medicação. A partir da análise destes estudos, conclui-se que há o aumento de estudos que relatam e avaliam ações a serem desenvolvidas pela equipe de enfermagem para prevenir erros de medicação. O grande número de estudos estrangeiros comparado aos poucos brasileiros sugere a importância de desenvolvimento de novos estudos que sejam aplicáveis a realidade do Sistema Único de Saúde e do processo de trabalho da enfermagem brasileira.This study aimed to describe the strategies adopted by the Nursing Team for prevention of adverse events related to medication errors in hospitals. This is an integrative review of the literature guided by the question: what are the activities developed by the nursing team to prevent adverse events related to medication errors in hospitals. The searches were conducted in the databases Latin American and Caribbean Health Sciences (LILACS), the Cumulative Index of Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), SciVerse Scopus at Elsevier and Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), from 2004 to 2014. The descriptors used were erros de medicação/medication errors, enfermagem/nursing, segurança do paciente/patient safety, aprendizagem/learning and the terms of eventos adversos/adverse events, educação da segurança/safety education. The sample consisted of 36 articles, predominated studies with a qualitative approach (39%), most frequently published in 2014 (19.4%) and from America (36%). In the 36 articles studied were identified five themes, which were: health education; implementation scales and/or instruments in medication management; skills development in interprofessional communication in medication management; perception and management of medication error; implementation of safe zones no interruption in the medication preparation. From the analysis of these studies, it is concluded that there is an increase in studies reporting and evaluate actions to be developed by the nursing staff to prevent medication errors. The large number of foreign studies compared the few Brazilians suggests the importance of developing new studies that apply the reality of the Unified Health System and the Brazilian nursing work process.application/pdfporErros de medicaçãoSegurança do pacienteMedication errorsNursingPatient safetyPrevenção pela equipe de enfermagem de eventos adversos relacionados aos erros de medicação : revisão integrativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2015Enfermagemgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000976159.pdf000976159.pdfTexto completoapplication/pdf983502http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129032/1/000976159.pdff5bb93c03a0379efb1b805f25a19fb90MD51TEXT000976159.pdf.txt000976159.pdf.txtExtracted Texttext/plain79020http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129032/2/000976159.pdf.txt528b028cd1c4557ec4ef9c4459073063MD52THUMBNAIL000976159.pdf.jpg000976159.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg978http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129032/3/000976159.pdf.jpgb5c4a64277754ec1a725972e576c7da8MD5310183/1290322018-10-24 09:09:27.62oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129032Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:09:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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